Comportamento do consumidor: entenda

Escrito por: Mercadão dos Óculos. Última atualização: 10/11/2021. Mercadão dos óculos

Podemos entender o termo “comportamento do consumidor”, como tudo aquilo que influencia a decisão de compra e a forma de consumir das pessoas.

Ou seja, é o comportamento do consumidor que faz cada pessoa decidir o que vai consumir. Assim como de qual marca vai comprar, qual produto é o mais interessante, os canais que ele realiza as suas compras, etc.

Consumimos determinados produtos pois eles são atrativos, suprem nossas necessidades, gostamos da marca, está na moda e entre outros diversos fatores. 

Com a era digital e com tantas propagandas espalhadas pelas redes sociais, existem ainda mais motivos que influenciam a forma como compramos. 

Portanto, é importante que os empreendedores entendam como funciona o comportamento do consumidor e quais são as variáveis que os influenciam. 

Por isso, neste texto, vamos te mostrar quais são os fatores que influenciam no comportamento do consumidor. Não deixe de conferir! 

Sumário do artigo: 

  • Entenda mais a fundo o que é o comportamento do consumidor;
  • Conheça os fatores que influenciam no comportamento do consumidor;
  • Fatos que influenciam os consumidores a investir em franquias.

Entenda mais a fundo o que é o comportamento do consumidor

Podemos definir o comportamento do consumidor como um conjunto de fatores, preferências, contexto social e decisões. Decisões essas, que influenciam diretamente a decisão de compra das pessoas.

Além disso, o comportamento do consumidor também nos mostra como toda a população mundial está consumindo em uma determinada época. 

Com a análise do comportamento do consumidor, portanto, as empresas conseguem direcionar suas campanhas de marketing, criar produtos inovadores e definir seu posicionamento no mercado. 

O comportamento dos consumidores muda ano a ano! Por isso, é necessário que os profissionais de marketing façam pesquisas de mercado para descobrir as principais tendências de cada ramo.

Para mapear as tendências, as empresas investem em pesquisas de mercado e em coleta de dados.

As pesquisas serão capazes de entender o que os consumidores estão buscando naquele momento. E consequentemente, o que as marcas precisam fazer para que as pessoas comprem seus produtos.

Conheça os fatores influenciam no comportamento do consumidor

Apesar de cada consumidor tomar decisões individuais, todos são influenciados pelo contexto social em que está inserido e por todas as variáveis que citamos acima. 

A seguir, vamos te apresentar os principais fatores que influenciam no comportamento dos consumidores. 

1 – Fatores culturais 

  • Cultura:

Ao longo da vida, as pessoas adquirem um conjunto de valores, percepções, preferência e comportamentos.

Esses comportamentos, por sua vez, são responsáveis por influenciar diretamente os hábitos.

  • Subcultura: 

A subcultura é um conjunto de particularidades culturais de um pequeno grupo, que se diferencia do padrão da sociedade em geral.

São subculturas os valores que diferem religiões, regiões demográficas e grupos raciais, por exemplo. 

  • Classe social: 

A classe social é composta por um grupo de pessoas que fazem parte do mesmo estrato social. Ela consiste em divisões que têm perdurado por toda a história da sociedade.

As classes sociais se dividem de acordo com suas atitudes e posses.

2 – Variáveis sociais

  • Grupos de referência: 

Os grupos de referências, ou grupos formadores de opinião, são aqueles com pessoas capazes de influenciar nossos sentimentos, pensamentos, e nosso comportamento enquanto consumidores.

Podemos dividir em dois grupos. Informais, que são os compostos por pessoas que têm maior afinidade entre si, ou, além disso, como formais (sociedades religiosas, ambiente de trabalho, etc.).

  • Família: 

O grupo da família é o grupo de referência que mais influencia no comportamento do consumidor. Afinal, ´e o grupo com o qual ele tem mais contato.

  • Posições sociais: 

Durante toda a vida, as pessoas participam de determinados ciclos sociais e, com base nisso, assumem determinadas posições na sociedade. 

Isso faz com que elas acabem consumindo produtos e serviços compatíveis com a classe social a qual pertencem, por exemplo.

