Calendário de vendas: o que é, quais as vantagens de utilizá-lo e como criar um?

Escrito por: Mercadão dos Óculos. Última atualização: 24/03/2021. Negócios e investimentos

Um calendário de vendas bem elaborado faz parte das estratégias das marcas que alcançam o sucesso.

O recurso permite planejar com antecedência, e inteligência, as ações voltadas para diferentes públicos.

Isso pois, promoções direcionadas no momento certo, podem alavancar as vendas de toda uma rede de franquias.

Promoções como a Black Friday ou o Dia das Mães, por exemplo, e esses resultados fazem toda a diferença ao longo do ano para um negócio.

Além disso, com ele, você vai conhecer melhor o próprio público e fidelizar os atuais consumidores.

Neste artigo, vamos explicar em detalhes o que é um calendário de vendas, suas vantagens para uma rede de franquias e como criar um. Continue a leitura e saiba mais!

O que é calendário de vendas?

Trata-se de um cronograma de ações desenvolvidas pela marca ao longo do ano a fim de atingir resultados.

As datas comemorativas mais importantes para o público-alvo, devem estar no calendário, para que estratégias de vendas de toda a rede sejam específicas para tal.

No mapeamento do calendário de vendas, a equipe deve identificar os dias que guardam mais relação com os produtos e os serviços oferecidos pela marca.

A franqueadora deve considerar o perfil e a cultura dos clientes atendidos. Por exemplo, uma rede de lojas de roupas femininas não tem muita relação com o Dia dos Pais, mas tem com o Dia das Mães.

As datas com potencial de impulsionar as vendas devem ter prioridade nesse calendário.

Quais são as datas mais importantes em um calendário de vendas de uma franquia?

Há datas que apresentam relevância específica para um determinado público, como produtos masculinos no Dia dos Pais.

Porém, existem outras que são importantes para todo o comércio, e que devem ser ressaltadas no calendário de vendas de uma franquia.

Como é o caso do Natal, o Dia dos Namorados e a Black Friday, datas que impulsionam vendas de todos os tipos de produtos.

O Cyber Monday de queima de estoques, a primeira segunda-feira depois da Black Friday, está começando a ser divulgado no Brasil.

Ainda no caso das mercadorias, o Dia das Mães acarreta um grande volume de vendas em diversos segmentos.

O calendário de vendas não deve negligenciar épocas relevantes para o e-commerce, as quais podem pedir campanhas específicas de marketing voltadas para o ambiente virtual.

O Dia do Frete Grátis, comemorado em 26 de abril, é um exemplo.

Como devemos trabalhar o marketing das datas do calendário de vendas?

As datas assinaladas em um calendário de vendas são essenciais para nortear as ações e estratégias do departamento de marketing.

As mais importantes, contudo, pedem ações mais incisivas, como divulgação de promoções e descontos. Por exemplo, peças podem ser veiculadas em banners e nas redes sociais.

Os dias menos relevantes podem ser trabalhados em ações também, mas receberão menos investimentos.

Lembre-se de que o planejamento das ações ao longo do ano é fundamental para o sucesso das estratégias de propaganda e marketing junto aos clientes.

Um calendário de vendas bem planejado e executado traz como principal benefício para uma rede de franquias o incremento das vendas em todas as unidades.

O departamento de marketing precisa aproveitar as oportunidades oferecidas por determinadas datas ao longo do ano, quando o público está mais disposto a consumir.

Quer saber mais sobre a importância da organização do calendário de vendas para uma rede de franquias? Então, não hesite e entre em contato com a gente agora mesmo!