Como fazer um plano de negócios para investir em mais de uma franquia

Escrito por: Mercadão dos Óculos. Última atualização: 31/08/2018. Franquias

Como fazer um plano de negócios para investir em mais de uma franquia? Nós, que temos perfil empreendedor, estamos sempre de olho no futuro dos nossos investimentos.

Enquanto damos os primeiros passos para abrir um negócio, já queremos saber como fazer para expandi-lo mais tarde.

Por conta disso, vamos explicar a importância de se elaborar uma estratégia antes de empreender e também daremos dicas de como fazer um plano de negócios para franquia.

Continue a leitura deste post e aproveite as dicas!

O que é um plano de negócios e qual sua importância?

Um plano de negócios nada mais é do que um conjunto de procedimentos organizados como um passo a passo que guia nossas ações na abertura, manutenção ou expansão de nossos negócios.

Essas estratégias não são criadas do nada! Pelo contrário, elas são consequências de uma pesquisa de concorrência e do comportamento de consumo do público-alvo, especificamente, no setor no qual desejamos atuar.

A sua principal utilidade é nos guiar na gerência de nossos empreendimentos.

Dessa maneira, ao final de cada etapa, ou quando nos depararmos com algum problema, teremos uma ideia clara do que fazer em seguida.

Essa ferramenta é muito importante para evitar ações irrefletidas ou impulsivas que possam trazer prejuízos para o negócio.

Um estudo da Franchise Solutions demonstra a importância de ter um plano de negócios prévio à abertura de um empreendimento franqueado.

Segundo a pesquisa, os motivos que levam as empresas a fecharem as portas e seus respectivos percentuais são:

  • 31% por conta de um ponto comercial inadequado;
  • 19% porque enfrentam dificuldades com capital de giro;
  • 19% por falta de treinamento;
  • 14% devido à concorrência;
  • 8% em decorrência da sazonalidade.

Todos esses obstáculos, assim como as maneiras de superá-los, podem ser previstos em um plano de negócios bem formatado.

Quais as principais vantagens de investir em mais de uma franquia?

Se você já tem uma franquia, deve se questionar sobre a necessidade de investir em mais de uma. Afinal, se o negócio está indo bem agora, por que partir para a abertura de uma nova loja?

Apesar de parecer uma estratégia arriscada, existem algumas vantagens que o empreendedor deve conhecer antes de tomar uma decisão definitiva, ou mesmo se quiser reconsiderar a ideia de inaugurar uma nova loja. Confira abaixo algumas delas.

Diversificação dos investimentos

Em qualquer investimento — seja em franquias, seja em bolsa de valores —, diversificar é a tática mais recomendada.

É a única maneira que o investidor tem de blindar suas aplicações contra riscos e movimentações do mercado que podem impactar seus ganhos.

Se um ativo apresentar perdas, outro pode ter alta e evitar perdas mais sérias. Com as franquias, não é diferente.

É natural que uma determinada loja passe por um período difícil, enfrentando baixa nas negociações e se vendo diante do desafio de conquistar clientes e ampliar as vendas para se manter em atividade.

No entanto, caso o empreendedor gerencie outra unidade ou mesmo franquia de marca diferente, continuará obtendo retorno mesmo quando houver dificuldades financeiras no primeiro empreendimento.

Lucros mais significativos

Não é apenas em um cenário de crise que investir em mais de uma franquia se apresenta como uma opção salvadora. Quando a empresa obtém lucros continuamente, a diversificação pode trazer ainda mais ganhos.

No mercado de franquias, como sabemos, existe uma previsão para que os resultados financeiros de determinada unidade superem o investimento inicial e se tornem lucros.

Não é diferente no caso de uma segunda franquia sob a gestão de um mesmo empreendedor, por exemplo.

Quando duas ou mais unidades têm o ROI garantido, o lucro líquido é maior e pode, inclusive, ser reinvestido. Garantindo, dessa forma, maior rentabilidade e assentando as bases de uma vida financeira e profissional bem-sucedida.

Expansão com segurança

Nenhuma atividade empreendedora é isenta de riscos. Seja uma franquia ou uma marca própria, por exemplo, sempre que um novo negócio sai do papel, se coloca à prova contra todas as adversidades do mercado.

É nesse cenário que um bom empreendedor se destaca.

Mas os números não mentem: enquanto 5% das franquias fecham as portas em até 24 meses após sua inauguração, a taxa de mortalidade de empreendimentos próprios gira em torno de 23%, de acordo com dados do Sebrae e da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Ou seja, a chance de uma unidade franqueada ter sucesso é quase cinco vezes superior. Assim, é lógico dizer que investir em mais de uma franquia tem maiores possibilidades de sucesso do que abrir uma nova loja de um negócio próprio.

Como fazer um plano de negócios para expandir?

Para elaborar um plano de negócios para franquia que nos ajude a expandir e enfrentar com sucesso os desafios comuns do empreendedorismo, portanto, devemos levar as dicas a seguir em consideração. Veja só!

Analise muito bem o mercado

O primeiro passo para decidir como expandir seu negócio é analisar o mercado. Nesse sentido, devemos conhecer melhor as marcas já estabelecidas no segmento em que desejamos investir, sem nos esquecermos, é claro, de pesquisar como funciona o mercado de franquias nesse setor.

Devemos estudar ainda o nosso consumidor e aprender mais sobre seu comportamento e sobre seus problemas e desejos, de modo que seja possível expandir nosso negócio de forma coerente.

