<strong>Novas tendências de atendimento ao cliente para 2023.  </strong>

Escrito por: Mercadão dos Óculos. Última atualização: 03/04/2023. Negócios e investimentos

Empresas que buscam crescimento estão sempre ampliando seus conhecimentos e acompanhando as principais tendências.

Nesse contexto, é hora de planejar as estratégias que vão reger os próximos meses da sua empresa nesse ano de 2023!

A inteligência artificial vem ganhando destaque na área de atendimento ao consumidor, isso porque ela oferece automatização dos processos estratégicos, independente do porte da empresa.

Para entender em detalhes o Mundo do CX (Experiência do Cliente), nossa equipe do Mercadão dos Óculos te convida a continuar a leitura. 

No artigo de hoje destacamos as principais operações do ecossistema de atendimento ao cliente e o quanto ele pode ser impactante na fidelização, satisfação e valor agregado da sua marca. Confira! 

1. Inteligência artificial na automação do fluxo de trabalho.

A tendência é que neste ano o autoatendimento ganhe força e cresça ainda mais, contribuindo na otimização e ganho de escala operacional.

O Chatbot é um grande facilitador, através deste software é possível simular uma conversa e interação de maneira natural.

Afinal, de onde vem o nome Chatbot? 

O termo “chatbot” é uma combinação das palavras “chat” e “bot”. “Chat” significa conversa em inglês, enquanto “bot” é uma abreviação de “robot” ou robô em português.

As interações acontecem através da inteligência de máquina (Machine learning).

Essa tecnologia é promissora e chegou justamente para aumentar a eficácia na interação dos usuários com as plataformas de mensagens instantâneas, como Facebook Messenger, WhatsApp, Rede Sociais, Sites, entre outros.

Sendo muito vantajosa quando se trata de suporte fora do horário comercial, contribuindo diretamente para um fluxo de trabalho mais ágil e eficiente.

 2. Atendimento personalizado e humanizado

Sabemos que um bom atendimento é a porta de entrada para qualquer negócio.

Indicamos que utilize a cultura de CX (Customer Experience) ou Sucesso do Cliente para ter uma relação mais sólida com base em clientes fiéis.

Segundo Jill Griffin, em seu livro “Customer Loyalty: How to Earn It, How to Keep It”, a chance de vender para um cliente existente fica entre 60 e 70%, enquanto a probabilidade de venda para um novo cliente é de 5 a 20%.

Sabendo disso, a cultura CX será essencial para as empresas que desejam se destacar em um mercado cada vez mais competitivo.

É importante que sua marca ofereça soluções sob medida, corrigindo prontamente qualquer eventual problema, oferecendo uma experiência excepcional ao cliente, garantindo a fidelização do mesmo. 

3. Metodologia NPS para análise de satisfação do cliente. 

A metodologia NPS (Net Promoter Score) é uma técnica utilizada para medir a satisfação do cliente com uma empresa, produto ou serviço. 

É uma grande aliada nas estratégias de sucesso do cliente. 

Quer ver como funciona na prática? O NPS é baseado em uma pergunta feita aos clientes, por exemplo, “Em uma escala de 0 a 10, quanto você recomendaria nossa empresa para um amigo?”.

Pois bem, com base no feedback dos clientes, as empresas podem classificá-los em três categorias:

1. Promotores (9-10): São os clientes mais satisfeitos e leais, que provavelmente irão indicar a empresa para outras pessoas.

2. Neutros (7-8): São os clientes que estão satisfeitos, mas não a ponto de indicar a empresa com entusiasmo.

3. Detratores (0-6): São os clientes insatisfeitos, que podem falar mal da empresa para outras pessoas e até mesmo deixar de fazer negócios com ela.

O NPS pode ser uma ferramenta útil para as empresas acompanharem o desempenho da satisfação do cliente ao longo do tempo e identificarem áreas que precisam de melhorias. 

💡 Seu atendimento está impecável, mas ainda assim, você não consegue bater suas metas?

Não se preocupe, existem técnicas específicas para diversas etapas do funil de vendas, desde a captação até o pós-venda.

Pensando nisso, preparamos esse artigo: 5 Hacks de vendas para o seu negócio.

Toda semana estamos produzindo conteúdos fresquinhos aqui em nosso blog, então não deixe de acompanhar.

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