Entenda sobre o Investimento com retorno rápido em uma franquia

Escrito por: Mercadão dos Óculos. Última atualização: 21/06/2018. Franquias

Você, que vê nas franquias a oportunidade de abrir um negócio próprio e contar com vasta expertise, certamente tem dúvidas a respeito do empreendimento, verdade? 

Uma das mais perguntas mais comuns para quem se aventura no ramo é: trata-se de um investimento com retorno rápido?

Afinal de contas o valor inicial não costuma ser baixo, principalmente quando a marca é uma multinacional.

Responder a essa pergunta se torna ainda mais importante quando levamos em consideração as taxas que devem ser pagas, como o caso dos royalties.

Portanto, é essencial calcular o Retorno sobre Investimento, ou ROI (em inglês, “Return On Investment”) antes de decidir o destino do seu dinheiro.

Para auxiliar nessa tarefa, portanto, abordaremos algumas características do mercado de franquias e como calcular a métrica para esse tipo de negócio.

Continue a leitura e entenda como a franquia pode ser um ótimo investimento com retorno rápido!

Mercado de franquias: algumas informações

O mercado de franquias abrange vários setores e apresentou um crescimento no faturamento de 8% em 2017.

O mercado brasileiro, por exemplo, conta com aproximadamente 2,8 mil redes e mais de 145 mil unidades franqueadas.

Esses números mostram a variedade de negócios do mercado de franquias e as perspectivas positivas de crescimento.

Com isso, torna-se ainda mais imprescindível escolher o modelo de franquia compatível com os seus objetivos de negócio e que seja rentável em curto prazo.

Para fazer essa análise, no entanto, o ROI é o indicador primordial.

Retorno sobre o Investimento (ROI): cálculo e análise

Variáveis

O ROI consiste em uma métrica para avaliar quanto de certa ação retornou para o caixa da empresa.

Sendo assim, o primeiro passo do cálculo para encontrar um investimento com retorno rápido é discriminar custos, receitas e taxas incorridas.

Ao calcular esse montante, você passa a ser capaz de conhecer melhor o negócio e, desta forma, direcionar corretamente o dinheiro.

O diferencial de uma empresa não é apenas ter capital, mas sim saber onde e quando aplicá-lo. Lembre-se de que isso se aplica a franquias também!

As principais variáveis a considerar são os impostos, a documentação, trâmites de alvará de funcionamento e o pagamento de funcionários.

Considere também o estoque inicial, o capital de giro, o mobiliário, as reformas e as adequações do ponto de venda, assim como as taxas.

O investimento inicial

O investimento inicial representa os custos referentes à compra de equipamentos, o capital de giro, a compra e a legalização do ponto comercial.

Assim como a aquisição do estoque inicial, as despesas com marketing etc.

Calcular esse valor pode ser um pouco trabalhoso! Mas com a ajuda da franqueadora você não terá problemas e poderá analisar o investimento com retorno rápido ideal para o momento.

As franquias, inclusive, já mostram essa taxa na fase de negociação.

Porém, isso não significa que você não precisa saber calcular e interpretar.

Isso pois, se trata de um conhecimento que irá aplicar em vários momentos da sua empresa. Não acredita?

Pois fique sabendo que, além do ROI inicial, existe ainda um cálculo de retorno sobre o investimento em treinamentos, contratações, ações de marketing e outros.

A taxa de franquia, os royalties e o Fundo Nacional de Propaganda (FNP)

Essas são as taxas que os donos das franquias pagam aos franqueadores para se tornarem membros da rede. Veja:

  • a taxa de franquia ou taxa de adesão: refere-se ao valor fixo e único pago ao franqueador. Valor que confirma a entrada do franqueado nos negócios da rede. As despesas com serviços de pré-inauguração, treinamentos e auxílio na escolha do ponto comercial já estão incluídas nesse pagamento;
  • os royalties: quantia mensal paga pelos franqueados que serve para garantir a utilização da marca conforme previsto em contrato. Esse valor geralmente se baseia em uma porcentagem sobre as vendas e a franquia o reinveste em forma de pesquisas de produtos e serviços;
  • o Fundo Nacional de Propaganda (FNP): porcentagem mensal do faturamento bruto destinada à publicidade. Os franqueados têm direito, ao menos uma vez por ano, de conferir a prestação de contas de cada ação publicitária. Isso é feito como maneira de assegurar que o fundo está sendo empregado de acordo com o estabelecido no contrato.

