Vender é uma prática fundamental em qualquer empresa.
Seja qual for o produto ou serviço, o propósito é sempre fechar negócios e movimentar o caixa da organização, gerando novos investimentos e melhorar a qualidade do atendimento.
Para isso, você, empreendedor, deve sempre contratar vendedores competentes e alinhados.
Neste artigo, vamos mostrar a importância de ter os melhores vendedores trabalhando na sua franquia, como contratá-los e qual o papel da franqueadora ao assistir o franqueado ao longo desse processo.
Acompanhe a leitura.
Por que contratar vendedores de ponta?
Considerando que o setor de vendas é o principal responsável pelo giro de produtos e, além disso, pela entrada de recursos financeiros no negócio, não é difícil perceber a importância de ter bons vendedores atuando na sua franquia.
Esses profissionais são os principais pontos de contato entre os clientes e as marcas. Mas o que faz com que um vendedor seja excepcional?
Em primeiro lugar, eles atendem seus clientes com prestatividade e sabem oferecer exatamente o que está sendo procurado.
Para isso, no entanto, não basta conhecer bem o produto, é necessário entender de pessoas, identificar suas necessidades e comunicar, de forma clara, como determinado produto pode ser a solução para o cliente.
Em segundo, eles têm compromisso com o negócio, dedicando esforços para que o contato com cada cliente seja bem-sucedido.
Para eles, números e metas são tão fundamentais quanto a satisfação de cada pessoa que comprou em sua loja.
Por fim, o alinhamento aos valores do negócio é tão importante quanto a competência individual.
Um bom vendedor também sabe como se posicionar dentro da empresa para que os resultados do negócio sejam os melhores possíveis.
Conheça, a seguir, quatro dicas valiosas sobre como procurar, selecionar candidatos e contratar vendedores para sua franquia.
Como contratar vendedores ideais para minha franquia?
Agora que você já conhece alguns dos atributos que fazem grandes vendedores, vamos para o que é preciso saber na hora de selecionar e contratar. Siga a leitura.
1. Procure nos lugares certos
Hoje, existem diversos canais para divulgar vagas de emprego, incluindo a própria loja.
Nas redes sociais, o LinkedIn aponta profissionais com destaque para suas experiências e pode ser um bom lugar para começar. Há também os bancos de empregos, sites especializados e até a boa e velha indicação profissional.
O importante é saber que cada canal agrega profissionais de diferentes tipos.
Alguns enfatizam a formação e a experiência, enquanto outros são mais indicados para profissionais em busca do primeiro emprego. Na sua equipe, é importante ter perfis distintos de vendedores.
2. Priorize proatividade e resultados, não rótulos
É comum achar que os melhores vendedores são pessoas comunicativas e extrovertidas.
Apesar de elas serem capazes de provocar esse tipo de impressão, isso nem sempre é verdade. O que importa não é o rótulo, mas a proatividade.
Analise se o profissional é capaz de localizar e buscar a solução de problemas nos processos de vendas e em outras áreas do negócio.
A proatividade é um ingrediente importante no aprendizado, por isso, profissionais proativos aprendem mais rápido e não esperam orientações de seus superiores.
3. Pesquise as experiências anteriores de cada candidato
Assim que você selecionar os perfis que mais interessaram, veja as experiências pregressas de cada candidato — se necessário, busque referências com os antigos empregadores.
Essa medida ajudará a excluir perfis mais problemáticos e priorizar aqueles com mais chances de se adequarem ao negócio.
4. Busque suporte na franqueadora
Uma das grandes vantagens de ser um franqueado é ter o suporte da franqueadora em vários aspectos — inclusive na seleção e contratação de pessoal.
Companhias de sucesso cresceram porque souberam colocar as pessoas certas nos lugares certos.
Além disso, algumas franqueadoras oferecem capacitação à distância e treinamentos presenciais para ajudar os seus franqueados a desenvolverem habilidades de recrutamento.
O setor de vendas é uma área crítica na sua franquia. É ele quem vai fazer os produtos circularem, gerar novos negócios e trazer sucesso para sua unidade.
Por isso, contratar vendedores proativos, focados em soluções e capazes de trabalhar em equipe é um fator crítico para a empresa.
Se você quer ampliar sua equipe para abrir uma nova unidade franqueada, aprenda a gerir mais de uma franquia.