Efeitos da pandemia nos consumidores

Escrito por: Mercadão dos Óculos. Última atualização: 28/11/2022. Mercadão dos óculos

A pandemia ocasionada pelo vírus da Covid-19 mudou a vida de todos nós.

Tivemos que mudar a nossa rotina, muitos perderam entes queridos, outros muitos perderam empregos. Por um outro lado também foi um período onde pessoas descobriram novos dons, novos sentidos, etc.

Mas o que tudo isso tem em comum? A mudança e a necessidade de se adaptar a uma nova realidade.

Essas mudanças afetaram todos os âmbitos da nossa vida, inclusive, nosso padrão de consumo.

Sendo assim, é muito importante que o mercado aceite e esteja pronto para receber essas mudanças. Contudo, para que isso aconteça, é necessário conhecê-las.

Pensando nisso, trouxemos neste texto quais foram algumas das mudanças que a pandemia trouxe para os consumidores. Acompanhe a leitura.

Efeitos da pandemia: consumo consciente

Um dos primeiros efeitos da pandemia observado no padrão de consumo foi o aumento do que chamamos de consumo consciente.

Esse tipo de consumo se caracteriza pelo consumo de itens que são realmente necessários e de empresas que adotem medidas para diminuir coisas como desigualdade social e impacto ambiental.

Os motivos para isso são muitos, desde a falta de alguns tipos de mercadoria durante o período pandêmico, até o favorecimento do surgimento de novas epidemias pela destruição ambiental.

Aumento da procura por saúde e bem estar

Outra mudança apresentada pelos consumidores após a pandemia de Covid-19 é a busca por serviços de saúde e bem estar.

Além do Covid-19 apresentar maior taxa de letalidade em pessoas com problemas prévios de saúde, as questões relacionadas à saúde mental também aumentaram muito no período.

Isso pode, de certa forma, ter acendido um alerta na população, que tem se preparado para evitar problemas relacionados a isto no futuro.

Busca por comodidade no processo de compras

A principal mudança no que diz respeito à forma que consumimos foi, com certeza, as compras online.

O motivo para isso é que, quando foi decretado lockdown, essa foi uma das únicas formas que encontramos para continuar consumindo.

Acontece que muitas pessoas gostaram desta comodidade e não abandonaram mais este hábito.

A internet tornou-se uma forte aliada dos consumidores que a utilizam para encontrar produtos, pesquisar sobre eles e, em muitos casos, comprá-los.

Sendo assim, mesmo que o seu negócio não seja um e-commerce, é muito importante fortalecer sua presença nas redes a fim de que o cliente possa encontrá-lo quando precisar.

Conclusão sobre os efeitos da pandemia nos consumidores

Esperamos que este texto tenha te ajudado a entender quais são os novos padrões de consumo após o conturbado período que passamos por conta da pandemia.

Caso queira ficar por dentro de outros conteúdos pertinentes no mundo do empreendedorismo, então não deixe de acompanhar o nosso blog.

Aproveite para conhecer um pouco mais sobre o Mercadão dos Óculos! Somos uma rede de franquias com mais de 10 anos de experiência, período este onde já contamos com mais 700 unidades.

Além disso, somos uma rede amplamente premiada e que já atendeu mais de 3 milhões de clientes! Quer saber mais? Então clique aqui.