A comunicação é algo fundamental mesmo desde antes do início da formação da sociedade tal como conhecemos hoje. Isso pois, ela serve para que possamos transmitir e captar ideias e informações.
Para se ter uma ideia, desde o período paleolítico, primeiro período da Pré-História, os hominídeos já se comunicavam através de gestos, gritos e símbolos.
Com o passar dos tempos, a linguagem e a comunicação foram evoluindo até chegar no que conhecemos hoje.
Por questões de necessidade, a comunicação foi mudando e com isso apareceram novas vertentes, como a de que vamos falar nesse texto: a comunicação empresarial.
O que é comunicação empresarial
A comunicação empresarial, é a forma que a empresa passa suas informações para o público geral, e a forma como as interpretam.
Trata-se de algo fundamental, afinal de contas é através dela que os colaboradores saberão como devem agir e se portar no ambiente empresarial.
Além disso, a comunicação dentro do ambiente empresarial também é indispensável para que haja a promoção da imagem da marca.
Lembre-se: quanto melhor for a sua comunicação, mais fácil será a conexão com os clientes e colaboradores.
Vantagens de uma boa comunicação empresarial
Além da comunicação ser importante para que a empresa se conecte com seus clientes e colaboradores, ela também pode trazer mais benefícios, como por exemplo:
Engajamento dos colaboradores
Quanto melhor e mais desenvolvida for a comunicação dentro da sua empresa, mais engajados serão os seus colaboradores.
Isso acontece pois, quando as empresas se comunicam de forma efetiva com o seu time, isso aumenta a sensação de pertencimento e a motivação.
Como sabemos, quanto mais motivados os colaboradores, melhores os resultados.
Sem espaço para rumores e fofocas
Provavelmente você já deve ter ouvido alguma história sobre determinada empresa e não soube se era verdade ou não.
Quando um negócio estabelece uma boa comunicação empresarial, não há espaço para esse tipo de coisa, afinal, todas as informações ficam claras ao público.
Dificuldades da comunicação empresarial
Além das vantagens que mencionamos, ainda existem outras que a comunicação empresarial pode trazer. Contudo, assim como tudo que envolve uma estratégia, existem algumas dificuldades.
Podemos citar, por exemplo, as barreiras semânticas, ou seja, barreiras de entendimento e significado.
Isso pois, algo que está totalmente claro para algumas pessoas, pode não ter a mesma característica para outras.
Por isso, utilize uma linguagem de fácil entendimento, priorizando, ao invés da formalidade, o entendimento.
Outra dificuldade encontrada na comunicação dentro das empresas, são as barreiras geográficas. Isso ficou ainda mais claro durante a pandemia e o home-office.
Sim, é inegável que a internet rompeu diversas barreiras, no entanto, problemas como conexão ruim, ruídos e etc podem dificultar, e muito, o entendimento de algumas informações.
Importância da comunicação empresarial para as franquias
Você já deve ter visto aqui no Mercadão, que manter um padrão dentro de todas as unidades franqueadas é algo fundamental. Sendo assim, nesse setor, uma boa comunicação empresarial é ainda mais importante.
Afinal de contas, não é interessante que os clientes e colaboradores recebam uma informação diferente de cada unidade, já que isso pode diminuir a confiabilidade da marca.
Conclusão
Como podemos notar através do texto, existem diversas vantagens ao adaptar a comunicação empresarial do seu negócio. No entanto, existem também algumas dificuldades.
Sendo assim, você deve identificar quais são as prioridades da empresa e o que você deseja alcançar ao implementar uma melhor comunicação.
Outra dica é que você questione seus colaboradores sobre o que eles acham do compartilhamento de informações no dia a dia. Sabendo disso, utilize uma linguagem clara e que não deixe dúvidas.
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