O que é e como funciona o fundo de propaganda

Escrito por: Mercadão dos Óculos. Última atualização: 01/02/2021. Franquias

Antes de obter uma franquia, o investidor deve estar atento às taxas e aos custos que envolvem a aquisição da empresa.

Algumas dessas taxas fixas, como o fundo de propaganda, por exemplo, são essenciais para promover ações de marketing, visando a um maior alcance da marca e visibilidade para os franqueados.

Por isso, esses custos devem fazer parte do plano de negócios da franquia.

Uma ação de marketing bem feita pode ajudar a captar novos perfis de público, alavancar um novo produto ou, além disso, atrair investidores.

Por outro lado, uma propaganda malfeita pode causar efeito contrário, levando à indignação dos clientes e piorando a imagem da franquia por anos.

Descubra, neste artigo, tudo sobre o fundo de propaganda para franquias, inclusive, seus benefícios e as formas de gerenciamento. Boa leitura!

O que é o fundo de propaganda?

O fundo de propaganda é um valor que o franqueado deve repassar à marca, para que a mesma desenvolva as ações de propaganda e marketing, contemplando toda a rede.

O custo é pré-definido na assinatura do contrato e serve para alavancar uma nova franquia, promoções, lançamento de produtos e serviços, aumentando as vendas da loja.

Para que serve esse fundo?

O fundo de propaganda serve para viabilizar financeiramente as ações de divulgação e de marketing da rede de franquias.

Apesar da sua função ser, em geral, para divulgar a marca da rede, ele também pode servir para determinadas unidades ou áreas geográficas das franquias.

É fundamental para a expansão da marca junto aos consumidores, afinal, trata-se de uma reserva essencial para manter o padrão de comunicação da rede.

O valor arrecadado vai tornar possível a criação de campanhas estruturadas e impactantes.

Quais são os benefícios do fundo de propaganda?

A reserva proporcionada pelo fundo de propaganda garante diversos benefícios às unidades franqueadas que visam o impulsionamento das vendas.

Entre eles está, por exemplo, a elaboração de estratégias de comunicação, propaganda e marketing bem estruturadas, feitas por profissionais ou agências renomadas.

Se fosse contratar sozinha, a unidade franqueada, certamente, teria uma despesa bem maior.

Outro benefício é a projeção da marca perante o seu público-alvo e o mercado em geral, por meio de ações integradas, inclusive, na região de atuação da unidade.

Além disso, o padrão de qualidade de comunicação da marca deve ser o mesmo em todas as franqueadas, aumentando, dessa forma, o grau de confiança dos consumidores na rede.

Como funciona a cobrança do fundo de propaganda junto às unidades?

Na assinatura do contrato, a marca deve definir um valor que deve ser pago todo mês pela franquia, destinado ao fundo de propaganda.

Se for sobre o lucro da loja, essa taxa costuma variar entre 2% a 5% do faturamento bruto da unidade.

A matriz pode optar, além disso, por estipular um valor fixo mensal. As condições podem ser negociadas previamente para, dessa forma, se acomodar às necessidades de cada um.

O que diz a legislação das franquias sobre o fundo de propaganda?

O fundo de propaganda está previsto na Lei de Franquias que rege o mercado.

Apesar de não definir exatamente o valor cobrado de cada franquia, exige que o franqueado esteja ciente da taxa e do quanto necessita disponibilizar por mês.

Ele também tem o direito de revisar, pelo menos uma vez por ano, a prestação de contas das propagandas realizadas pela rede.

Por que é importante analisar o contrato?

As regras do fundo de propaganda, em geral, constam no contrato assinado entre a franquia e os franqueados.

É importante analisar as cláusulas sobre o assunto. Além de definir o percentual da taxa mensal cobrada de cada unidade, estipula os prazos para a prestação de contas da franqueadora.

O montante da taxa de royalties também deve estar descrito no documento.

É aconselhável que uma equipe jurídica especializada forneça apoio à rede franqueadora em relação ao fundo de propaganda.

aso seja necessário, os documentos referentes ao sistema de franquia, como a Circulação de Oferta de Franquia (COF) ou o contrato, podem ser revisados e adaptados. Pode-se, inclusive, criar um regulamento voltado somente para essa reserva.

Como o fundo de propaganda pode ser gerenciado?

O fundo de propaganda é, quase sempre, gerenciado pela rede franqueadora, que deve compartilhar com as unidades as decisões relacionadas ao marketing.

A rede deve prestar contas todos os anos, ou no período determinado em contrato, sobre o uso do fundo de propaganda. Ela deve apresentar, além disso, relatórios periódicos e detalhados sobre as ações.

Afinal, a taxa é uma contribuição coletiva, paga por todos os franqueados, que deve ser usada para determinado fim.

No gerenciamento do fundo de propaganda, pode ser definida a abrangência da atuação, se será nacional, regional ou mista.

Os administradores da rede devem analisar a região de atuação da empresa para concluir qual a melhor forma de implementação das ações de marketing.

Por que nem todas as marcas cobram contribuição para o fundo de propaganda?

Por não ser uma taxa obrigatória, algumas empresas entendem que o valor arrecadado é muito pequeno para desenvolver uma boa ação de marketing.

Outras marcas que ainda têm poucas unidades não adotam o fundo de propaganda para atrair mais franqueados em potencial, ou embutem o valor em outras taxas.

O franqueado pode participar do processo de criação das ações de marketing?

Por conhecer melhor o perfil comportamental de seu público, o franqueado pode participar e auxiliar nas ações de marketing da marca para toda a rede.

Ao unir a visão do franqueado com a dos profissionais especializados, é possível criar campanhas mais eficientes e que atendam aos desejos do cliente.

O franqueado deve estar atento, também, aos custos adicionais de funcionamento, como taxa de franquia, royalties, dentre outros encargos.

Por isso, um planejamento financeiro é tão importante antes de iniciar qualquer empreendimento — ele evita problemas futuros, que podem comprometer todo o seu trabalho e investimento.

Somente com planejamento, diálogo e transparência entre franqueador e franqueado, as estratégias de propaganda e marketing podem dar resultados.

Como opera o fundo de propaganda do Mercadão dos Óculos?

Vale destacar, para que você tenha melhor visualização, como é o funcionamento do fundo de propaganda do Mercadão dos Óculos.

Desde quando foi criado o fundo de propaganda da franquia, entendeu-se que seria importante a gestão em separado.

Para que tudo desse certo desde o início, foi montada uma associação — com estatuto próprio e que tem como conselheiros e diretores os próprios franqueados, que são eleitos a cada dois anos.

Além de fazer a gestão do uso do fundo, esse grupo também participa estrategicamente nas decisões sobre as ações e campanhas nacionais, potencializando bastante o resultado. Afinal, são os franqueados que estão na operação e conhecem a realidade e a necessidade das franquias!

Por todos os motivos descritos acima, o fundo de propaganda é muito importante para a captação de novos clientes e fidelizar os atuais.

Também é essencial para melhorar a imagem da rede e apresentar novos produtos e serviços que a franquia oferece de maneira profissional.

O custo-benefício é imenso, e deve ser visto como um investimento na empresa, e não apenas como um gasto.

Está interessado em saber mais sobre o fundo de propaganda da nossa rede de franquias e todos os seus benefícios? Aproveite para entrar em contato conosco e tirar todas as suas dúvidas!