Entenda os procedimentos jurídicos para a expansão

No modelo de franquias, a expansão depende de arranjos contratuais entre franqueado e franqueador. No entanto, não há grandes diferenças entre abrir uma segunda unidade da mesma franquia e abrir a primeira. É necessário observar os principais instrumentos jurídicos que regem a relação.

O primeiro é a Circular de Oferta de Franquia (COF). Nele, estão contidas todas as informações jurídicas, financeiras e comerciais de uma marca franqueada. Caso você esteja considerando abrir uma segunda unidade, não pense que já sabe tudo sobre o negócio: é necessário observar novamente o COF — em especial, os balanços contábeis, o registro da marca no INPI e as taxas cobradas para o ingresso na rede.

O segundo é o pré-contrato e, por fim, o contrato. É importante observar que existem cláusulas que impedem que o franqueado abra outro negócio de uma marca distinta para competir no mesmo mercado da sua atual franquia. É uma maneira de evitar o uso do know-how obtido durante a parceria comercial com a franqueadora em benefício próprio.

Por outro lado, em geral, não há embaraços para que os franqueados abram uma nova unidade da mesma marca. Na verdade, é tão vantajoso para a franqueadora que algumas oferecem vantagens e benefícios — em tese, o empreendedor que já tem uma loja conta com experiência, relação com a marca e domínio do mercado superiores às de um gestor de primeira viagem.

Analise os manuais de processos e gestão

A maior prioridade numa franquia é a padronização. É extremamente complicado manter o nível de qualidade do serviço em dezenas ou centenas de unidades espalhadas pelo país. Se cada gestor criar seus próprios padrões para aplicar às lojas franqueadas, a marca será frontalmente atingida pela insatisfação dos clientes.

Para manter a qualidade pela qual a própria marca se tornou conhecida entre seu público, é importante seguir os manuais oferecidos pela franqueadora. Se você planeja abrir uma segunda unidade, já deve saber: são muitos manuais.

Nessa hora, a experiência do franqueado que já responde por uma loja fala mais alto. Com a experiência de gestão, o empresário já conhece os procedimentos de implantação, operação, marketing, financeiro e os demais.

Porém, não confie apenas no seu tato e na sua experiência. Vale a pena revisitar os manuais atualizados e checar os processos previstos no novo plano de negócios. Afinal, há erros que são provocados pela arrogância de achar que já se sabe demais.

Elabore estratégias de marketing que integrem as unidades

Ao abrir uma segunda unidade de uma franquia, é importante que uma não “canibalize” a outra — ou seja, que as duas acabem entrando em competição pelos mesmos clientes. Para evitar essa situação, é necessário alinhar a estratégia de marketing de modo que as unidades se integrem.

Por exemplo, se sua loja atual é frequentada por clientes de uma outra região da cidade, talvez valha a pena concentrar seus esforços na abertura de uma unidade na área que se encontra desassistida. Em seguida, trabalhe as ações de marketing para clientes oriundos da região.

Lembre-se de que a franqueadora tem suas próprias estratégias de marketing e pode fazer exigências e recomendações em relação à abertura de uma nova loja por um franqueado.

Utilize a tecnologia para facilitar a gestão da franquia atual

Abrir uma nova franquia pode significar trabalho em dobro. Enquanto uma está plenamente operacional, a outra exige esforços mais incisivos do empresário em relação a tomadas de decisões, como seleção e contratação de pessoal, busca por ponto comercial, negociação de contratos, entre outras.

Com isso em mente, busque o apoio de softwares que automatizem a rotina de gestão e eliminem a necessidade de retrabalho. Alguns exemplos incluem softwares de planilhas, ERP, CRM e produtividade — dê preferência aos que permitem acompanhamento remoto.

Faça projeções para sua empresa

Não é possível prever o futuro e, por isso mesmo, devemos estar preparados para tudo. Nesse sentido, seu plano de negócios deve contemplar diferentes cenários nos quais sua empresa pode se encontrar em um futuro próximo.

Sendo assim, precisamos ter respostas estratégicas tanto para o caso de nossos planos iniciais terem funcionado bem quanto para o caso contrário. É preciso que tenhamos um plano B guardado na manga para podermos sair de situações difíceis com agilidade.

Quite seus investimentos anteriores

Por fim, quando o objetivo é expandir, um plano de negócios para franquia deve considerar se os investimentos feitos já foram cobertos.

Naturalmente, na abertura de nosso primeiro negócio, costumamos gastar uma boa parcela do capital de giro. Para expandir, é preciso saber se esse investimento já retornou ou se ele retornará na velocidade necessária para cobrir os gastos iniciais da nova franquia.

Seja na abertura, seja na expansão, o plano de negócios para franquia tem o mesmo objetivo: organizar as estratégias para agir com responsabilidade e agilidade nos momentos necessários.

A grande diferença é que, ao investir em mais de uma franquia, nós já estamos mais experientes, conhecemos melhor o mercado e temos uma receita de nossa primeira unidade, que fará com que os próximos passos sejam mais rápidos e seguros.

Agora, você já entendeu melhor como fazer um plano de negócios para franquia e tem uma ideia de como inaugurar a sonhada segunda loja. Para receber mais informações relevantes sobre empreendedorismo e franchising, siga-nos no FacebookInstagram e YouTube!