Dicas para empreender: saiba como sobreviver ao primeiro ano no negócio

Escrito por: Mercadão dos Óculos. Última atualização: 06/11/2020. Negócios e investimentos

Abrir um negócio traz uma série de vantagens, mas está longe de ser uma missão fácil.

O primeiro ano vem com vários desafios. Eles servem, entre outras coisas, para separar quem tem o dom para os negócios daqueles que não estão preparados. Sendo, dessa forma, crucial para qualquer empresa.

Mas quais são as melhores dicas para empreender?

Todas as pessoas têm um potencial para alcançar o sucesso no mercado se souberem explorar as ferramentas certas.

Alinhar todas as áreas do negócio, é apenas um dos passos que precisa ser dado já no começo no projeto. Por isso, é muito importante ter um planejamento estratégico adequado.

Os primeiros anos de um negócio podem ser os mais difíceis para o empreendedor, enfrentando desafios desconhecidos e aprendendo os truques do mercado.

Para um começo de sucesso, no entanto, o empresário deve superar o medo de empreender e adotar as estratégias certas para administrar melhor a franquia.

Isso é possível, por exemplo, estudando e analisando sempre os resultados obtidos ao longo dos meses.

Quer saber como se preparar para o mundo dos negócios? Confira importantes dicas para empreender!

Tenha um planejamento financeiro

gestão financeira é uma das partes mais importantes do planejamento inicial e geral da empresa.

O empreendedor precisa ficar atento ao fluxo de caixa, investindo com cuidado nas necessidades do negócio, desde a matéria-prima até os custos operacionais.

Saber organizar os pagamentos e as datas de recebimento evita um caixa vazio e complicações futuras.

As informações financeiras são essenciais para praticamente todas as etapas de uma tomada de decisão consciente e eficaz.

Por isso, uma das dicas para empreender é ter uma estrutura de custos, com os cálculos já previstos, na medida do possível.

Faça uma gestão de todos os documentos, notas e recibos, mantendo-os organizados e em dia para não se enrolar depois.

Faça uma análise de mercado

Se há uma estratégia que se destaca entre todas as dicas para empreender, é fazer uma pesquisa de mercado eficiente.

Você pode até ter sua preferência em relação ao tipo do negócio. Contudo, para ele dar certo, é preciso ter cuidado com os detalhes de escolha, implantação e manutenção da franquia.

Os estudos para melhor aproveitamento incluem, por exemplo, verificação do local, análise de público-alvo, precificação de produtos ou serviços, entre outros.

Por isso, companhe o comportamento do consumidor na região e veja se ele está propenso a aceitar o que você tem a oferecer!

Invista em marketing de qualidade

O marketing é a melhor forma de atrair público para o negócio. De nada adianta abrir uma loja e ficar esperando que as pessoas resolvam entrar para conhecer os produtos, por exemplo.

Desde uma vitrine adequada até a divulgação na mídia, por exemplo, há várias estratégias que podem atrair e impulsionar o sucesso de sua franquia.

Procure estudar as opções do mercado para identificar quais são as que mais se encaixam no seu negócio e no seu perfil comportamental.

Um marketing de qualidade não se faz com tiros no escuro, mas com escolhas adequadas para um bom retorno de investimento. Além disso, com decisões baseadas em dados e análises.

Pense em inovação e modernização do negócio

As empresas que não investem em inovação são as mais propensas a fracassar. Portanto, em um mercado altamente competitivo, saber se diferenciar da concorrência é sinônimo de bons resultados.

Para levar modernização ao negócio, há várias ferramentas que possibilitam acelerar processos e aumentar a produtividade.

Algumas podem ser encontradas, inclusive, em versões gratuitas que, embora limitadas, são suficientes para suas necessidades.

Lembre-se de que inovação não significa exclusivamente investir em tecnologia, mas também, em sustentabilidade e gerenciamento.

Ainda é preciso focar os valores da empresa e, claro, a qualidade dos produtos ou serviços. Não deixe isso de lado!

Ofereça um atendimento personalizado

Prestar um bom atendimento não deve ser encarado como um diferencial, mas sim, como uma obrigação de qualquer negócio. Ele é importante tanto para captação quanto para retenção de clientes.

No entanto, um trabalho extraordinário pode, sim, fazer a sua empresa se destacar para os clientes e entre a concorrência.

Atender bem vai além de ter funcionários educados, um bom produto ou serviço. É preciso investimentos e cuidados com todo o processo que ocorre na empresa.

Para ajudar nessa parte, trouxemos algumas dicas para que você possa empreender sem ter problemas de relacionamento com o cliente. Confira!

Princípios do bom atendimento

Para atender bem ao cliente, é preciso ter simpatia e empatia, buscando ser sempre receptivo e se colocar no lugar daquela pessoa.

Além disso, é importante que o colaborador tenha prazer em realizar aquela atividade.

Afinal, por se tratar de um contato direto com o público, qualquer atitude que pareça antipática pode prejudicar a imagem da empresa.

