<strong>Autonomia nas organizações: empoderando equipes para o sucesso.</strong>

Escrito por: Mercadão dos Óculos. Última atualização: 26/05/2023. Negócios e investimentos

A concessão de autonomia aos funcionários nas organizações é uma prática que vem ganhando destaque na satisfação dos colaboradores e crescimento da empresa.

A ideia é permitir que as pessoas tenham controle sobre o seu trabalho e tomem decisões de forma independente.

No artigo de hoje falaremos sobre o quanto a autonomia pode ser essencial na produtividade dos colaboradores, ajudando alcançar resultados positivos na sua empresa. Vamos lá.

Fortalecimento da autonomia e origem da gestão participativa

A gestão participativa é uma abordagem no qual os colaboradores tem voz ativa, estão completamente envolvidos nas decisões e processos da empresa.

A origem da gestão participativa começa ao final do século XIX e início do século XX, com os movimentos de preservação dos trabalhadores e a busca por melhores condições de trabalho.

No entanto, foi a partir da década de 1960 que a gestão participativa ganhou destaque, impulsionada por teóricos da administração, como Douglas McGregor e Chris Argyris.

Esses teóricos ressaltaram a importância de considerar os aspectos humanos e sociais nas organizações, reconhecendo o potencial dos colaboradores como agentes ativos e detentores de conhecimentos relevantes!

A gestão participativa surgiu, na verdade, como uma alternativa aos modelos autoritários e hierárquicos de gestão, buscando promover relações de trabalho mais democráticas.

Empresas como o Google e Netflix, são exemplos de organizações que promovem a autonomia e o empoderamento. 

Destacamos os 4 principais benefícios em conceder autonomia para a equipe: 

1) Motivação

A liberdade para os funcionários pode ser uma maneira incrível, deles mostrarem o quanto estão engajados, contribuindo para que eles se sintam motivados e reconhecidos. 

2) Desenvolvimento de habilidades

A autonomia permite que os colaboradores desenvolvam habilidades de liderança, além de auxiliar na resolução de problemas rapidamente, tornando-os profissionais mais completos e preparados para enfrentar futuros desafios.

3) Produtividade

Ao dar autonomia para a equipe automaticamente existe uma melhor distribuição das demandas, aumento na criatividade e engajamento dos funcionários. 

4) Estímulo à inovação

A autonomia encoraja a busca por soluções inovadoras, uma vez que os colaboradores têm mais liberdade para experimentar e propor ideias, contribuindo para a melhoria dos processos e para a competitividade da empresa no mercado. 

💡 Leia também:

👉
Gestão de crise: a arte de superar obstáculos.

👉 Passo a passo para praticar a escuta ativa.

E aí, gostou de saber mais sobre a autonomia nas organizações?

Não deixe de acompanhar nosso blog, toda semana estamos produzindo conteúdos relevantes, com pautas amplas, desde crescimento pessoal, novas metodologias, estratégias de marketing e tudo o que há de mais inovador no universo do empreendedorismo! 

Buscando por um novo investimento?

Considere tornar-se um franqueado do Mercadão dos Óculos!

Nós já contamos com mais de 30 anos de experiência no setor ótico e mais de 10 anos no mercado de franquias.

Durante esse período, nós já acumulamos mais de 700 unidades em todo o país, mais de 3 milhões de clientes satisfeitos e um crescimento superior a 35% ao ano!

Nossa franquia tem inúmeros casos de investidores que abriram uma unidade franqueada, tiveram sucesso e, a partir dela, tornaram-se o que chamamos de Multifranqueados, atualmente 50% deles possuem mais de uma rede!

Nosso modelo de negócio tem retorno rápido, leva em média 11 a 12 meses.
Para completar devemos mencionar que somos amplamente premiados:

6 anos consecutivos recebendo 5 estrelas no prêmio de Melhores Franquias;

6 anos consecutivos do Selo de Excelência em Franchising, da ABF;

Selo Exame de negócios em expansão;

Selo RA 1000 em atendimento ao cliente pelo Reclame Aqui;

Vencedores do Selo GPTW por 3 anos consecutivos.

Quer saber como investir nessa rede de sucesso? Então clique aqui.

Tags: #Autonomia nas organizações #empoderando equipes