Gestão de franquias: 5 dicas para ajudar os multifranqueadores

Escrito por: Mercadão dos Óculos. Última atualização: 13/10/2021. Franquias

Fazer a gestão de uma empresa não é uma tarefa fácil. Afinal, cuidar de todos os setores e garantir que eles funcionem perfeitamente, demanda aprimoramento constante e muito empenho dos gestores. 

No caso das franquias, esse desafio fica ainda mais complicado, já que além de ter uma marca para gerir, o gestor das multi-franquias também precisa administrar todas as unidades de sua rede. 

Neste texto, separamos algumas dicas que vão ajudar os multifranqueados  a fazer uma gestão de franquias de qualidade e que garanta a expansão da rede. Confira! 

Como sabemos se uma gestão de franquias está sendo eficiente ou não? 

O  franqueado só consegue se expandir a partir do momento em que unidades da marca estão em diferentes locais. 

Dessa forma, podemos entender que além de traçar metas e estratégias para  a sua unidade , o multifranqueador+ precisa ajudar na gestão de todas as unidades, prestando suporte a todos as lojas inauguradas. . 

Assim podemos entender que fazer uma gestão de franquias eficiente vai além dos planejamentos e objetivos alcançados. 

Para fazer uma boa gestão de franquias, no entanto, é necessário definir um mindset voltado para o sucesso de todas as unidades. . 

Isso porque, o bom desempenho de uma das unidades  é, consequentemente, um bom desempenho para todas as demais. .

Aprenda como fazer uma boa gestão de franquias na sua rede 

Como você pode perceber, uma boa gestão de franquias é feita por meio de uma atuação em diversos setores, onde o foco de todos é o mesmo: o sucesso.

Por isso, pensando em te ajudar a fazer uma gestão de  suas franquias com excelência, vamos falar sobre as áreas que você deve ter mais atenção no momento de estruturar.

Veja abaixo nossas dicas: 

1 – Tenha um planejamento estratégico bem estruturado 

O planejamento estratégico serve para definir um processo que possibilite à rede alcançar os seus objetivos e bater suas metas no futuro, tudo isso, de forma mais rápida e eficaz. 

Em outras palavras, o planejamento estratégico também pode ser definido como conhecimentos necessário que ajudam o a: 

  • Interferir no futuro de sua  rede, determinando o caminho que deve seguir; 
  • Prever e estabelecer decisões sobre quais recursos serão necessário para atingir as metas da rede; 
  • Coordenar as forças e as fraquezas de cada unidade  e determinar a melhor forma de enfrentar situações inesperadas.

2 – Tenha um diagnóstico sobre como está sua rede de franquias 

Antes de definir quais são as metas que a rede deve atingir, o multifranqueado precisa ter um diagnóstico sobre as franquias.

É preciso saber em qual patamar a empresa está atualmente, para só depois disso, definir qual rumo ela deve tomar.

O diagnóstico pode ser dividido em cinco etapas, sendo elas: 

  • Análise externa; 
  • Identificação da visão da franquia; 
  • Indicação dos valores da rede; 
  • Avaliação interna; 
  • Estudo dos concorrentes. 

3 – Para fazer uma gestão de franquias corretamente é necessário padronizar os processos 

Como você sabe, o franchising é conhecido por conta de sua padronização de processos aplicados para todos os seus franqueados. . 

Essa característica, inclusive, é o que mais atrai empreendedores para esse ramo do mercado. 

Portanto, para fazer uma boa gestão da sua rede e atingir os novos patamares , é necessário que você aplique algumas ações em prática. Como por exemplo: 

  • Garantir o treinamento de sua equipe sempre atualizado; 
  • Consultoria de campo; 
  • Manuais. 

4 – O marketing é essencial para garantir uma boa gestão de franquias 

Ter um bom marketing é essencial para qualquer empresa, por isso, no franchising, não poderia ser diferente. 

Por isso, se você deseja fazer uma boa gestão de franquias, invista em marketing digital.

Com o marketing digital você pode divulgar as suas unidades  para diversos tipos de público de forma prática e além disso, sem pagar caro pelos serviços. 

As principais ferramentas disponíveis para estratégias de marketing são: 

5 – Controle o desempenho da sua rede de franquias

É normal que o ramo do franchising mude com o passar do tempo. Nessas ocasiões, no entanto, é preciso que a rede adapte-se à nova realidade do mercado. 

Afinal, somente uma rede que possui a capacidade de adaptar-se é capaz de se expandir e de alcançar os resultados desejados. 

Para controlar o desempenho da sua rede de franquias, portanto, utilize indicadores de desempenho. 

Esses indicadores são bastante utilizados pelos gestores para mensurar o retrospecto de um negócio.

No franchising, por outro lado, os indicadores servem para deixar os franqueadores, franqueados e colaboradores da rede por dentro da situação das unidades em funcionamento.

Você pode controlar o desempenho através desses indicadores: 

  • ROI;
  • CAC;
  • Volume de vendas; 
  • Ticket Médio; 
  • Taxa de conversão. 

Dica bônus: faça o controle de qualidade da sua rede 

Para encerrar nossa lista de atitudes que você deve ter se quiser fazer uma boa gestão de suas unidades de franquias, vamos falar sobre o controle de qualidade. 

Um rigoroso controle de qualidade é capaz de agregar valor aos produtos e serviços oferecidos na sua rede.

Existem diversas formas de se fazer o controle de qualidade em uma rede, mas conhecer cada unidade de perto é a melhor escolha. 

Caso não seja possível visitar cada uma das unidades, no entanto, nós recomendamos que você invista em plataformas online de gestão.

Como você pode perceber, fazer a gestão de franquias não é uma tarefa nada fácil, mas este é o caminho que você deve trilhar se quiser ser um multi-franqueado  de sucesso. 

Vale lembrar, contudo, que você não deve limitar as dicas que demos nesse texto e que existem infinitas possibilidades de melhorar o seu empreendimento. 

Escolha atitudes que façam sentido para sua empresa, coloque-as em prática e veja a mágica da expansão acontecer.