Dicas para a contratação de colaboradores

Escrito por: Mercadão dos Óculos. Última atualização: 25/04/2022. Mercadão dos óculos

Embora vantajoso, ser um franqueado também traz consigo diversos desafios, entre eles, temos a contratação de colaboradores.

Se você, franqueado do Mercadão dos Óculos, está passando por isso, fique tranquilo!

Reunimos aqui neste texto as principais dicas para que você possa fazer o melhor processo seletivo possível.

Por isso, se você quer contratar os melhores funcionários para te ajudar a alavancar o seu negócio, acompanhe a leitura.

Defina o perfil do profissional ideal

Antes mesmo de anunciar a sua vaga é fundamental que você saiba qual é o tipo ideal de colaborador para ela.

Avalie quais são as qualidades que ele deve ter indispensavelmente, quanto tempo ele deve ter disponível para desempenhar as funções, etc.

Dessa forma, você receberá menos currículos de pessoas desqualificadas, o que irá otimizar o seu processo de contratação.

Organize o processo de contratação

Outra ação muito importante é saber como você irá desenvolver o processo de contratação dos seus futuros funcionários.

Quais perguntas irá fazer? Eles passarão por algum teste? Será online ou presencial?

Você deve planejar isso muito bem, de modo que você termine a entrevista com o máximo possível de informações relevantes.

Sendo assim, uma boa alternativa é organizar uma lista com todas as perguntas das quais você não pode se esquecer.

Considere utilizar as redes sociais na contratação

Provavelmente você já conhece o LinkedIn, certo? Essa rede social se volta, principalmente, para a busca de profissionais e divulgação de vagas.

Através dela você pode encontrar os melhores profissionais do mercado, com todas as referências e qualificações necessárias.

Por isso, se você está abrindo um processo de contratação na sua unidade franqueada, conte com as redes sociais para te ajudar.

Se possível, fale com empresas onde o candidato já trabalhou

As referências devem receber a devida importância no momento da contratação dos seus novos funcionários.

Por isso, caso julgue necessário, não hesite em entrar em contato. Dessa forma, você poderá enxergar o profissional através de outro ângulo, e ainda descobrir novos pontos, que podem ser negativos ou positivos.

Ao anunciar a vaga, capriche na descrição

Um outro ponto muito importante para garantir um bom processo de contratação de funcionários, é deixar claro todas as características necessárias para ocupar a vaga.

Além disso, você deve descrever, também, as atribuições da mesma, de modo que o candidato avalie se vale ou não a pena participar do processo.

Caso isso não seja feito, você pode receber muitos currículos desqualificados, o que fará com que você precise dispor de mais tempo para a avaliação.

Ofereça benefícios

Um erro muito comum é acreditar que os melhores funcionários chegarão até você independente do que você ofereça, apenas pela oportunidade.

No entanto, cada vez mais os profissionais estão se valorizando. Fenômeno esse, que faz com que as vagas que oferecem baixos salários e poucos benefícios não recebam candidatos.

Sendo assim, se você quer montar a melhor equipe possível, certifique-se de que a vaga seja vantajosa. Não só para a empresa, mas também para os funcionários.

Não ignore os novos profissionais

Um erro muito comum dentro das empresas é dar preferência para profissionais com mais experiências, ignorando os recém formados, por exemplo.

No entanto, essa ação pode fazer com que você perca grandes talentos que ainda não foram descobertos.

Por isso, vale mais a pena dar valor ao conhecimento do funcionário do que às suas antigas colocações profissionais.

Conclusão sobre a contratação de funcionários

Esperamos que esse texto tenha sido capaz de te ajudar a entender os principais pontos que envolvem a contratação de novos profissionais.

Caso queira ficar por dentro de outras dicas para a melhor gestão da sua unidade franqueada, não deixe de acompanhar o nosso blog.