Adquirir uma franquia é uma ótima opção de investimento de baixo risco. Por contar com uma marca consolidada, bons produtos e suporte da matriz, as chances de conseguir prosperar são maiores.
Existem vários segmentos e marcas que oferecem franquias e, antes de pensar no ponto onde você irá instala-la, é necessário decidir em qual segmento deseja atuar.
Setores de produtos de necessidade básica, como farmácias, alimentos ou óticas, são uma aposta segura. Afinal, mesmo com a crise econômica, obtiveram crescimento ao longo dos anos.
Quer entender melhor por que essas são as tendências de franquias em 2020 e como o segmento de óticas pode ser uma aposta certeira? Então, confira quais os indicadores para escolher uma boa franquia!
Setores que não dependem da sazonalidade
Setores que não têm sazonalidade são os melhores para se investir, pois significa que, mesmo em tempos de crise, as pessoas vão consumir aquele produto ou serviço.
Pense bem: quem depende de remédios, tratamentos de saúde ou até mesmo de óculos, não pode ficar sem eles — são itens e serviços essenciais em suas vidas.
Franquias com baixo investimento inicial
Apostar em franquias em 2020 que exijam baixo investimento inicial é uma boa estratégia para iniciar um negócio. É o caso do segmento óptico, por exemplo.
Mesmo quem não tem uma verba muito alta pode ser um empreendedor. Nesses modelos, o retorno será mais rápido que em franquias mais custosas.
Busque marcas que deixem bem claro quanto investir e a média de retorno.
Franquias em 202: alta perspectiva de crescimento
Pesquise quais os setores que apresentaram crescimento nos últimos anos. Isso demonstra a tendência do mercado e uma previsão para os próximos anos.
O setor óptico, por exemplo, chegou a crescer 3,7% no primeiro semestre de 2019 e com previsão de expansão no futuro, o que indica uma boa opção de investimento seguro.
Busca por marcas consolidadas
Empresas já conhecidas no mercado têm uma maior chance de prosperar, pois o público identifica e reconhece a qualidade da marca.
Nesses casos, no entanto, a própria empresa auxilia na organização inicial para abrir a franquia, com cursos, treinamentos e consultoria para os franqueados.
Franquias em 2020: empresas com baixo custo de manutenção
Outro ponto de atenção é o valor que deve ser destinado para a manutenção do espaço, dos produtos e, além disso, dos funcionários na franquia.
Por isso, procure marcas que já tenham essa estimativa predefinida. Isso ajuda no planejamento e na análise para saber se vale a pena investir naquele setor ou na marca em si.
Agora que foi definido o setor e a marca da franquia que deseja abrir, é hora de pensar nos outros pontos de importância: boa localização, logística, estoque, contratação dos colaboradores, treinamento, marketing e fundo de reserva.
Além de tudo isso, leia com bastante atenção o contrato para não ter surpresas desagradáveis.
A escolha de uma franquia também deve estar de acordo com o seu perfil comportamental: uma pessoa tímida pode ter dificuldades para trabalhar com varejo.
Dedicar tanto tempo e dinheiro em coisas que não têm significado para você tende a causar frustrações e desmotivação, afetando diretamente o rendimento de sua franquia em 2020.
Ficou com vontade de abrir uma franquia? Assine a nossa newsletter para acompanhar as principais novidades e entender melhor como funciona essa área de negócio!