A receita

Essas taxas assustam muitos empresários que ainda não estão seguros sobre investir no ramo de franquias. Entretanto, há várias franqueadoras que oferecem ótimas condições. Não se esqueça, então, de pesquisar antes da escolha!

A receita representa os recursos provenientes das vendas dos produtos ou serviços prestados pelas empresas durante determinado período.

Para calculá-la, deve-se analisar a projeção de vendas e os valores dos produtos. Em posse da receita e das despesas da operação, é possível mensurar o lucro médio da franquia.

A fórmula

O objetivo do Prazo do Retorno de Investimento é mensurar o prazo em que o lucro será maior que o valor investido. Podemos obter o valor pela seguinte fórmula:

PRI = investimento inicial / lucro

Exemplificando: suponha que você investiu R$ 120 mil em uma nova franquia no segmento de ótica. O lucro líquido mensal é de R$ 8 mil. Assim, o prazo de retorno seria de 15 meses.

Se a sua franqueadora oferece esse prazo de retorno, saiba que você estará fazendo um ótimo negócio. Afinal, o prazo de retorno médio de franquias é, geralmente, de 24 a 36 meses.

Porém, é necessário fazer uma ressalva: uma boa gestão financeira é fundamental, seja antes ou depois desses 15 meses.

A empresa precisa sempre contar com uma reserva! Ela será útil em caso de manutenção ou aquisição de equipamentos, processos trabalhistas e os demais imprevistos que venham a surgir.

Análise do investimento com retorno rápido

Quanto maior for o retorno e mais rápido o prazo de retorno de investimento, mais lucrativo será seu negócio. Se essa combinação parece inalcançável para você, saiba que ela é, sim, possível.

Para alcançá-la, a dica é encontrar uma franquia renomada no seu segmento de interesse e sempre se capacitar para otimizar a gestão da sua empresa.

Para começar, pesquise sobre todas as taxas incorridas. Compare com as opções no mercado e opte por empresas em que os royalties são baixos, aproximadamente 5%.

Além disso, priorize franqueadores que oferecem uma rentabilidade líquida alta, em torno de 15 a 25%. E, finalmente, não se esqueça de considerar o PRI.

Aceleração do retorno sobre o investimento

Sabemos que um franqueado não pode fazer inovações por conta própria, já que deve seguir as imposições da franquia.

Isso não significa, contudo, que não é possível acelerar o ROI. A própria marca está apta a fornecer mais suporte do que você pensa.

Entender o comportamento do cliente é um dos caminhos mais seguros. O contato com o consumidor no dia a dia evidencia oportunidades específicas.

Os hábitos de compra mudam constantemente devido às novas opções do mercado e de acordo com o desenvolvimento tecnológico.

Reportar suas percepções para a marca e pedir auxílio dos consultores figura sempre como excelente alternativa.

Outra opção está no processo de seleção de colaboradores: você precisa ter bem claros os comportamentos esperados do grupo.

Bom atendimento, atenção aos detalhes, venda sugestiva e etc, só serão referências em sua loja se souber identificar essas competências nos profissionais.

Por fim, não podemos nos esquecer dos treinamentos. Devido a grandiosidade das franquias, o ramo sempre passa por atualizações de procedimentos.

É fundamental garantir que a equipe esteja alinhada a essas inovações e tenha capacidade de transmitir novidades para o consumidor.

Com uma boa análise prévia, o investimento com retorno rápido e o sucesso estarão a poucos passos!

Se você quiser avançar mais um pouco, assine nossa newsletter e fique por dentro de todos os conteúdos!