Branding: o que é e qual sua importância para redes de franquia?

Escrito por: Mercadão dos Óculos. Última atualização: 06/08/2021. Franquias

Você já deve saber que o sucesso de uma marca vai muito além do que ela oferece, certo?

Muitas empresas oferecem um bom produto, e mesmo assim não conquistam o público. Por que será que isso acontece? Em suma, as marcas mais queridas pelo público têm um branding forte e de qualidade.

Pensando nisso, preparamos este post para te ajudar a entender melhor:

  • O que é Branding;
  • Por que as franquias devem preocupar-se com isso;
  • Como as estratégias de Branding colaboram para a fidelização do cliente;
  • Qual é a relação entre Branding e padronização.

Continue acompanhando a leitura e descubra!

Branding – o que é?

Imagine que você está dirigindo por uma cidade desconhecida, à procura de um lugar para jantar.

Ao passar por uma avenida movimentada, no entanto, você vê de longe uma grande letra M, amarela e vermelha.

Sem citar o nome do restaurante, você já sabe de qual marca estamos falando, certo? Bem, isso acontece porque o branding do McDonald’s realmente funciona.

Mas, afinal, o que é branding? Também conhecido como gestão de marcas, trata-se de um conjunto de estratégias que determinada marca usa para ser reconhecida e bem-vista pelo seu público, tornando-se, assim, referência no segmento.

Uma gestão de marcas de qualidade busca não só proporcionar sentimentos positivos aos seus consumidores, mas também criar uma relação de confiança com eles.

Lembre-se: as pessoas compartilham, com frequência, suas experiências de compra, sejam elas positivas ou negativas. Por isso, é essencial oferecer encantamento para seus clientes.

Qual a importância da gestão de marcas para as franquias?

Para ter credibilidade, é crucial que a marca apresente seus valores ao mercado — isso funciona como justificativa para que o cliente consuma na sua loja, e não na concorrente.

Esse posicionamento consegue, inclusive, fazer com que o público pague mais pelo seu produto do que pagaria em outros lugares, e mesmo assim continue comprando de você.

Isso tudo é resultado de um trabalho de branding bem feito e demonstra a importância de investir nesse tipo de ação.

Afinal, quanto mais os clientes entenderem e valorizarem o posicionamento da sua marca, maiores as chances de sucesso da sua empresa.

Além disso, quando falamos em franquias, um branding poderoso acaba sendo ainda mais importante. Afinal, o franqueado replica o mesmo modelo de negócio na sua unidade.

Sendo assim, é essencial seguir as normas e diretrizes da franqueadora, a fim de padronizar os produtos e serviços oferecidos.

Dessa maneira, para ser reconhecida e vista no mercado como uma só marca, uma rede de franquias precisa trabalhar bem suas estratégias de branding.

Como essa estratégia contribui para a fidelização de clientes?

Um desejo de todos os empreendedores é ter clientes evangelizadores, aqueles que criam uma ligação tão forte com a marca que acabam divulgando o seu trabalho de maneira espontânea.

Para chegar a esse patamar, a empresa precisa passar muita confiança e corresponder às expectativas do público — ou, ainda, superá-las.

Partindo desse pensamento, fica clara a importância do trabalho de branding para fidelizar os clientes.

Ele transforma o simples ato de comprar em uma experiência única para o público, que passa a enxergar a marca de forma diferente, e a associá-la a sentimentos positivos.

Qual a relação entre o branding e a padronização?

No caso das franquias, o reconhecimento de marca está diretamente ligado à padronização.

É importante que todas as unidades de uma rede usem as mesmas cores, uniformes, mobiliário etc. — assim, elas são facilmente identificadas em meio à concorrência.

Imagine uma pessoa dentro de um shopping, disposta a comprar algum produto. Diante de tantas opções de lojas, talvez ela fique confusa e não consiga escolher apenas uma para entrar, não é mesmo?

Esse exemplo deixa bem clara a importância do branding da franquia.

Ao reconhecer um estabelecimento como parte de determinado grupo, o cliente associa aquele lugar à experiências positivas e há mais chances de escolhê-lo para comprar.

A padronização também ajuda na valorização do ponto de venda, que é a parte da loja onde os clientes circulam em meio aos produtos.

Disposição estratégica dos produtos, comunicação visual e treinamento da equipe que estará em contato direto com o consumidor são algumas das ações que podem contribuir com esse setor.

Deu pra entender o que é Branding?

Um trabalho eficaz de branding de franquia tem o poder de consolidar uma marca e melhorar a sua reputação no mercado.

Com um planejamento bem estruturado, essas ações podem trazer o resultado que qualquer empreendedor deseja: uma relação valiosa com seu consumidor.

Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado a entender melhor o processo de gerenciamento de marcas. Mas, se ainda tiver alguma dúvida, fique à vontade para deixar nos comentários.