3 – Variáveis pessoais

  • Idade

Com o passar dos anos, nossos desejos e necessidades vão se transformando, portanto, nossa forma de consumir também se modifica.

  • Ocupação 

A profissão de cada um é mais um ponto de influência no comportamento do consumidor.

  • Condição financeira 

A condição financeira, é composta pelo patrimônio, renda disponível, condições de crédito, etc. ou seja, pela quantidade de dinheiro que nós possuímos.

Justamente pelo fato do dinheiro ser o que precisamos para adquirir bens, ele é um dos pontos que mais influencia em nosso comportamento de compra.

  • Estilo de vida

Atividades físicas e artísticas, interesses e opiniões com relação a produtos e serviços também levam o consumidor a comprar.

  • Personalidade 

A personalidade de cada indivíduo é uma variável que também influencia o comportamento do consumidor. 

4 – Aspectos psicológicos

  • Motivação 

A motivação é o que leva o consumidor a concluir uma compra para satisfazer suas necessidades ou vontades.

  • Percepção: 

A percepção é o processo pelo qual o indivíduo seleciona, interpreta e estrutura todas as informações que recebe. 

Esse estímulo não depende apenas de reações físicas, mas também da relação desses estímulos com as necessidades do momento. 

  • Crenças e atitudes: 

Essa variável corresponde ao posicionamento psicológico, seja ele positivo ou negativo, do consumidor diante de suas escolhas de compra.

  • Aprendizagem:

A aprendizagem é todo o tipo de conhecimento que o consumidor adquiriu diante de suas experiências de vida. Ou seja, que provocam mudanças em seu comportamento.

Fatos que influenciam os consumidores a comprar em franquias

Como você pode perceber, existem inúmeras variáveis que influenciam diretamente o comportamento dos consumidores.

Por isso, é tão importante que a sua rede de franquias esteja sempre se atualizando e criando soluções inovadoras para conquistar mais clientes.

Conheça agora algumas das principais tendências de comportamento que acompanham os consumidores de franquias. Elas são, por exemplo:

1 – Posicionamento da marca no mercado 

Já citamos aqui neste texto que a forma como as marcas se posicionam no mercado influencia na decisão de compra dos consumidores. 

Por conta disso, uma das principais tendências dos consumidores do franchising é a valorização das marcas que se posicionam de forma positiva e transmitem autenticidade.

2 – Propostas inovadoras também afetam o comportamento do consumidor

Com o avanço da tecnologia, as pessoas estão cada vez mais ligadas às inovações.

Portanto, a inovação deve ser um diferencial da sua marca e não apenas um detalhe.  

Estude os mercados internacionais e, além disso, busque o que as grandes empresas estão criando de mais tecnológico para tentar enquadrar no seu negócio.

3 – Conteúdos que agregam valor

Os consumidores não buscam apenas comprar um produto, além disso, eles também estão atrás de uma experiência satisfatória ao adquirir algo.

Essa relação de troca de experiência entre o consumidor e as marcas começa quando o consumidor identifica um problema e busca pela empresa para solucioná-lo.

Sendo assim, não deixe de se posicionar nas redes sociais. 

Poste sempre conteúdos que tiram dúvidas, proponham soluções e, além disso, mostrem como o produto pode ser perfeito para resolver as dores dos consumidores. 

Ser bem visto nas redes socais e na internet é algo que vai influenciar os consumidores a escolher sua marca.

4 – Comunicação próxima 

A forma como as empresas se comunicam com seus clientes tem cada vez mais valor para as pessoas.

Por isso, ter uma comunicação pessoal com seus clientes é essencial para influenciar as tomadas de decisão dos mesmos. 

5 – Integração e mobilidade também influenciam o comportamento do consumidor de franquias

Com a era dos aplicativos acontecendo, uma das principais tendências de comportamento do consumidor é buscar por marcas que tenham apps próprios.

Além disso, franqueadoras que oferecem soluções de atendimento e de pagamento que se adequam a todos os dispositivos móveis também saem na frente.

E aí, curtiu este artigo? Conte para a gente aqui nos comentários se você conseguiu aprender algo conosco! 

Indicação de leitura: As melhores estratégias de marketing para franqueados.