O franchising é um modelo de negócio que visa a expansão de uma empresa através da venda de unidades da franquia.
Se não fosse por essa mentalidade de expansão, o franchising não seria formatado através da concessão do direito de uso de marca aos franqueados.
Isso significa que expandir uma rede de franquias, é abrir a gestão do negócio a outras pessoas. E é nesta parte que o gerente de expansão atua.
O trabalho do gerente de expansão é garantir que a expansão da rede aconteça de forma segura e eficiente.
Além disso, esse profissional é responsável por criar pesquisas, fazer estudos de mercado e traçar novas estratégias para que seja possível adentrar em novos mercados e localidades.
Afinal, um processo de expansão deve ser bem feito e bem planejado para que ele aconteça sem falhas e perfeitamente.
Tudo o que dissemos acima é apenas um resumo da função do gerente de expansão em uma franquia.
Para você entender melhor sobre o assunto, continue lendo nosso texto!
Confira o conteúdo que você vai encontrar no texto:
- O gerente de expansão deve ser uma pessoa visionária;
- Conheça as funções de um gerente de expansão na rede de franquias.
O gerente de expansão deve ser uma pessoa visionária
Como você pode perceber, para expandir a rede de franquias é necessário que o projeto seja pautado em cima de muita pesquisa de mercado e de concorrência.
As pesquisas que são capazes de diagnosticar os mercados onde existem empresas concorrentes e quais brechas elas oferecem para que a sua franquia possa atacar nestes pontos.
Quem realiza essas pesquisas é o gerente de expansão da sua rede. O papel dele é buscar, juntamente com a franqueadora, as melhores oportunidades para a abertura de novas unidades da franquia.
Também é função do gerente de expansão criar planos de ação e determinar metas para aquela rede como: “quantas unidades vamos abrir em um ano?”
Para que essas metas sejam traçadas de forma eficiente, é preciso que o seu gerente de expansão seja versátil, conhecedor do ramo e visionário.
Conheça as funções de um gerente de expansão na rede de franquias
1 – O gerente de expansão deve conhecer novos mercados e encontrar o público-alvo da marca
É função do gerente de expansão encontrar novos mercados de atuação e definir qual o público-alvo que deve ser alcançado pela marca.
Por meio das pesquisas, ele deve achar possíveis consumidores que se interessam pelos serviços oferecidos pela rede de franquias.
2 – O gerente também deve prospectar novos franqueados para a rede
Depois de escolher os locais onde as novas unidades serão instaladas, é hora do gerente prospectar novos franqueados para investir na rede.
Conforme forem surgindo empreendedores interessados na marca, também é função do gerente de expansão selecionar os que mais se enquadram no perfil da franqueadora.
Para que seja possível identificar os empreendedores que têm o perfil da franquia, existe o processo de triagem.
O processo de triagem consiste na seleção de candidatos que apresentem o mesmo estilo de trabalho, visão de mercado e qualidades que a franqueadora espera.
Para que a triagem seja feita, o gerente deve fazer algumas entrevistas individuais com cada candidato e levantar os seguintes pontos:
- O candidato possui capital o suficiente para investir no negócio?;
- Ele tem capacidade de tocar um negócio?;
- O candidato possui maturidade para cumprir regras?;
- Ele é bom em gerenciar crises e resolver problemas?;
- Existe potencial para trabalhar em equipe?
Feito isso, caberá à franqueadora decidir qual candidato é o mais adequado para fazer parte da rede de franquias.
3 – O gerente de expansão deve ajudar no processo de fechamento de contrato
Depois que a análise dos perfis dos candidatos for feita, é necessário que o gerente de auxílio a qualquer tipo de adversidades que os executivos de vendas encontrem na negociação.
Quem deve cuidar de todos os processos e do contrato é o gerente em conjunto com o time de vendas e áreas afins da franqueadora.
Atenção: não é obrigatório que as franqueadoras possuam este cargo
É muito importante dizermos que o cargo de gerente de expansão não é obrigatório para as franqueadoras.
Inclusive, muitas franqueadoras brasileiras optam por operar sem um profissional nesta posição.
Embora outros cargos possam cuidar de toda a parte de expansão, possuir uma pessoa que toque exclusivamente esta parte pode ser muito vantajoso!
Afinal, ele pode ter uma visão muito mais ampla do mercado de atuação da franquia e das novas oportunidades que podem aparecer.
E então, você sabia que um gerente de expansão pode ser responsável por todas essas funções? Não? Então, ficamos felizes em te ajudar a adquirir mais conhecimento!
Caso você tenha algo para compartilhar em relação a esse cargo e suas funções, deixe um comentário aqui em nosso post, vamos adorar saber sua opinião sobre o assunto!