Sabemos que conduzir um negócio B2B (Business-to-Business) pode repleto de muitos desafios, afinal, abrange múltiplas etapas, entre elas, lidar com colaboradores e investimentos consideráveis, não é mesmo?
Pensando nisso, preparamos o artigo de hoje e a partir dele, você vai ter um conhecimento sobre o que é e quais as diferenças entre: ICP, público-alvo e persona.
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O que é o ICP e qual sua importância.
O perfil de cliente ideal (ICP) é uma descrição minuciosa do tipo de cliente que fornece os melhores resultados para sua empresa, ele vai muito além de simples características demográficas e comportamentais, abrangendo, por exemplo, o ciclo de vendas, a maturidade da empresa, o cargo do tomador de decisão e até mesmo o valor médio de compra.
Sua importância é indiscutível, pois através do ICP é possível identificar as pessoas que apresentam maior probabilidade de se tornar clientes, colocando esforços de maneira mais assertiva, otimizando todo o processo de vendas.
Confira abaixo a diferença de cada um desses conceitos: ICP, público-alvo e persona!
1) Público-Alvo
É a definição macro da fatia de mercado que sua empresa deseja atacar, considerando características demográficas, socioeconômicas e comportamentais, por exemplo, você pode definir seu alvo público como “pequenas e médias empresas, de até 150 funcionários, do setor de tecnologia, em países de língua portuguesa, que faturam até 1 milhão de reais”.
2) Perfil de cliente ideal (ICP)
O ICP identifica o perfil de cliente que gera os melhores resultados para a empresa, por isso os fatores considerados são bem específicos, como, por exemplo, o cargo do tomador de decisão, segmento da empresa, porte da empresa, localização, maturidade e ciclo de vendas, além do valor médio de compra.
3) Persona
Como vimos acima, enquanto o ICP se concentra nas características da empresa, a persona se aprofunda na pessoa que é o ponto de contato principal, o decisor.
A Persona considera dados como sexo, idade, família, carga, hábitos, frustrações, desejos, passatempos, estilo de vida, formas de entretenimento e momento da jornada de compra. Vamos ver um exemplo?
“Rosimeire, 38 anos, mãe de dois filhos, gerente de marketing de uma empresa de tecnologia, que deseja otimizar o orçamento de publicidade e buscar soluções inovadoras para se destacar no mercado”.
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Esperamos que você tenha adquirido novos conhecimentos e esteja pronto para aplicá-los e estabelecer relacionamentos com seus clientes, fundamentais para o sucesso de seu empreendimento!
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