Primeiro contato com o cliente: saiba encantar

Escrito por: Mercadão dos Óculos. Última atualização: 12/12/2022. Mercadão dos óculos

Dentro do mundo dos negócios o ideal é fechar negócio ainda no primeiro contato com o cliente.

Isso porque, caso ele vá para a concorrência, pode ser que não retorne.

Sendo assim, sempre que um cliente novo passa pelas portas da sua empresa é necessário unir forças para convencê-lo a fechar negócio com você.

Para isso, no entanto, você deve utilizar algumas estratégias capazes de encantar o cliente da forma mais rápida possível.

Se quiser saber quais são essas estratégias, então continue a leitura do texto.

Primeiro contato com o cliente: seja simpático

Sim, essa dica pode parecer um pouco genérica e talvez até um pouco batida, contudo, é a primeira coisa que o cliente irá reparar.

Isso porque ninguém gosta de conversar com alguém que aparenta estar insatisfeito ou até mesmo indiferente perante a situação.

Sabemos que a rotina de trabalho pode ser estressante e até mesmo um pouco entediante, mas isso não pode transparecer para o cliente, caso contrário seu resultado será prejudicado.

Sendo assim, ao avistar o cliente, busque sorrir e demonstrar simpatia, além disso seja solícito.

Lembre-se sempre que a primeira impressão conta e muito!

Utilize gatilhos mentais

Os gatilhos mentais são estratégias utilizadas com o intuito de causar determinadas sensações no cliente.

No mundo das vendas esse tipo de estratégia é indispensável para fazer com que o cliente sinta a necessidade de comprar.

Entre os gatilhos mentais mais comuns temos:

  • Gatilho mental de escassez: este gatilho tem como intuito mostrar para o cliente que caso ele não feche negócio naquele momento, pode não ter outra oportunidade, já que a promoção ou produto pode acabar;
  • Gatilho mental de urgência: diz ao cliente que o tempo para que ele possa aproveitar determinada oferta é limitado e, por isso, quando antes fechar negócio melhor;

Existem outros diversos gatilhos mentais que podem te ajudar no momento de conquistar o cliente durante o primeiro contato.

Ouça o cliente

Um erro relativamente comum no processo de vendas é tentar mostrar todos os produtos disponíveis para um único cliente.

A melhor opção para conseguir fechar negócio ainda no primeiro contato é ouvir o que o cliente tem a dizer e, com base nisso, entender a real necessidade.

Quando você tenta falar sobre muitas coisas de uma única vez, deixa passar informações importantes para o processo de compra.

Conclusão sobre como conquistar o cliente no primeiro contato

Esperamos que depois da leitura desse texto você possa aproveitar melhor o primeiro contato com os seus clientes!

Se quiser acompanhar mais dicas para o seu dia a dia de trabalho acompanhe o nosso blog.

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