Outro ponto fundamental para um bom atendimento é a comunicação, que deve ser feita com segurança, clareza, objetividade e transparência.

O cliente espera que o vendedor saiba responder às suas dúvidas sobre o produto ou serviço que pretende consumir.

Caso o funcionário não tenha todas as informações, deve evitar enrolar ou inventar respostas. Se não houver segurança na mensagem passada, a imagem do negócio pode sofrer prejuízos.

Importância de investir nesse setor

Como você já sabe, o bom atendimento é crucial para a reputação de um negócio e, por isso, deve receber investimentos proporcionais à sua importância.

A forma mais fácil de perder um cliente é oferecer a ele uma experiência negativa com sua empresa. Além do mais, um consumidor chateado pode prejudicar seu conceito perante outros clientes em potencial.

O investimento em um atendimento de qualidade também tem ganhado cada vez mais relevância com a competição acirrada encontrada no mercado. Isso, independentemente do setor do negócio.

Isso torna o posicionamento de uma empresa ainda mais difícil. Nesses casos, um atendimento personalizado pode ser o fator que vai fazer com que o consumidor escolha a sua empresa, em detrimento das demais.

Ouvidoria como canal de comunicação

Um grande desafio das empresas é conseguir registrar, analisar e reverter uma queixa. Isso tudo, sem deixar que ela se transforme em uma situação de transtorno para o cliente.

Por isso, investir recursos e esforços em uma ouvidoria, além de treinamentos para os colaboradores, é uma decisão muito acertada para a maioria dos casos.

Ao ouvir o que o consumidor tem a dizer, a empresa passa a ser capaz de adequar seu produto ou serviço às expectativas do cliente. Com isso, o índice de insatisfação tende a diminuir.

Outra vantagem da ouvidoria é que, quando bem gerenciada, fortalece a relação entre marca e público. Fazendo com que ele se sinta parte importante do processo.

Vantagens de ter uma equipe capacitada

Dados de uma pesquisa mostram que 58% das pessoas desistem de se relacionar com uma empresa depois de uma experiência ruim.

Diante disso, é clara a importância de se investir na capacitação de toda a equipe. Independentemente se ela vai tratar diretamente com os clientes ou não.

Os colaboradores que trabalham com atendimento ao público precisam conhecer técnicas de vendas.

Além disso, saber escutar o que o consumidor tem a dizer e ter inteligência emocional para conseguir separar sua vida pessoal do trabalho.

Tudo isso pode parecer difícil, mas é possível desenvolver essas habilidades em treinamentos específicos.

Dicas para Empreender: Vá além do óbvio

Você já deve ter ouvido essas dicas para empreender, essa é muito usada: pense fora da caixa!

Crie e ofereça um produto ou serviço que o cliente nem sabia que precisava, seja ele personalizado, seja totalmente novo. Não se deixe acomodar com o que funciona e com as opiniões dos outros.

Procure sempre aprimorar e encontrar novas aplicações para coisas do cotidiano.

Defina seu diferencial

Outra dica para empreender é trabalhar para que seja reconhecido por um serviço prestado exclusivamente por você.

Defina qual diferencial deseja ter como marca: pode ser qualidade, exclusividade ou agilidade no atendimento.

Um bom empreendedor se destaca dos demais oferecendo produtos e experiências em níveis muito acima dos concorrentes.

Aumente sua rede de contatos

Invista seu tempo e recursos em aumentar o seu networking.

Esse tipo de relacionamento profissional cria oportunidades de encontrar sócios investidores, parceiros comerciais, novos fornecedores e, até mesmo, atingir um novo tipo de público-alvo.

O contato pode ocorrer em diversos ambientes, físicos ou virtuais. Então, não perca nenhuma oportunidade!

Especialize-se no seu ramo

Quando alguém deseja empreender, precisa definir qual tipo de serviço deseja prestar: um comum ou o especializado.

Quando se escolhe o serviço comum e tradicional, o empresário oferecerá algo que vários outros têm. Ou seja, sem necessidade de muito investimento e com maior possibilidade de perder clientela para os concorrentes.

Já aqueles que resolvem investir em especialização, apesar do risco de não dar certo naquele momento, podem obter um público muito mais fiel.

Especialistas em determinado ramo, dificilmente, perdem clientes para concorrentes mais baratos e com qualidade duvidosa.

As franquias são uma boa opção para quem deseja começar a empreender. Por contar com o auxilio e orientação do franqueador, o empresário não precisa aprender e descobrir sozinho como obter um negócio de sucesso.

Basta observar e escutar as dicas e sugestões oferecidas pela marca, que já passou por todo o processo de começar uma nova empresa.

Essas são algumas das dicas para empreender que mais geram resultados no mundo dos negócios.

Mesmo que haja algumas variações, de acordo com as características de cada empresa, elas se encaixam em todas as áreas de atuação. Evitando, dessa forma, os principais erros que um empreendedor iniciante comete.

Ao segui-las, você conseguirá sobreviver ao primeiro ano de atividade!

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