Observação e crítica são dois fatores fundamentais para o sucesso de qualquer negócio de franchising. Não para copiar ou espionar, mas para realizar o famoso benchmark em franquias.
Essa é uma forma de saber exatamente o que deu certo e o que deixa a desejar em sua empresa. Afinal, insights são sempre essenciais para transformações e melhores resultados. Mas como esse processo funciona? A seguir, conheça mais sobre o assunto!
O que é benchmark?
Na tradução em português, “benchmark” significa “ponto de referência”. Essa prática permite que empreendedores conheçam métodos, produtos e serviços praticados pela concorrência. É uma forma de avaliar o mercado para descobrir o que vem dando certo e encontrar formas de aplicar as descobertas dentro da sua realidade.
Em franquias, esse processe é tido como uma espécie de autocrítica. Isso porque, apesar de ser um modelo pronto, não quer dizer que o seu negócio deve ficar estagnado. É fundamental evoluir e essas ideias podem ajudar.
Vale dizer que não há uma periodicidade fixa para fazer benchmark. Mas é interessante que ele aconteça pelo menos uma vez no ano, ou quando a empresa decidir que precisa passar por mudanças.
Em relação a outras organizações que tenham uma atuação que você admira, vale a pena acompanhá-las de perto com maior assiduidade.
Qual é a sua importância?
O mercado de franquias cresce a todo momento. Isso significa que se torna próspero, mas também competitivo. Sendo assim, o benchmark em franquias é importante para que a empresa defina o direcionamento ideal para garantir sucesso.
Afinal, somente por meio de olhar analítico sobre a concorrência é possível idealizar produtos diferenciados, além de reduzir custos e erros e se aproximar ainda mais do público-alvo. Para completar, a prática ainda é um aprendizado aprofundado sobre o setor. Assim, diante de mudanças e tendências, a empresa já está preparada.
No entanto, para um benchmark eficiente, vale a pena se atentar a alguns erros que você pode evitar. Por exemplo:
- incluir empresas que não estejam dentro do seu ramo de atuação: é impossível comparar atuações distintas, concorda?
- Não mensurar corretamente: se você aplicou uma mudança baseada em benchmark em sua franquia, deve avaliar os resultados corretamente. Faça isso com urgência, pois um retorno pode ser passageiro se não houver manutenção, e um erro pode se tornar grave sem o cuidado necessário;
- não compartilhar com a equipe: sempre após uma análise, compartilhe todos os detalhes com os colaboradores. Eles são os principais agentes de transformação e precisam estar a par de todas as mudanças e adaptações que acontecerão.
Como fazer benchmark em franquias?
O benchmark em franquias pode ser feito pelos próprios responsáveis pela empresa ou por uma consultoria especializada.
Durante o processo, serão analisados fatores como atendimento, políticas de trabalho, estratégias de expansão e campanhas de produtos. O passo a passo está na sequência.
Defina seus objetivos
É preciso saber exatamente o que analisar em relação a seu concorrente. Ao realizar esse processo, priorize aquilo que precisa melhorar dentro da sua franquia, pois as informações coletadas servirão de referência no momento de planejar as adequações.
Busque as melhores franquias do mercado
É essencial que você foque as melhores franquias do mercado para extrair boas estratégias e conhecimento.
O mercado óptico, por exemplo, tem uma alta demanda, atende a todas as regiões do Brasil e tem itens com grandes índices de venda. Ou seja, empresas de renome não faltam.
Discuta as lições aprendidas
Junto à sua equipe, é hora de debater as lições observadas na concorrência. É indispensável estimular a discussão interna, pois o trabalho é realizado por muitas pessoas e estar alinhado é essencial.
Mais do que isso, ouvir opiniões é o que motiva uma tomada de decisões certeira.
Teste o que você aprendeu nas pesquisas
Em seguida, é hora de testar seu aprendizado. Planeje e coloque a mão na massa para executar ideias e planos de negócio focados em melhorias.
Viu só como é simples executar um benchmark para franquias dentro de sua empresa? Não tem segredo! É preciso apenas muito estudo, disciplina e visão de mercado para implementar todas as melhorias necessárias para o sucesso.
Mas trabalhar com uma franquia renomada ajuda bastante. Que tal entrar em contato conosco e conhecer nossa proposta? Veja como fazer parte de nosso time!