O universo da gestão de pessoas por si só já é um desafio muito grande para os líderes. Temos que lembrar que cada indivíduo é único, e que, por isso, gerenciar essas singularidades requer muito preparo.
Já não bastasse essa realidade, existem empresas que não investem tempo de dinheiro para traçar o perfil comportamental da equipe.
Se identificou com o que foi dito acima? O valor dado a essa ferramenta está diretamente ligado ao conhecimento de como ela contribui para o diferencial competitivo e para a atração e retenção de talentos.
Para você que só ouviu falar dos benefícios, mas nunca se engajou em aplicar em sua organização, agora é a hora de mudar essa visão.
Entenda de uma vez por todas o que é o perfil comportamental e como ele influencia seu negócio. Confira!
O que é perfil comportamental?
Antes de entender sua influência, portanto, faz-se necessário conhecer seu significado. Pois bem: o perfil comportamental engloba as competências de um profissional. Fazendo relação às suas atitudes e comportamentos.
Por isso, quando avaliamos, queremos entender como um colaborador vai agir em certas situações.
Quando falamos dessas situações, estamos nos referindo ao trabalho em equipe, feedbacks, entregas sob pressão, percepção e recepção à diversidade e muito mais.
Existe um universo a ser explorado a partir dos resultados de uma avaliação, que servem de base no momento da tomada de decisão em relação à estratégia de gestão de pessoas.
Como influencia seu negócio?
A influência está diretamente ligada à intenção do gestor quanto aos resultados.
Ele pode desenvolver diversas ações a partir da avaliação ou pode utilizá-la para uma finalidade específica, normalmente ligada a indicadores considerados como gargalos no crescimento.
O recrutamento e seleção da sua empresa é um dos subsistemas de RH mais afetado.
Quando se opta pela análise do perfil comportamental, o recrutador consegue tomar uma decisão sem se basear apenas nas competências técnicas.
Ele passa a levar em consideração, por exemplo, se o candidato possui a motivação necessária para se adaptar ao ambiente organizacional em questão.
Qual gestor nunca ficou em dúvida sobre qual profissional escolher? Com a avaliação comportamental, no entanto, ele consegue optar por aquele que vai reagir melhor ao seu comando.
Além disso, existe também a possibilidade de entender as capacidades cognitivas. Muito bom, não é mesmo?
Como aplicar em uma franquia?
A dica é optar por uma empresa especializada no serviço. A ideia de terceirizar se justifica pela análise do perfil do franqueado, que pode ser feita por meio de teste psicológico e ferramentas que potencializam a implantação e a operação do negócio.
Essa avaliação servirá também como base para a condução da equipe no que tange ao “fit cultural” e o “match” entre o comportamental do franqueado e do profissional.
Isso reduz, consideravelmente, conflitos internos e possibilita um desenvolvimento de talentos mais eficaz e, além disso, alinhado com os valores da empresa.
Uma coisa, no entanto, é certa: pouco tempo após a implantação dessa ferramenta em sua gestão de pessoas, os resultados terão impactos positivos significativos.
Por isso, não deixe de estabelecer indicadores que permitam uma mensuração real sobre o investimento.
Caso você deseje obter informações que vão além do perfil comportamental ou julgue que o conhecimento é algo importante, nós temos uma dica. Assine nossa newsletter e tenha o conhecimento acessível em seu dia a dia!