<strong>Descubra o que é ideal customer profile (ICP).</strong>

Escrito por: Mercadão dos Óculos. Última atualização: 06/09/2023. Negócios e investimentos

Sabemos que conduzir um negócio B2B (Business-to-Business) pode repleto de muitos desafios, afinal, abrange múltiplas etapas, entre elas, lidar com colaboradores e investimentos consideráveis, não é mesmo?

Pensando nisso, preparamos o artigo de hoje e a partir dele, você vai ter um conhecimento sobre o que é e quais as diferenças entre: ICP, público-alvo e persona.

Ficou interessado? Prepare o café e boa leitura!

O que é o ICP e qual sua importância.

O perfil de cliente ideal (ICP) é uma descrição minuciosa do tipo de cliente que fornece os melhores resultados para sua empresa, ele vai muito além de simples características demográficas e comportamentais, abrangendo, por exemplo, o ciclo de vendas, a maturidade da empresa, o cargo do tomador de decisão e até mesmo o valor médio de compra.

Sua importância é indiscutível, pois através do ICP é possível identificar as pessoas que apresentam maior probabilidade de se tornar clientes, colocando esforços de maneira mais assertiva, otimizando todo o processo de vendas.

Confira abaixo a diferença de cada um desses conceitos: ICP, público-alvo e persona!

1) Público-Alvo

É a definição macro da fatia de mercado que sua empresa deseja atacar, considerando características demográficas, socioeconômicas e comportamentais, por exemplo, você pode definir seu alvo público como “pequenas e médias empresas, de até 150 funcionários, do setor de tecnologia, em países de língua portuguesa, que faturam até 1 milhão de reais”.

2) Perfil de cliente ideal (ICP)

O ICP identifica o perfil de cliente que gera os melhores resultados para a empresa, por isso os fatores considerados são bem específicos, como, por exemplo, o cargo do tomador de decisão, segmento da empresa, porte da empresa, localização, maturidade e ciclo de vendas, além do valor médio de compra.

3) Persona

Como vimos acima, enquanto o ICP se concentra nas características da empresa, a persona se aprofunda na pessoa que é o ponto de contato principal, o decisor.

A Persona considera dados como sexo, idade, família, carga, hábitos, frustrações, desejos, passatempos, estilo de vida, formas de entretenimento e momento da jornada de compra. Vamos ver um exemplo?

“Rosimeire, 38 anos, mãe de dois filhos, gerente de marketing de uma empresa de tecnologia, que deseja otimizar o orçamento de publicidade e buscar soluções inovadoras para se destacar no mercado”.

💡Gostou do conteúdo deste artigo?

Esperamos que você tenha adquirido novos conhecimentos e esteja pronto para aplicá-los e estabelecer relacionamentos com seus clientes, fundamentais para o sucesso de seu empreendimento!

Se tiver outras dúvidas em relação à área de marketing, vendas e franquias, dê uma conferida em outros artigos do nosso blog do Mercadão dos Óculos.

Leia também:

👉Como sair da zona de conforto
👉 Mindset fixo e mindset de crescimento: descubra as diferenças
👉 4 benefícios em conceder autonomia para a equipe

Considerando empreender?

Nós do Mercadão dos Óculos podemos ser a oportunidade que faltava para você mudar de vida!

Trajetória de sucesso e reconhecimento!

Nossa franquia conta com 7 anos consecutivos de reconhecimento com 5 estrelas no Prêmio de Melhores Franquias pela Revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios, atestando nossa capacidade de proporcionar um ambiente excepcional.
Carregamos com orgulho 6 anos consecutivos recebendo o Selo de Excelência em Franchising da ABF, com certeza a junção destas premiações e selos são frutos de nossa dedicação e ética!

Experiência no setor ótico!

Acreditamos que o que faz a diferença em nosso modelo de negócio é a nossa bagagem, contamos com mais de 30 anos de experiência no setor ótico e mais de 10 anos no mercado de franquias.

Nosso modelo de negócio é eficaz e lucrativo, com faturamento médio de R$1 milhão ao ano.

Quer saber como investir nessa rede de sucesso? Então clique aqui.