A importância da cultura organizacional nas franquias: impulsionando a satisfação dos clientes!

Escrito por: Mercadão dos Óculos. Última atualização: 16/06/2023. Negócios e investimentos

Em algum momento você já se perguntou o que faz algumas franquias se destacarem no mercado varejista, enquanto outras enfrentam dificuldades para manter sua relevância?

A resposta pode estar no artigo de hoje aqui no Mercadão dos Óculos, hoje mergulharemos na importância da cultura organizacional nas franquias, qual a sua origem, conceito e como ela pode servir para aprimorar a experiência do cliente. Ficou interessado? Então vem conosco!

Origem da cultura organizacional

A década de 1950 foi marcada por avanços e inovações na gestão empresarial, ali surgiu então o conceito de cultura organizacional.

Essa ideia revolucionária foi desenvolvida por diversos estudiosos, entre eles: Peter Drucker que foi considerado o pai da administração moderna e Edgar Schein, um renomado especialista em comportamento organizacional. 

Drucker foi o primeiro a enfatizar a importância da cultura para o desempenho das organizações, enquanto Schein aprofundou-se na compreensão e aplicação desse conceito.

Conceito e valores da cultura organizacional

A cultura organizacional pode ser definida como o conjunto de valores, crenças, normas, tradições, comportamentos e práticas compartilhadas por todos os membros de uma organização, sendo responsável por moldar a identidade da empresa e estabelecer sua missão.

A cultura organizacional funciona como um verdadeiro guia, com todos os objetivos da franqueadora e das unidades franqueadas, deixando claro os padrões de atendimento ao cliente, visando uma experiência consistente em todas as lojas.

É importante ressaltar que colocar o cliente como prioridade, auxiliará na criação de conexão entre a franquia e o cliente, aumentando as chances de fidelização e recomendações positivas da marca, contribuindo para o crescimento das vendas e no fortalecimento do branding.

Por fim, se a cultura da franquia valoriza a excelência, inovação e a busca contínua pela melhoria, os clientes se beneficiarão de produtos de alta qualidade, soluções inovadoras e processos eficientes.

💡 E aí, curtiu o conteúdo de hoje?

Se tiver outras dúvidas em relação à área de marketing, vendas e franquias, dê uma conferida em outros artigos do nosso blog.

👉 Padronização das franquias: estratégias necessárias para manter experiência excepcional em todas as lojas! 

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