Franquias em alta: saiba o motivo

Escrito por: Mercadão dos Óculos. Última atualização: 06/05/2022. Mercadão dos óculos

Você provavelmente já ouviu falar no segmento de franquias nos últimos meses, certo? Isso ocorre porque o segmento está em alta, e existem vários motivos para isso.

Antes de te explicar os motivos para a crescente procura pelo setor de franquias, veja no próximo tópico como esse modelo de negócios surgiu.

Franquias em alta: como tudo começou

Embora as franquias tenham ganhado mais notoriedade no Brasil nos últimos anos, não se trata de algo novo.

Para se ter uma ideia, tudo começou ainda no ano de 1850, nos EUA, quando a grande empresa de máquinas de costura Singer, decidiu expandir o seu negócio investindo o mínimo possível.

Para isso, eles decidiram licenciar novas pessoas para que essas pudessem comercializar os seus produtos. Uma espécie de representação.

Com o grande sucesso da estratégia, empresas como Mc Donald’s e Coca-Cola optaram por seguir o mesmo caminho.

Chegada das franquias ao Brasil

No Brasil, a chegada das primeiras franquias demorou mais de 100 anos, acontecendo no ano de 1960.

O modelo foi trazido para o território nacional através das empresas de ensino de idiomas, CCAA e Yazigi.

O que faz com que as franquias continuem em alta?

Agora que você já sabe como o mercado de franquias começou, veja quais são os principais motivos para que as franquias estejam em alta.

Franquias em alta: negócios testados e aprovados

É impossível explicarmos o motivo das franquias estarem em alta sem começar pelo fato de que são negócios previamente testados.

Sendo assim, você assumirá um negócio onde não precisará correr grandes riscos no que diz respeito a forma de atendimento e operações da unidade.

Além disso, ao abrir um negócio próprio, você corre o risco de não ter a aderência esperada por parte do público.

Nas franquias, por outro lado, isso está incluído no teste de franqueabilidade, ou seja, os riscos são menores.

As franquias oferecem suporte completo aos franqueados

Outro ponto que faz com que muitas pessoas escolham pelas franquias ao invés do negócio próprio, é a possibilidade de começar sabendo o que está fazendo.

Isso porque, as franqueadoras devem oferecer suporte completo aos seus franqueados, de modo que eles sejam treinados antes e durante o funcionamento da unidade.

Além disso, sempre que houverem dúvidas, o franqueado pode entrar em contato com o profissional designado pela franqueadora para ajudá-lo.

Menores taxas de fechamento

As franquias fecham menos, e esse é outro ponto que, para muitas pessoas, é decisivo no momento de escolher entre uma franquia e um negócio próprio.

Para que você possa ter uma ideia melhor sobre isso, trouxemos alguns dados. De acordo com o SEBRAE, a porcentagem de franquias que fecham as portas nos dois primeiros anos é de 3%.

No caso das pequenas empresas, por outro lado, a taxa é de 23% no mesmo período.

Estratégia de marketing traçada

Uma das principais preocupações ao abrir um novo negócio é como será feita a estratégia de marketing.

Isso porque, para que os resultados sejam bons, é necessário realizar um estudo profundo e que leva em conta diversos fatores.

Ao optar por abrir uma franquia, no entanto, você já conta com estratégias de marketing definidas e testadas.

Isso faz com que você possa entrar no negócio já sabendo como anunciar e para quem.

Conclusão

E aí, você conseguiu entender porque o mercado de franquia está em alta? Esperamos que sim!

Caso queira ficar por dentro de outros assuntos relacionados a esse, não deixe de acompanhar o nosso blog!