Dentro do mundo dos negócios o ideal é fechar negócio ainda no primeiro contato com o cliente.
Isso porque, caso ele vá para a concorrência, pode ser que não retorne.
Sendo assim, sempre que um cliente novo passa pelas portas da sua empresa é necessário unir forças para convencê-lo a fechar negócio com você.
Para isso, no entanto, você deve utilizar algumas estratégias capazes de encantar o cliente da forma mais rápida possível.
Se quiser saber quais são essas estratégias, então continue a leitura do texto.
Primeiro contato com o cliente: seja simpático
Sim, essa dica pode parecer um pouco genérica e talvez até um pouco batida, contudo, é a primeira coisa que o cliente irá reparar.
Isso porque ninguém gosta de conversar com alguém que aparenta estar insatisfeito ou até mesmo indiferente perante a situação.
Sabemos que a rotina de trabalho pode ser estressante e até mesmo um pouco entediante, mas isso não pode transparecer para o cliente, caso contrário seu resultado será prejudicado.
Sendo assim, ao avistar o cliente, busque sorrir e demonstrar simpatia, além disso seja solícito.
Lembre-se sempre que a primeira impressão conta e muito!
Utilize gatilhos mentais
Os gatilhos mentais são estratégias utilizadas com o intuito de causar determinadas sensações no cliente.
No mundo das vendas esse tipo de estratégia é indispensável para fazer com que o cliente sinta a necessidade de comprar.
Entre os gatilhos mentais mais comuns temos:
- Gatilho mental de escassez: este gatilho tem como intuito mostrar para o cliente que caso ele não feche negócio naquele momento, pode não ter outra oportunidade, já que a promoção ou produto pode acabar;
- Gatilho mental de urgência: diz ao cliente que o tempo para que ele possa aproveitar determinada oferta é limitado e, por isso, quando antes fechar negócio melhor;
Existem outros diversos gatilhos mentais que podem te ajudar no momento de conquistar o cliente durante o primeiro contato.
Ouça o cliente
Um erro relativamente comum no processo de vendas é tentar mostrar todos os produtos disponíveis para um único cliente.
A melhor opção para conseguir fechar negócio ainda no primeiro contato é ouvir o que o cliente tem a dizer e, com base nisso, entender a real necessidade.
Quando você tenta falar sobre muitas coisas de uma única vez, deixa passar informações importantes para o processo de compra.
Conclusão sobre como conquistar o cliente no primeiro contato
Esperamos que depois da leitura desse texto você possa aproveitar melhor o primeiro contato com os seus clientes!
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