Preparamos 4 dicas para aumentar a sua produtividade empresarial.

Escrito por: Mercadão dos Óculos. Última atualização: 08/02/2023. Negócios e investimentos

Sabia que para ter uma melhor produtividade, existem inúmeras formas de gerir o seu tempo?

Foi pensando nisso que nós do Mercadão dos Óculos, separamos 4 dicas para te dar norte e clareza, sem perder a qualidade.

Continue a leitura e confira agora mesmo.

 1. Técnica Pomodoro

Curiosamente a técnica Pomodoro foi desenvolvida no final dos anos 80, pelo italiano Francesco Cirillo.

Desde o começo a intenção era encontrar uma forma de aumentar sua produtividade nos estudos durante os seus primeiros anos de universidade.

Quer saber como ela foi aplicada? Então continue a leitura!

Cirillo teve a ideia de utilizar um timer de cozinha para organizar suas tarefas.

Esse temporizador tinha o formato de um tomate (pomodoro, em italiano) e girava durante 25 minutos, emitindo um barulho forte ao final desse prazo.

Enquanto isso, Cirillo se concentrava ao máximo nas suas tarefas sem interrupções, mantendo o foco 100% em suas atividades.

Ao perceber os resultados satisfatórios, ele compartilhou sua técnica no ano de 1992.

A técnica pomodoro, promete auxiliar na conclusão das tarefas dentro do prazo, proporcionando uma boa gestão do tempo, fazendo com que se encerre o círculo vicioso da ociosidade!

O que é preciso para colocar a  técnica Pomodoro em prática?

Simples, você vai precisar de um cronômetro para fazer contagem regressiva, criar uma lista de tarefas, lápis e borracha.

Pronto, agora anote suas principais obrigações a serem executadas durante o dia, na sequência divida seu tempo em períodos de 25 minutos (chamados “pomodoros”) e trabalhe continuamente em suas tarefas durante esse tempo.

Assim que o cronômetro tocar, ao concluir os primeiros 25 minutos, assinale um X nas tarefas finalizadas ou anote a situação de seu trabalho (40%) concluído, por exemplo, e faça um breve intervalo de apenas 5 minutos. Durante essa pausa, aproveite para relaxar um pouco, e fazer outras coisas que não estão relacionadas à tarefa, “tomar um café, espreguiçar, comer algo, etc.”


Principais vantagens

Entre elas estão: moderar a ansiedade, e aumentar a concentração durante as atividades!
Tudo isso para evitar possíveis distrações e perda de foco, fazendo com que mantenha a rotina empresarial muito mais ágil e eficiente!

Agora que você já sabe disso, que tal aplicá-la em sua rotina e de seus colaboradores?

2. Busque por processos bem desenhados

Antecipe os processos, faça reuniões periódicas, vise sempre o aprimoramento, evite o máximo de surpresas.

Ao deixar os processos estruturados, você terá a visão clara e macro das tarefas a serem desenvolvidas, proporcionando então uma melhor organização e disciplina.

Além disso, fazer o mapeamento dos fluxos ajudará nas definições das principais tarefas e atribuições dos colaboradores.

Sabemos que um dos principais problemas motivacionais dos colaboradores é que muitas vezes a falta de produtividade está ligada às distribuições de tarefas de trabalho mal estabelecidas.

Vale atentar-se que quando as atividades não estão alinhadas faz o rendimento de todos ficarem comprometidos, ficar apenas a mercê da sorte, pode acarretar o que chamamos de acúmulo de funções apenas em um funcionário, isso ocorre porque muitas vezes outro colaborador está executando apenas uma atividade.

Um conselho, não sobrecarregue a equipe, o ideal é sempre manter a coerência e definir fluxos reais, onde realmente o time consiga ter uma melhor desempenho e ainda assim mantenha-se motivado e empenhado a render durante o dia.


3. Invista em treinamento

Uma das maneiras mais eficientes de desenvolver o colaborador é fazer um investimento nele, sendo em cursos internos ou externos!

Trazendo inúmeros benefícios, sendo eles a curto ou médio prazo, aprimorando os conhecimentos e técnicas específicas pertinentes à execução de suas tarefas. 

Conforme a rotina de estudos, o trabalhador irá realizar suas tarefas com excelência e automaticamente se tornará mais produtivo. 

Nós do Mercadão dos óculos, buscamos sempre produzir conteúdos para você ter melhoria contínua nos seus negócios, então continue fazendo a leitura. 


4. Crie um ambiente de trabalho agradável

Muitos empreendedores não se atentam a isso, mas dar a devida importância para o ambiente de trabalho é um grande diferencial, pois, com a desmotivação, o rendimento cai significativamente.

Um bom ambiente de trabalho é um dos principais pilares para funcionários comprometidos.

Sendo assim os colaboradores em questão se sentem mais motivados a trabalhar melhor e obter mais desempenho.

Em paralelo ao rendimento é necessário manter as ferramentas e equipamentos de trabalho em dia.

Esteja sempre aberto ao diálogo e anote as considerações de melhorias dos funcionários, sempre mantenha a cultura da empresa e trabalhe em conjunto, sempre visando os mesmos objetivos.


Esperamos que tenham gostado do conteúdo, considere essas 4 dicas e aplique-as diariamente!

Estamos sempre atualizando nosso blog, então não deixe de conferir e compartilhar com sua rede.

Conheça o Mercadão dos Óculos, somos uma rede de óticas com mais de 10 anos de experiência no mercado de franquias.

Contamos com um plano de negócios corretamente estruturado, e vem trazendo sucesso para toda a rede.

Além disso, nossos números também são impressionantes, veja:

  • Mais de 700 unidades em todo o país;
  • mais de 3 milhões de clientes satisfeitos;
  • diversos prêmios recebidos;
  • mais de 50% das unidades de multifranqueados;
  • mais de 35% de crescimento ao ano.

Quer saber como você pode fazer parte desse sucesso também? Então clique aqui e entre em contato.