Como o envelhecimento da população ajuda a aquecer o mercado de franquias?

Escrito por: Mercadão dos Óculos. Última atualização: 13/02/2020. Mercadão dos óculos

O mercado de franquias pode se orgulhar em relação ao seu crescimento. Esse é um dos setores que mais se destacam, com reputação sólida no mercado. Em 2019, as franquias tiveram um faturamento maior em 6,9%, segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising). E o envelhecimento da população pode contribuir ainda mais com esses números. Quer saber como?

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), teremos, em 2060, a média de um idoso para cada quatro brasileiros. Além disso, a Tetra Park fez um levantamento indicando que, só em 2020, a população acima de 60 anos gastará, mais ou menos, R$31,8 trilhões. Esse público tem trocado o descanso por novas oportunidades de trabalho.

As franquias, por exemplo, estão na mira desses brasileiros, que enxergam essa oportunidade como uma forma rentável e prazerosa de continuar no mercado de trabalho. Vamos saber mais a respeito? Confira!

Eles são um novo nicho

Com o envelhecimento da população cada vez mais presente, as empresas perceberam que essas pessoas querem continuar ativas, são bem-dispostas a desafios, e têm certa estabilidade financeira para investir no próprio negócio. Além disso, os idosos também enxergam o mercado de outra forma, tendo mais paciência para alcançar objetivos.

De olho nesse público, as franquias têm mostrado que estão abertas para recebê-lo, criando novos formatos de negócio, e modelos que sejam atrativos para esses brasileiros. Afinal, com o surgimento desse novo nicho de empreendedores, é interessante cativá-los e contar com mais essa força para o aquecimento do setor de franchising.

Idosos buscam mais qualidade de vida

Outro fator que vem ganhando destaque com o envelhecimento da população: as pessoas acima de 60 anos querem e buscam mais qualidade de vida. Ou seja, ao investir em uma franquia, dão prioridade para segmentos como agências de viagem, academias, serviços de acompanhamento de idosos, entre outros. Isso faz girar setores que são muito importantes para a economia e que, tradicionalmente, são mais tranquilos e prazerosos de se trabalhar.

Eles têm alto poder de compra

Como dissemos, o público da terceira idade já tem certa estabilidade financeira, conta com aposentadoria e ainda são pessoas com muita experiência. Juntando todos esses fatores, eles se tornam não apenas uma fatia com um excelente poder de compra, mas que sabe no que deseja investir, de que forma, e tendem a fazer o negócio dar certo.

Sem contar que, ao mesmo tempo, os idosos gostam de ajudar os mais jovens. Isso é refletido em oportunidades de trabalho que abrangem também as pessoas dessa faixa etária. Vale dizer, ainda, que o mercado de franquias tem se mostrado uma ótima opção para o complemento de renda ou, no caso dos idosos, um dinheiro a mais na aposentadoria tradicional.

Em outras palavras, o envelhecimento da população pode ser encarado com uma janela que se abre para possibilidades diferentes no mercado de trabalho. Principalmente se falarmos no franchising brasileiro, conhecido pela flexibilidade de ideias e pela diversidade em segmentos.

Gostou do nosso material? Siga a nossa página no Facebook para acompanhar sempre conteúdos interessantes como este!