<strong>Principais tendências do e-commerce e varejo em 2023.</strong>

Escrito por: Mercadão dos Óculos. Última atualização: 14/04/2023. Negócios e investimentos

Há muitos anos o e-commerce vem ganhando crescimento no setor varejista, estar a atento as tendências e exigências do consumidor, pode ser uma forma inteligente de impulsionar os negócios e se destacar dos concorrentes.  

Conforme a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) o e-commerce no Brasil chegou a vender R$169,6 bilhões em 2022, um aumento de 5% em relação a 2021.

A previsão para as vendas através do e-commerce em 2023 é de R$185,7 bilhões!

Desse modo, para que você  esteja preparado para o futuro, nossa equipe do Mercadão dos Óculos criou este artigo rico de informações para o crescimento do seu negócio. Vamos lá? 

Segundo Michelle Evans, líder do ouro internacional e analista sênior na Euromonitor International, empresa líder em pesquisa de mercado, as principais tendências do e-commerce e varejo são:  

1. Personalização e inteligência artificial: o autoatendimento é uma realidade no ganho de escala operacional, através do chatbot é possível simular uma conversa e interação de maneira natural.

Vale destacar que ao acelerar o tempo de espera o cliente tende a ficar mais satisfeito, fazendo com que cada vez mais as empresas utilizem a inteligência artificial como braço de apoio na resolução de problemas em qualquer horário. 

2. Experiência do cliente e humanização: o intuito do Customer Success (CS), que significa sucesso do cliente, é buscar uma conexão emocional com o consumidor.

O sucesso do cliente é responsável por ajudar na construção de relacionamento duradouro e fiel entre a marca e o consumidor final, sempre utilizando uma linguagem clara, amigável, ágil e gentil.

Afinal, uma empresa precisa de uma boa reputação para se manter de pé, clientes satisfeitos, tendem a indicar e comprar novamente, gerando um aumento nas vendas e contribuindo para o crescimento sustentável do negócio.

💡Saiba mais: Guia completo com novas tendências de atendimento em 2023: tudo o que você precisa saber sobre automatização de processos estratégicos, fidelização de clientes e muito mais!

3. Automação e Redes Sociais: já imaginou aliar o melhor dos dois mundos para vender mais e reduzir custos? Então vem conosco.

Enquanto as redes sociais, são efetivas para buscar uma aproximação mais humanizada e envolvente, ela também pode ser essencial para facilitar o compartilhamento de conteúdo relevante.

Que tal aproveitar para explorar toda a versatilidade que as redes oferecem, para analisar a opinião e comentários dos clientes? Analisando e criando estratégias de e-mail eficientes, conforme os interesses dos clientes, nutrindo a base com condições exclusivas. 

💡Leia também: método H.E.A.R.D para encantar clientes utilizado pela Disney.

Esperamos que considere os conhecimentos obtidos aqui, toda semana estamos produzindo conteúdos fresquinhos, então não deixe de acompanhar o nosso blog.

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Durante esse período, nós já acumulamos mais de 700 unidades em todo o país, mais de 3 milhões de clientes satisfeitos e um crescimento superior a 35% ao ano!

Nossa franquia tem inúmeros casos de investidores que abriram uma unidade franqueada, tiveram sucesso e, a partir dela, tornaram-se o que chamamos de Multifranqueados, atualmente 50% deles possuem mais de uma rede!

Retorno de investimento rápido, leva em média 11 a 12 meses.

Para completar devemos mencionar que somos amplamente premiados:

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