O atendimento ao cliente é essencial e indispensável para o encantamento e sucesso do seu negócio.
Surpreenda seu cliente sempre que possível e supere suas expectativas!
Conforme pesquisa PWC o sucesso do cliente está diretamente relacionado às vendas. Após receberem um atendimento personalizado, 49% dos compradores realizaram suas compras.
Fala para nós, como o cliente vê o atendimento da sua empresa? Atente-se a isso, pois a primeira impressão é a que fica!
Vamos refletir juntos? Em algum momento você se sentiu valorizado e com seu problema prontamente resolvido?
Diz aí, qual sensação isso te causou? Provavelmente você ficou feliz, aliviado e extremamente satisfeito, não é mesmo?
Então, é exatamente sobre essa percepção que estamos falando.
Para uma empresa ter sucesso é necessário que o cliente goste do seu produto, serviço e atendimento prestado.
Caso contrário, se ele tiver uma experiência ruim com sua marca, sairá frustrado e reverter isso, será muito complicado.
O consumidor está cada vez mais exigente, e as empresas encontram no atendimento personalizado uma forma de se destacar entre as demais.
Sugerimos que tenha paciência, “não vá com muita sede ao pote” prove ao cliente que ele pode confiar em você, colocando ele no centro de tudo sempre.
Conquistar e encantar clientes não é uma missão fácil, mas é extremamente necessária.
Agora que você já sabe a importância de considerar a experiência do cliente, que tal aplicar de forma prática e efetiva com quem entende do assunto?
Para responder essa questão, nossa equipe do Mercadão dos Óculos deixou aqui 4 dicas infalíveis para você cativar clientes e implementar na sua empresa hoje mesmo.
1. Utilize o método Disney para encantar seus clientes.
Quando se trata de inspiração e referência em métodos de fidelização de clientes, a Disney é disparadamente uma grande fonte de encantamento.
Mas afinal, o que a Disney faz para encantar seus clientes?
Desafiamos você a pensar na Disney agora mesmo, e aí, qual imagem veio na sua cabeça?
Provavelmente, magia, encanto e inovação.
Sabe por quê? Isso acontece porque eles têm uma sacada simples, porém extremamente eficiente.
Toda equipe da Disney está sempre atenta aos mínimos detalhes, visando oferecer uma experiência impecável aos clientes.
O objetivo principal da Disney é surpreender e superar todas as expectativas dos clientes, para isso, é utilizado um método exclusivo, desenvolvido por eles, nomeado de método H.E.A.R.D.
Vamos conferir o significado dos conceitos do MÉTODO H.E.A.R.D. da Disney?
1. Hear (saber ouvir o cliente, praticar a escuta com sabedoria, sem interrupção)
2. Empathize (ter empatia, sempre se colocando no lugar dele)
3. Apologize (ter humildade, reconhecer o erro, pedir desculpas quando necessário)
4. Resolve (solucionar problemas prontamente)
5. Diagnose (diagnosticar problemas e falhas durante o processo)
Interessante e eficiente não é mesmo, você já conhecia esse método? Tem muito mais conhecimento por aqui, esse artigo está completinho, então continue a leitura.
2. Conheça seu cliente e tenha um atendimento personalizado.
Agora que você já tem a Disney como referência, ficou fácil de entender que chave para abrir as portas do sucesso do cliente, tanto no contato virtual, ou presencial, é um atendimento personalizado e humanizado.
Garanta que o cliente se sinta único e aposte em conexões genuínas!
Uma maneira eficaz de deixar o cliente próximo da sua marca é iniciar o atendimento chamando o cliente pelo nome.
Identifique e compreenda as necessidades do cliente, anotando os problemas relatados, demonstrando se importar, criando soluções, garantindo uma relação sólida e rentável.
3. Preocupe-se com a jornada de sucesso do seu cliente.
Um dos grandes desafios de uma empresa é garantir que o cliente tenha uma relação positiva, desde o primeiro contato até o pós-venda.
Trabalhar pensando na fidelização de clientes significa que a empresa terá benefícios a longo prazo como, por exemplo: redução de custos, pois conquistar novos clientes custa até 5 vezes mais.
Segundo Jill Griffin, em seu livro “Customer Loyalty: How to Earn It, How to Keep It”, a chance de vender para um cliente existente fica entre 60 e 70%, enquanto a probabilidade de venda para um novo cliente é de 5 a 20%.
Por isso, sugerimos que você tenha setores exclusivos, pensados no encantamento do cliente.
Indicamos que invista em Customer Success (sucesso do cliente), afinal, esse é um processo eficiente, inteligente e humanizado de conquistar e manter clientes.
4. Ouça atentamente o feedback dos clientes e seja ágil.
Abra espaço para ouvi-los, nesse processo esteja aberto a solucionar seus problemas, seja acolhedor, causando a sensação de um lugar seguro.
Certamente ser ágil e criar soluções prontamente farão com que sua empresa ganhe destaque e se diferencie dos concorrentes.
💡 Seu atendimento está impecável, mas ainda assim, você não consegue bater suas metas? Não se preocupe, existem técnicas específicas para diversas etapas do funil de vendas, desde a captação até o pós-venda. Pensando nisso, preparamos esse artigo: 5 Hacks de vendas para o seu negócio.
Esperamos que considere os conhecimentos obtidos aqui e continue acompanhando nosso blog.
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