Por conta da crise econômica causada pelo coronavírus, muitos investidores tornaram-se ainda mais cautelosos na hora de investir.
Porém, é importante destacar que nem todos os segmentos foram afetados pela crise.
A pandemia trouxe um novo estilo de vida para muitas pessoas, o que causou um crescimento no consumo de produtos que antes não eram tão consumidos, e também uma queda nas compras de outros itens.
Dessa maneira, os investidores tiveram que se adaptar a um novo panorama, a fim de sobreviver em um cenário pós-pandêmico.
Pensando nisso, preparamos este artigo para mostrar que empreender na crise é possível sim, desde que tudo seja feito considerando os segmentos que mantiveram-se fortes durante a pandemia. Continue lendo e confira!
Conheça os segmentos seguros para empreender na crise
É verdade que a pandemia afetou vários setores. Segunda uma pesquisa realizada pela FGV, houve retração de 7,0% da atividade econômica do país em abril de 2020, em comparação a março do mesmo ano.
Mas, por outro lado, muitos negócios prosperaram, justamente por conseguirem se adaptar ao momento.
De acordo com Eduardo Machado, diretor de tecnologia e estratégia do LABTECH, o impacto econômico do setor não foi tão profundo. Afinal, as óticas foram reconhecidas como “serviço essencial”. Ainda segundo Eduardo:
“Por um entendimento dos órgãos públicos e associações representativas, o item óculos corretivo ficou considerado, na pandemia, como um item essencial na área da saúde. Para tanto tornou-se fundamental e necessário a produção das lentes”.
Empreender na crise: Mercadão dos Óculos está entre as 50 maiores franquias do Brasil
O Mercadão dos Óculos é um exemplo de negócios que não pararam de crescer em meio à crise. Como você pode ver na imagem abaixo, nós ficamos entre as 50 maiores franquias do Brasil, no ranking divulgado pela ABF:
Além disso, o crescimento no número de unidades do Mercadão dos Óculos foi de 67%, entre 2019 e 2020. Resultados incríveis, não é mesmo?
Ainda mais: o faturamento anual do setor de Saúde, Beleza e Bem Estar cresceu 3,1%, também entre 2019 e 2020.
Para te garantir a satisfação dos nossos franqueados, trouxemos um trecho do depoimento da Rose Marques, nossa franqueada do Rio Grande do Sul, confira!
“Antes da pandemia, 99% das nossas vendas era através do fluxo de clientes que procuravam a loja. Hoje, um ano depois do fortalecimento do trabalho nas redes sociais, percebemos que entre 30% a 40% do faturamento vem das vendas e agendamentos via internet”.
Ainda segundo Rose: “Óculos são itens essenciais e indispensáveis. O cliente pode procurar uma readequação de consumo, mas não vai deixar de consumir”.
Conclusão
Como você pôde ver, dá sim para empreender na crise, desde que o investimento seja feito com cautela. As franquias são uma ótima opção para quem procura mais segurança e estabilidade no empreendimento.
Então, se você também está planejando começar seu próprio negócio, considere quais as melhores franquias para investir.