Em algum momento você já se perguntou o que faz algumas franquias se destacarem no mercado varejista, enquanto outras enfrentam dificuldades para manter sua relevância?
A resposta pode estar no artigo de hoje aqui no Mercadão dos Óculos, hoje mergulharemos na importância da cultura organizacional nas franquias, qual a sua origem, conceito e como ela pode servir para aprimorar a experiência do cliente. Ficou interessado? Então vem conosco!
Origem da cultura organizacional
A década de 1950 foi marcada por avanços e inovações na gestão empresarial, ali surgiu então o conceito de cultura organizacional.
Essa ideia revolucionária foi desenvolvida por diversos estudiosos, entre eles: Peter Drucker que foi considerado o pai da administração moderna e Edgar Schein, um renomado especialista em comportamento organizacional.
Drucker foi o primeiro a enfatizar a importância da cultura para o desempenho das organizações, enquanto Schein aprofundou-se na compreensão e aplicação desse conceito.
Conceito e valores da cultura organizacional
A cultura organizacional pode ser definida como o conjunto de valores, crenças, normas, tradições, comportamentos e práticas compartilhadas por todos os membros de uma organização, sendo responsável por moldar a identidade da empresa e estabelecer sua missão.
A cultura organizacional funciona como um verdadeiro guia, com todos os objetivos da franqueadora e das unidades franqueadas, deixando claro os padrões de atendimento ao cliente, visando uma experiência consistente em todas as lojas.
É importante ressaltar que colocar o cliente como prioridade, auxiliará na criação de conexão entre a franquia e o cliente, aumentando as chances de fidelização e recomendações positivas da marca, contribuindo para o crescimento das vendas e no fortalecimento do branding.
Por fim, se a cultura da franquia valoriza a excelência, inovação e a busca contínua pela melhoria, os clientes se beneficiarão de produtos de alta qualidade, soluções inovadoras e processos eficientes.
💡 E aí, curtiu o conteúdo de hoje?
Se tiver outras dúvidas em relação à área de marketing, vendas e franquias, dê uma conferida em outros artigos do nosso blog.
Buscando por um novo investimento?
Considere tornar-se um franqueado do Mercadão dos Óculos!
Nós já contamos com mais de 30 anos de experiência no setor ótico e mais de 10 anos no mercado de franquias.
Durante esse período, nós já acumulamos mais de 700 unidades em todo o país, mais de 3 milhões de clientes satisfeitos e um crescimento superior a 35% ao ano!
Nossa franquia tem inúmeros casos de investidores que abriram uma unidade franqueada, tiveram sucesso e, a partir dela, tornaram-se o que chamamos de Multi Franqueados, atualmente 50% deles possuem mais de uma rede!
Nosso modelo de negócio tem retorno rápido, leva em média 11 a 12 meses.
Para completar devemos mencionar que somos amplamente premiados:
6 anos consecutivos recebendo 5 estrelas no prêmio de Melhores Franquias;
6 anos consecutivos do Selo de Excelência em Franchising, da ABF;
Selo Exame de negócios em expansão em 2022;
Selo RA 1000 em atendimento ao cliente pelo Reclame Aqui, desde 2020;
Vencedores do Selo GPTW por 3 anos consecutivos.
Quer saber como investir nessa rede de sucesso? Então clique aqui.