Metodologias de venda para vender mais

Escrito por: Mercadão dos Óculos. Última atualização: 09/12/2022. Mercadão dos óculos

Trabalhar com vendas não é fácil. O padrão de compra dos consumidores está sempre mudando, e, por isso, é necessário que os vendedores estejam prontos para lidar com isso.

Felizmente, existem algumas metodologias de vendas que podem ajudar em qualquer situação, como por exemplo as que falaremos hoje.

Quer aprender quais são para aplicar no seu dia a dia de trabalho? Então acompanhe a leitura do texto.

SNAP Selling

Esta metodologia de vendas surgiu no ano de 2010 através do livro homônimo, de Jill Konrath. O método é focado nos clientes que o autor chama de “esgotados”.

Para aplicar esta metodologia são necessárias 4 etapas, cujas iniciais formam o termo SNAP, são elas:

  • Simplicidade: é necessário tornar o processo de vendas mais simples e eficiente para, dessa forma, permitir que o cliente tome as decisões com mais agilidade.
  • Novidade: você deve tornar as vantagens do produto o mais atraentes possíveis e, além disso, mostrá-lo como uma forma de solucionar a dor do cliente.
  • Alinhamento: conheça as expectativas do cliente e alinhe as vantagens do seu produto a elas.
  • Prioridade: focar em fechar a venda o mais rápido possível utilizando, por exemplo, o gatilho mental de urgência, não deixando brechas para desistência.

SPIN Selling

A metodologia SPIN Selling, é focada em quatro tipos de perguntas que os vendedores devem fazer aos clientes durante a negociação.

Os tipos de pergunta são sobre situação, problema, implicação e necessidade.

  • Situação: neste momento é necessário que o vendedor busque entender qual é a situação atual pela qual o cliente está passando;
  • problema: aqui o vendedor deve tentar entender qual dor do cliente deve ser solucionada;
  • implicação: nesta etapa é preciso focar nas implicações que o cliente teria caso não fechasse a negociação;
  • necessidade: o último passo é mostrar ao cliente como a situação dele poderia melhorar a partir do fechamento da negociação.

Metodologias de venda: NEAT Selling

Diferente das outras metodologias que apresentamos, esta tem foco, principalmente, na qualificação dos contatos.

Esta metodologia é forma pelas seguintes etapas: necessidade, impacto econômico, autoridade e tempo.

  • Necessidade: o vendedor busca conhece o problema do cliente e, além disso, entender como o seu produto ou serviço pode ajudar a solucioná-lo;
  • Impacto econômico: aqui é o momento de entender como a aquisição do produto irá impactar no âmbito econômico da vida do cliente;
  • Autoridade: você deve negociar diretamente com quem tem poder no momento da decisão de compra;
  • Tempo: é necessário estabelecer um limite de tempo para o fim da negociação.

Conclusão sobre as metodologias de venda

O que você achou das metodologias de vendas que apresentamos neste texto? Esperamos que elas possam te ajudar a melhorar os resultados do seu negócio cada vez mais.

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