Pipeline de vendas será o grande responsável em dar o impulso necessário para que sua equipe de vendas decole!
Com um pipeline de vendas bem estruturado o seu time terá todas as metas e instruções claras, mantendo o foco na organização e na análise dos leads.
Quer saber mais sobre o assunto? Sem mais delongas, vamos lá.
O que é pipeline de vendas?
Pipeline de vendas, na verdade, é o caminho que os potenciais clientes percorrem.
Imagine que o pipeline funciona como um guia, direcionando e deixando a visão bem abrangente sobre toda jornada do cliente, do início até a conclusão da venda!
Destacamos as principais vantagens de criar um pipeline de vendas personalizado:
1. Organização
O pipeline de vendas pode ser muito útil, como se fosse um assistente pessoal, não deixará nenhuma informação se perder no caminho! Isso é realmente incrível, não é mesmo?
2. Foco
O pipeline pode ser essencial na hora de manter sua equipe focada nas oportunidades mais quentes de vendas, contribuindo para que o caminho de sucesso nas negociações seja muito mais curto e eficiente!
3. Priorização
Com o pipeline é possível estabelecer critérios claros para cada etapa de qualificação, garantindo que apenas os leads realmente qualificados avancem no processo.
Esse filtro fará com que sua equipe concentre esforços apenas nos leads com mais probabilidade de conversão.
4. Acompanhamento
Para fazer os acompanhamentos necessários, recomendamos que utilize uma ferramenta chamada CRM (Customer Relationship Management), que em português significa Gestão de Relacionamento com o Cliente.
O CRM será muito útil na centralização e no gerenciamento das informações da sua base de leads.
Aconselhamos que antes da contratação, seja feita uma pesquisa, certificando-se de que o CRM escolhido possua todos os recursos relevantes para o seu pipeline de vendas, como, por exemplo: gestão de contatos, registro de interações, acompanhamento de atividades e geração de relatórios!
Lembre-se de que o CRM é uma ferramenta muito poderosa, mas para obter sucesso é necessário que sua equipe seja treinada e entenda a maneira adequada de alimentar as informações com muito comprometimento e seriedade.
5. Análise
O pipeline será útil na realização das análises e metrificação das taxas de conversão, possibilitando a identificação de tempo médio que cada cliente leva ao longo de todas as negociações.
Além disso, através do pipeline sua equipe conseguirá identificar os pontos fortes e fracos da sua empresa.
Veja o passo a passo para montar um pipeline de vendas com a cara da sua empresa:
1. Prospecção personalizada
Personalize a abordagem com uma linguagem que realmente tenha a cara e o tom de voz da sua marca, faça isso com o apoio dos membros da sua equipe.
Vamos colocar a mão na massa? Maravilha, agora é a hora contactar os primeiros leads.
Quer saber como dar início a sua base de contatos? Bem, aconselhamos que isso seja feito através da prospecção ativa, marketing de conteúdo e eventos que promovam networking.
2. Qualificação
Imagine que agora a sua equipe já tem uma grande base de leads, mas ainda existe muito trabalho pela frente, ainda será necessário separar o joio do trigo, utilize perguntas inteligentes que levem a descobrir qual desses leads realmente precisam do seu produto ou serviço.
3. Apresentação
Chegou a hora de impressionar e preparar uma apresentação matadora! Nessa etapa os leads já estão totalmente qualificados, portanto, não economize nos argumentos e demonstre que sua empresa consegue resolver os problemas apresentados por eles.
Faça com os leads se sintam, ansiosos e confiantes para dar o próximo passo!
4. Proposta
Esse é o momento em que sua equipe já conseguiu despertar o interesse do lead e ele finalmente já está pronto para receber a proposta final, rumo ao fechamento do negócio.
5. Negociação
Aqui o jogo começa ficar interessante, é importante demonstrar-se aberto a discussão dos preços, termos e prazos, conforme as necessidades do seu cliente.
Mantendo sempre o equilíbrio e flexibilidade, para que seu cliente, sinta que a negociação foi satisfatória para ambas as partes.
6. Fechamento
Nessa etapa o cliente já está convencido de que sua empresa tem a melhor solução, está totalmente pronto para concluir a compra!
Agora é só enviar a proposta comercial formalmente, com todos os detalhes dos sobre os prazos, preços e condições de pagamento.
Prepare a garganta e celebre o contrato assinado!
7. Pós-venda
É muito importante manter o relacionamento com o cliente após o fechamento da venda, garantindo que seus clientes estejam satisfeitos e felizes.
Para isso acontecer, esteja sempre disposto a oferecer todo suporte necessário para solucionar os problemas rapidamente.
A meta é fazer com que seus clientes se sintam especiais, buscando uma construção de relacionamento duradoura e sólida com sua marca.
Ah, temos um lembrete final, é necessário dizer que o pipeline de vendas não é estático, por isso, aconselhe sua equipe a fazer melhorias contínuas com base nos resultados!
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