A concessão de autonomia aos funcionários nas organizações é uma prática que vem ganhando destaque na satisfação dos colaboradores e crescimento da empresa.
A ideia é permitir que as pessoas tenham controle sobre o seu trabalho e tomem decisões de forma independente.
No artigo de hoje falaremos sobre o quanto a autonomia pode ser essencial na produtividade dos colaboradores, ajudando alcançar resultados positivos na sua empresa. Vamos lá.
Fortalecimento da autonomia e origem da gestão participativa
A gestão participativa é uma abordagem no qual os colaboradores tem voz ativa, estão completamente envolvidos nas decisões e processos da empresa.
A origem da gestão participativa começa ao final do século XIX e início do século XX, com os movimentos de preservação dos trabalhadores e a busca por melhores condições de trabalho.
No entanto, foi a partir da década de 1960 que a gestão participativa ganhou destaque, impulsionada por teóricos da administração, como Douglas McGregor e Chris Argyris.
Esses teóricos ressaltaram a importância de considerar os aspectos humanos e sociais nas organizações, reconhecendo o potencial dos colaboradores como agentes ativos e detentores de conhecimentos relevantes!
A gestão participativa surgiu, na verdade, como uma alternativa aos modelos autoritários e hierárquicos de gestão, buscando promover relações de trabalho mais democráticas.
Empresas como o Google e Netflix, são exemplos de organizações que promovem a autonomia e o empoderamento.

Destacamos os 4 principais benefícios em conceder autonomia para a equipe:
1) Motivação
A liberdade para os funcionários pode ser uma maneira incrível, deles mostrarem o quanto estão engajados, contribuindo para que eles se sintam motivados e reconhecidos.
2) Desenvolvimento de habilidades
A autonomia permite que os colaboradores desenvolvam habilidades de liderança, além de auxiliar na resolução de problemas rapidamente, tornando-os profissionais mais completos e preparados para enfrentar futuros desafios.
3) Produtividade
Ao dar autonomia para a equipe automaticamente existe uma melhor distribuição das demandas, aumento na criatividade e engajamento dos funcionários.
4) Estímulo à inovação
A autonomia encoraja a busca por soluções inovadoras, uma vez que os colaboradores têm mais liberdade para experimentar e propor ideias, contribuindo para a melhoria dos processos e para a competitividade da empresa no mercado.
💡 Leia também:
👉 Gestão de crise: a arte de superar obstáculos.
👉 Passo a passo para praticar a escuta ativa.
E aí, gostou de saber mais sobre a autonomia nas organizações?
Não deixe de acompanhar nosso blog, toda semana estamos produzindo conteúdos relevantes, com pautas amplas, desde crescimento pessoal, novas metodologias, estratégias de marketing e tudo o que há de mais inovador no universo do empreendedorismo!
Buscando por um novo investimento?
Considere tornar-se um franqueado do Mercadão dos Óculos!
Nós já contamos com mais de 30 anos de experiência no setor ótico e mais de 10 anos no mercado de franquias.
Durante esse período, nós já acumulamos mais de 700 unidades em todo o país, mais de 3 milhões de clientes satisfeitos e um crescimento superior a 35% ao ano!
Nossa franquia tem inúmeros casos de investidores que abriram uma unidade franqueada, tiveram sucesso e, a partir dela, tornaram-se o que chamamos de Multifranqueados, atualmente 50% deles possuem mais de uma rede!
Nosso modelo de negócio tem retorno rápido, leva em média 11 a 12 meses.
Para completar devemos mencionar que somos amplamente premiados:
6 anos consecutivos recebendo 5 estrelas no prêmio de Melhores Franquias;
6 anos consecutivos do Selo de Excelência em Franchising, da ABF;
Selo Exame de negócios em expansão;
Selo RA 1000 em atendimento ao cliente pelo Reclame Aqui;
Vencedores do Selo GPTW por 3 anos consecutivos.
Quer saber como investir nessa rede de sucesso? Então clique aqui.