As franquias são boas opções de investimentos porque o empresário entra em um negócio já testado pela franqueadora e aprovado pelo público.
A matriz detém conhecimento acerca do setor e funcionamento das unidades e passa para seus parceiros por meio de consultorias, o que torna o fluxo de trabalho mais fácil e certeiro. Ou seja, as chances de aumentar as vendas são maiores.
Algumas franquias trabalham com produtos sazonais. Ou seja, que têm mais procura em determinadas épocas, como datas comemorativas, férias ou estações do ano.
Isso acaba diminuindo o movimento nas lojas em determinados momentos. O ideal é escolher uma rede de franquias que ofereça um produto sempre necessário, na intenção de driblar esses obstáculos.
Entretanto, como nem sempre isso é possível, preparamos este post com algumas dicas valiosas de como aumentar as vendas na sua franquia em qualquer época do ano. Confira!
Não tenha a meta de vendas como principal objetivo
É claro que bater metas é importante para qualquer negócio, mas quando falamos de atendimento ao público, é necessário tomar alguns cuidados para não parecermos desesperados para vender.
Quando tomamos a venda como principal objetivo, corremos o risco de pecar no atendimento e prejudicar a relação com aquele cliente. Isso também pode ser prejudicial em longo prazo, já que a relação dele com a empresa fica fragilizada.
Aumentar vendas: envolva os seus funcionários
Quem trabalha no chão de loja mantém contato direto com o cliente e tem a grande responsabilidade de representar a empresa perante o seu público.
Por isso, é muito importante que o vendedor esteja sempre motivado e que conheça bem os produtos que pretende vender, para que possa tirar dúvidas e passar segurança no atendimento.
O treinamento constante e os feedbacks com os donos do negócio são estratégias que podem ajudar bastante no alinhamento de expectativas e na produtividade dos vendedores.
Invista em comunicação
Você já deve ter ouvido falar que a propaganda é alma do negócio, não é? Apesar de ser um clichê, a frase é verdadeira — se o seu produto não for divulgado, não será conhecido.
Escolher os meios de comunicação adequados, usar a linguagem mais indicada e saber o que dizer é muito importante para que essa tarefa seja bem-sucedida.
Caso não se sinta seguro para fazer tudo isso sozinho, busque o auxílio de agências especializadas.
Analise a concorrência
Para conquistar novos clientes e aumentar as vendas da sua franquia, uma boa estratégia é estar sempre de olho nos concorrentes.
Saiba o que estão fazendo, que benefícios oferecem e conheça as suas opções de pagamento. Use essas informações como inspiração para ter novas ideias ou para se diferenciar e ganhar destaque no mercado.
Aprenda a enfrentar a sazonalidade
Para driblar a sazonalidade e não deixar a peteca cair nos momentos de baixa nem de alta procura, o ideal é se planejar com antecedência.
É preciso tentar prever o que pode acontecer no futuro e deixar estratégias prontas para enfrentar os problemas que possam surgir.
Em épocas de muitas vendas, pode ser necessário contratar funcionários temporários, investir em treinamentos e aumentar o estoque.
Em tempos de pouca procura, o mais indicado é comprar menos e se planejar financeiramente para que não haja nenhuma surpresa desagradável na hora de pagar as contas.
No entanto, a melhor maneira de fugir desse tipo de problema é investir em um negócio que não dependa da sazonalidade, como é o caso das franquias de óticas.
Afinal, nós sempre precisamos cuidar da nossa saúde, não importa a época do ano, não é mesmo?
Se você gostou dessas dicas de como aumentar as vendas da sua franquia ou se ainda está pensando em abrir o seu negócio próprio, assine nossa newsletter e receba mais conteúdos como este em seu e-mail!