Como vender mais e melhor: 5 dicas para usar na sua ótica

Escrito por: Mercadão dos Óculos. Última atualização: 29/09/2021. Franquias

Você sabia que o primeiro passo para você vender mais na sua ótica é fazer uma boa gestão de venda?

Isso porque, vender é muito mais do que apenas oferecer um produto ou serviço para o seu cliente e receber o dinheiro em troca do que foi ofertado.

O conceito de oferta e procura não está errado, mas ele também não passa a visão real do que deve ser uma venda.

O mercado está cada vez mais competitivo, por isso, se você não fizer um trabalho bem feito e uma boa gestão de venda, os seus clientes vão procurar outros lugares que façam isso.

Diante desse cenário, podemos concluir que o ato de comprar está relacionado a confiança na marca, credibilidade que a empresa passa, fidelização e resolução das dores dos clientes.

Tudo o que citamos acima, são coisas que você deve levar em consideração se quiser vender mais na sua ótica.

Para te ajudar a vender mais na sua ótica e alinhar a sua gestão de vendas, criamos esse artigo. 

Neste texto, você vai encontrar 5 dicas de como vender mais e melhor na sua ótica, sendo elas:

  • Conheça seu produto e as dores do seu público; 
  • Passe confiança na hora de vender seu produto; 
  • Seja sincero a respeito do seu produto; 
  • Ouça o que seu cliente tem a dizer; 
  • Invista no relacionamento pós-venda.

5 dicas que vão te mostrar como vender mais e melhor na sua ótica 

1) Conheça seus produtos e as dores dos seus clientes

Para vender mais na sua ótica é preciso que seus vendedores dominem o seu processo de vendas, a forma como os pedidos são enviados para o laboratório etc.

Mas além disso, eles devem entender as dores dos seus clientes, para sempre conseguir oferecer o melhor a eles.

Um grande diferencial do time de vendas é quando eles entendem sobre as patologias ligadas a visão. Isso fará com que eles criem uma conexão mais próxima com os clientes e a venda será feita com excelência.

Conhecer a fundo os diferenciais dos produtos comercializados também podem trazer resultados positivos para sua ótica.  

2) Passe confiança na hora de vender seu produto

De certo modo, podemos dizer que fazer uma venda é algo bastante simples: basta oferecer um produto/serviço de forma gentil e convincente para o cliente e esperar que ele compre.

Mas o que nós não podemos esquecer na hora de praticar uma venda, é que o cliente precisa confiar no vendedor e no que ele está falando sobre o produto. 

Pois, a partir do momento em que o cliente sente que o vendedor está oferecendo o melhor produto que você possui na ótica, fica mais fácil dele tomar a decisão de compra-ló. 

Para criar esta relação de confiança, é ideal que o vendedor escute as dores do cliente, entenda suas necessidades e depois mostre os produtos que tem para vender e que se encaixam no que foi pedido. 

3) Para vender mais é preciso que você seja sincero com os clientes 

É muito importante que nenhum vendedor finja entender sobre os problemas oftalmológicos ou sobre os benefícios dos produtos que ele está tentando vender. 

Por isso, se você quiser vender mais em sua ótica, peça para que seus vendedores sejam sempre sinceros com os clientes. 

Caso algum vendedor não saiba nada sobre os produtos ou sobre as dores dos clientes, ele pode conversar com outros vendedores para tentar resolver a situação. 

Uma resposta errada pode gerar inúmeros conflitos e fazer com que o cliente se sinta inseguro em comprar no estabelecimento. 

4) Para vender mais, ouça tudo aquilo que o seu cliente tem a dizer 

Precisamos dizer que para vender mais na sua ótica, é essencial que os seus vendedores sejam bons ouvintes.

A maioria das pessoas que procuram uma ótica precisam falar sobre o seu problema para encontrar uma solução específica. 

Por conta disso, o seu vendedor deve ouvi-las atentamente antes de tentar vender algo. 

Se por um acaso o cliente já tiver feito um orçamento em outra ótica, é preciso que o vendedor ouça as informações dos produtos dos concorrentes, para convencer o cliente que os seus produtos são melhores.

A escuta também fará com que seu cliente sinta que o vendedor está realmente interessado em ajudá-lo a resolver a situação e isto torna-se um diferencial competitivo. 

5) Invista no relacionamento pós-venda 

Pelo menos uma vez por ano, pessoas com problemas oftalmológicos precisam se consultar com o oftalmologista.

Portanto, invista no relacionamento pós-venda e tente criar um vínculo próximo com o seu cliente.

Para manter o relacionamento pós-venda e fidelizar o cliente, você pode realizar pesquisas de satisfação e até mesmo oferecer promoções e descontos para que ele volte a comprar em seu estabelecimento.

Bom, essas foram as nossas dicas para te ajudar a vender mais em sua ótica. Esperamos que elas sejam úteis e alavanquem seu negócio!

Gostou do conteúdo? Sim?! Então, continue navegando no blog do Mercadão dos Óculos e descubra: 4 dicas essenciais para a gestão de documentos em sua ótica.