O brasileiro, em linhas gerais, não tem muitas informações sobre investimentos em sua educação formal, o que contribui para um cenário que, durante muito tempo, consistia em juntar dinheiro e aplicar na poupança.
No entanto, essa realidade vem mudando e, por isso, separamos estas dicas imperdíveis para quem quer começar a investir.
Para ter sucesso nessa empreitada, você precisa seguir alguns passos simples, aumentando seu conhecimento sobre o assunto e entendendo não apenas os seus objetivos, mas também as maneiras disponíveis para que o seu capital possa se multiplicar com o passar do tempo.
Continue lendo e descubra como fazer isso!
1. Compreenda os seus objetivos
O primeiro passo para quem quer começar a investir consiste em conhecer os próprios objetivos. Afinal, cada pessoa tem seus anseios, possibilidades, expectativas e demandas, fazendo com o que seja bom para um perfil não seja, necessariamente, bom para outro.
O autoconhecimento, portanto, é imprescindível nesse momento.
Você pode começar verificando qual o orçamento disponível para essa ideia e quanto sobra por mês para dar continuidade.
Muitas pessoas acham que essa é uma equação simples, mas você precisa considerar seu salário líquido e descontar as despesas fixas, além de custos variáveis, que podem ser bem elevados se você não tiver controle.
2. Estude o mercado de ações
Outra das dicas imperdíveis para quem quer começar a investir é estudar o mercado de ações. Esse é um segmento que vem ganhando muito espaço nos últimos anos entre os brasileiros, sobretudo por oferecer a possibilidade de fazer dinheiro rápido e fácil, mas a realidade é que é preciso ter muito conhecimento para que isso seja viável.
Existem opções mais tradicionais e de menor risco, como o Tesouro Direto e as Letras de Crédito Imobiliário (LCI). Nelas, a rentabilidade é maior que a poupança, mas menor do que outras alternativas mais arrojadas.
Para os mais ousados, o day trade pode ser um caminho, mas é recomendável estar muito seguro antes de se arriscar nessa modalidade.
3. Considere ser um franqueado
Por fim, ser um franqueado é, definitivamente, um dos melhores caminhos para quem quer começar a investir.
Existem alternativas muito interessantes e com boa experiência de mercado, que podem dar todo o suporte necessário para que você comece o seu próprio negócio e tenha sucesso no universo do empreendedorismo.
Ao abrir uma franquia você já contará, por exemplo, com o reconhecimento da marca que escolheu e outros benefícios, como estratégias de marketing bem definidas, comunicação visual e até o plano de negócios para o seu processo de estruturação.
Além disso, com os padrões de qualidade estabelecidos, o público irá naturalmente até você.
Como você pôde ver, existem muitas opções para quem quer começar a investir. O mais adequado é conhecer o próprio perfil e escolher com sabedoria. No caso de uma franquia, opte por uma marca com expertise e reconhecimento no mercado!
Gostou de aprender mais sobre o assunto? Então, não deixe de conferir esse outro conteúdo com 3 dicas para quem quer começar a investir!