A sensação de conexão imediata e forte por certas pessoas no início de uma conversa é um fenômeno intrigante que todos já experimentamos!
Estudiosos como Freud e Nietzsche exploraram os aspectos psicológicos e filosóficos desse fenômeno descrito pelo termo “rapport”, significando “relação” ou “conexão” em francês.
No contexto de vendas, o rapport é essencial para construir um vínculo positivo com os clientes, quanto antes sua empresa for percebida como confiável pelo prospect, maior será o engajamento ao longo da jornada de compra.
Neste artigo, você encontrará dicas fundamentais para ajudá-lo a estabelecer o rapport. Aproveite a leitura!
Existem várias maneiras de criar rapport durante uma interação de vendas, confira a seguir dicas essenciais:
Dica 1️⃣: espelhamento
Uma técnica conhecida de rapport em vendas é o espelhamento, que consiste em imitar sutilmente o comportamento do cliente, por exemplo, suas posturas corporais, gestos, expressões e padrões do cliente.
O segredo está em ser discreto, ajustando sua voz e ritmo ao do cliente, auxiliando na criação de familiaridade e na aceitação mútua durante a interação.
Dica 2️⃣: interesse autêntico
Demonstre interesse genuíno destacando algo específico que tenha gostado e fazendo perguntas relevantes para compreender as necessidades do cliente.
Este é o momento de escutar ativamente suas respostas e valorizar todas as informações para criar uma interação totalmente personalizada, fortalecendo o relacionamento e aumentando as chances de sucesso na venda.
💡 Leia também:
👉 Pipeline de vendas, defina as metas e instruções claras para o time de vendas.
👉 Qual a importância do remarketing?
Já pensou em ser dono de um modelo de negócio com crescimento acelerado?
Considere tornar-se um franqueado do Mercadão dos Óculos!
Nós contamos com mais de 30 anos de experiência no setor ótico e mais de 10 anos no mercado de franquias.
Para completar devemos mencionar que somos amplamente premiados:
7 anos consecutivos recebendo 5 estrelas no prêmio de Melhores Franquias;
6 anos consecutivos do Selo de Excelência em Franchising, da ABF;
Selo Exame de negócios em expansão em 2022;
Selo RA 1000 em atendimento ao cliente pelo Reclame Aqui, desde 2020;
Vencedores do Selo GPTW por 3 anos consecutivos.
Quer saber como investir nessa rede de sucesso? Então clique aqui.