Você está pensando em abrir um negócio próprio e considera comprar uma franquia? Há muitas histórias de empreendedores que apostaram no setor e tiveram sucesso na vida profissional.
Mas diante de tantas possibilidades que ele oferece, é preciso saber como comparar franquias de acordo com a sua realidade para escolher a mais adequada.
Preparamos este post exatamente para ajudar você nessa empreitada. Continue lendo e saiba o que levar em conta antes de fazer esse investimento que pode ser um divisor de águas na sua vida!
Área de atuação
Ter interesse pela área de atuação, é fundamental antes de comprar franquia. Portanto, pesquise segmentos que tenham a ver com seu estilo de vida, gostos pessoais e expertise.
Se você gosta de gastronomia, pode se associar a uma rede de alimentação. Caso prefira trabalhar com varejo, as lojas de rua podem ser ótimas opções.
Qualidade do produto
Ninguém quer colocar seu dinheiro e nome em um negócio sem credibilidade, não é mesmo?
Por isso, procure conhecer a fundo os produtos que cada franquia oferece aos franqueados e ao cliente final. Na posição de consumidor, você ficaria satisfeito? Pense nisso!
Trabalhar com produtos variados e de qualidade ajudará a sua futura empresa a ter um bom posicionamento no mercado, a conquistar e fidelizar clientes e, além disso, de poupar você de possíveis transtornos causados por defeitos nas mercadorias ou insatisfação dos consumidores.
Suporte
Quando nos associamos a uma rede, esperamos receber instruções dos franqueadores, afinal, eles estão no ramo há mais tempo e têm bastante experiência para compartilhar — essa é uma das grandes vantagens de se investir em um modelo de negócio que já foi testado.
Na hora de escolher uma rede para se associar, portanto, procure saber se ela oferece o suporte necessário aos novos franqueados e como funciona esse processo.
Tudo isso vai minimizar os riscos do negócio, uma vez que você não precisará cometer os erros já corrigidos.
Saúde financeira da franquia
Essa é uma via de mão dupla. Assim como o franqueador vai querer comprovar que o novo parceiro tem condições financeiras para arcar com o novo negócio, o franqueado também precisa ter acesso a esse tipo de informação.
Afinal, ninguém investe pensando em ter pouco retorno, não é mesmo?
A franqueadora deve garantir, entre outras coisas, que o plano de negócios apresentado é viável e expor dados que comprovem que ela consegue atender às necessidades da rede.
Essas informações devem constar na Circular de Oferta de Franquia (COF). Na hora de comparar duas ou mais opções, escolha a que tiver maior taxa de rentabilidade e lucratividade.
Viu como comparar franquias não tem mistério? E para facilitar ainda mais a sua tomada de decisão, apresentamos a você o Mercadão dos Óculos.
Somos uma rede que trabalha com produtos de alta qualidade e fabricação própria, com margem bruta de até 300%.
Também temos uma Universidade Corporativa para capacitação e oferecemos treinamentos online e presenciais, além de rápido retorno do investimento. Oportunidade de ouro batendo na sua porta, hein?
Agora que você já sabe como comparar franquias, entre em contato conosco para conhecer melhor o nosso modelo de negócio!