Trabalhar como franqueado é algo que pode acarretar em alguns momentos estressantes. Além disso, dias de cansaço também são comuns dentro dessa realidade.
Apesar de isso ser algo normal dentro de qualquer ambiente de trabalho, quando passa a ser algo recorrente, pode acarretar em diversos problemas, incluindo a Síndrome de Burnout.
Não sabe do que se trata? Então realize a leitura do texto e descubra o que é e como evitar.
O que é burnout?
A Síndrome de Burnout também é conhecida como a Síndrome do Esgotamento Profissional.
Como o próprio nome já indica, trata-se de um problema que atingem principalmente pessoas em ambientes de trabalho estressantes e muito cansativos.
Apesar de ser algo relativamente comum, muitas pessoas têm dificuldades em identificar os sintomas da síndrome.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), existem três fatores para classificar o problema, que são:
- Exaustão e esgotamento de energia;
- Distanciamento mental, negativismo e cinismo relacionado ao trabalho;
- Eficácia profissional reduzida.
Principais causas para o problema
O Burnout aparece, principalmente, em pessoas que trabalham em ambientes muito estressantes, com muitas cobranças e acúmulo de trabalho.
Como evitar o Burnout
Além de procurar aliviar as tensões dentro do ambiente de trabalho, existem algumas outras ações que podem ajudar a prevenir o aparecimento desse problema. São elas:
- Procure ter uma boa noite de sono de pelo menos oito horas;
- Evite levar problemas do trabalho para a casa;
- Tenha uma rotina pessoal organizada;
- Reserve um tempo para aproveitar a família e amigos;
- Tenha momentos de lazer (vá ao cinema, saia para jantar, etc);
- Defina objetivos para a vida pessoal e profissional.
Como evitar o burnout em seus colaboradores
Como franqueado, além de se preocupar com a própria saúde mental, é importante também buscar formas de evitar que o esgotamento atinja os seus profissionais.
Sendo assim, procure reestruturar o ambiente de trabalho, de forma que ele seja mais leve e descontraído. Mas lembre-se, isso não significa menores responsabilidades, apenas cobranças mais brandas.
Uma outra forma de fazer isso, é criando momentos de descanso e distração para os seus funcionários, de forma que eles possam se desligar momentaneamente das suas responsabilidades trabalhistas.
O que fazer ao notar os sintomas
Se perceber que você ou algum colaborador está apresentando sintomas dessa síndrome, é fundamental procurar ajudar psicológica!
Quanto antes isso acontecer, melhor, afinal de contas, o burnout pode levar, inclusive, à depressão.
Conclusão
Como foi possível concluir através do texto, o burnout pode atingir qualquer pessoa que esteja sobrecarregada com o trabalho.
Sendo assim, é muito importante ter atenção aos sintomas e procurar ajuda ao menor sinal de alerta.
Caso queira ficar por dentro de mais dicas para melhorar o ambiente de trabalho na sua unidade franqueada, não deixe de acompanhar o nosso blog!