Os negócios não vão bem? Ou o ritmo de trabalho anda sendo muito maior do que você pensava? A rentabilidade está baixa?
Isso são alguns dos problemas mais comuns com empreendedores que empregam tempo e energia em algo, mas que por alguma razão, não veem retorno. Então, o que fazer para ter uma franquia de sucesso?
Para começar, é fundamental entender que uma franquia saudável não está necessariamente associada a apenas um fator específico.
Na verdade, em grande parte das vezes, trata-se de um conjunto de variáveis que precisam ser harmonizadas.
Isso pode passar por questões como a equipe certa, organização e gestão da marca, projeções, objetivos e metas que sejam, de fato, alcançáveis etc.
Pensando em ajudar você a ter uma franquia de sucesso, listamos algumas dicas que fazem toda a diferença nessa estratégia. Confira abaixo!
Tenha uma boa gestão administrativa e financeira
Se há uma área dentro de uma empresa que precisa de atenção e cuidados redobrados elas são a administrativa e financeira.
Isso porque, é nesse setor que algumas das decisões mais importantes ocorrem. Como por exemplo: o começo ou fim de uma temporada de vendas promocionais, equilíbrio entre salários e rendimentos, contratos, entre outros.
Por isso, quando estiver pensando em reestruturar ou começar algo, é preciso primeiro focar em uma boa gestão administrativa.
Além do mais, isso ajuda a ter uma franquia de sucesso, já que tendo uma base bem-organizada e com profissionais capacitados para priorizar números e foco no crescimento, o negócio tende a ir para frente.
Priorize o atendimento ao cliente
Provavelmente você já deve ter notado que, a cada ano, o atendimento ao cliente ganha destaque entre os empreendedores.
O motivo? O consumidor está muito mais exigente. Ou seja, pesquisa bastante antes de decidir o que e onde comprar, e preza, como nunca, um atendimento ágil, atencioso e inteligente.
Aliás, é bom frisar que um bom atendimento cria uma completa experiência do cliente – o que também anda em alta e se mostra como principal tendência de agora em diante.
Nesse momento, é essencial acompanhar o comprador em todas as etapas da sua jornada de compras. Por isso, fique atendo desde a parte da pesquisa, às dúvidas, com sugestões, conselhos na venda e no pós-venda.
Também cabe o uso das novas tecnologias para oferecer atendimento 24/7, como no uso de chatbots ou de SAC 3.0, o feito pelas redes sociais.
Hoje, muitos brasileiros estão conectados por horas em plataformas como Facebook e Instagram e tem experimentado realizar compras e buscas por atendimento direto por lá. Por isso, é bom estar preparado!
Invista em um setor de Recursos Humanos bem-estruturado
Para evitar problemas como um turnover elevado, insatisfação dos colaboradores, conflitos entre equipes, jornadas de trabalho longas demais, profissionais sem ânimo para trabalhar, entre outros, um bom setor de Recursos Humanos pode ajudar muito mais do que você imagina.
Afinal, fazer a gestão de capital humano é importante para toda empresa.
O ideal é que você conte com uma equipe estruturada, que tenha habilidades e domínios nos mais variados desafios envolvendo a gestão de colaboradores.
Ao mesmo tempo, é fundamental ter uma boa comunicação com esse setor, fazer constantes reuniões para verificar como tudo está caminhando, e sempre estimular iniciativas criativas e inovadoras.
Construa uma boa relação com o franqueador
O franqueador é aquele que vai ajudar a sua franquia a se manter saudável, rentável e vai indicar quais são as melhores práticas a seguir.
Vale destacar ainda que o franqueador tem um papel importante em vários momentos: desde a construção da loja, até a treinamentos necessários, apoio financeiro e de mercado e muito mais.
Portanto, faça o possível para estar sempre em contato.
Demonstre que você tem grandes planos para a marca, procure por ajuda quando precisar e troque informações e experiência que possam ajudar a empresa como um todo — além de outros franqueados que podem estar passando pela mesma situação.
Aposte em planos de negócio e de marketing bem-definidos
“Quem não comunica se trumbica”, essa frase é um clássico do Chacrinha, artista que até hoje é lembrado no Brasil como um dos maiores comunicólogos de todos os tempos.
Ele tinha razão: a comunicação é a alma do negócio e em tempos de redes sociais, e-commerce, vendas por aplicativos (como o WhatsApp), apostar no marketing é contar com um aliado poderoso.
Não apenas isso, mas um plano de negócio que tenha bem-definidos metas, objetivos, passos e ações de marketing, conta para um crescimento de marca que chama a atenção.
Esse é um dos detalhes que impulsionam as estratégias de como ser ter uma franquia de sucesso, não só por um período, mas sempre — mesmo em épocas difíceis, como as de recessão.
Fomente o treinamento e capacitação contínuos
Isso envolve o treinamento de todos: da equipe à gestão. Lembre-se que um profissional bem-capacitado, atualizado e que domina o que está vendendo tem muito mais chances de fidelizar o cliente.
Além disso, também saberá como lidar com situações difíceis ou vendas mais complicadas, ou quem sabe reclamações e críticas por parte do consumidor.
Uma dica é oferecer cursos de aprimoramento a cada 3 meses ou sempre que tiver o lançamento de um novo produto, ou serviço.
Aposte ainda em feedbacks frequentes, visando ajudar colaboradores que estão com alguma dificuldade, e parabenizar quem está se saindo bem — seja em vendas, apoio aos colegas da equipe, ao trazer ideias inovadoras etc.
Há também a possibilidade de fazer parcerias com escolas de idiomas, por exemplo.
Existem boas opções de cursos in company que levam o professor até a franquia, em horários pré-determinados, e formam grupos de alunos para o aprendizado de línguas como o inglês e espanhol.
Após conferir todas as dicas acima, outra recomendação para saber como ter uma franquia de sucesso é, sem dúvidas, contar com um líder que tenha papel de influência entre a equipe.
Isso impacta positiva e diretamente no crescimento do negócio e precisa ser pensado como algo fundamental desde o início. Lembre-se também de manter sempre um diálogo aberto com essa pessoa para uma troca contínua de informações sobre a empresa.
O que achou do nosso conteúdo? Se precisar de ajuda para aplicar essas dicas na sua franquia, entre em contato conosco!