Gatilhos mentais para vendas: veja os principais

Escrito por: Mercadão dos Óculos. Última atualização: 09/11/2022. Mercadão dos óculos

No mundo das vendas existem diversas técnicas para vender mais e melhor. Uma delas é a estratégia dos gatilhos mentais.

Esse conceito surgiu, inicialmente, no livro “As armas da persuasão”, de Robert Cialdini, ainda no ano de 1984. Na obra em questão, o autor tinha o objetivo de entender o que leva os clientes a comprarem algo.

Em uma definição rápida, podemos dizer que os gatilhos mentais são impulsos que influenciam o cliente a realizar determinada ação.

Com o crescimento do marketing os gatilhos mentais estão cada vez mais em alta e são cada vez mais valorizados pelos profissionais da área.

Pensando em te ajudar a potencializar as vendas na sua unidade franqueada, portanto, trouxemos aqui alguns gatilhos mentais que ajudam a vender mais.

Acompanhe a leitura e saiba quais são.

Gatilhos mentais para vendas: prova social

O gatilho de prova social consiste em utilizar o depoimento de outros clientes para mostrar ao público que pessoas confiam no seu negócio.

Para utilizar esse gatilho mental você pode, por exemplo, colocar depoimentos de clientes em algum local do seu site ou loja.

Caso você tenha clientes reconhecidos, o efeito pode ser ainda melhor!

Gatilho mental de autoridade

A autoridade é um dos gatilhos mentais mais utilizados pelos profissionais de vendas.

Para utilizar esse tipo de gatilho você precisa provar que é uma autoridade dentro do mercado que ocupa.

Uma ótima forma de fazer isso é informando sobre prêmios que a marca do seu negócio já recebeu.

No caso do Mercadão dos Óculos, por exemplo, contamos com as seguintes premiações:

  • 6 anos consecutivos recebendo 5 estrelas no Ranking de Melhores Franquias do Brasil;
  • Ranking Especial Exame de Negócios em Expansão;
  • 5 anos consecutivos recebendo o prêmio de Excelência em Franchising, da ABF;
  • Nota 1000 em atendimento ao cliente pelo Reclame Aqui.

Gatilho mental de urgência

Esse gatilho mental consiste em fazer com que o cliente sinta que precisa fechar negócio com você o mais rápido possível.

Para causar esse efeito você pode criar uma super promoção por tempo limitado, ou, por exemplo, ainda oferecer um cupom de desconto exclusivo para o cliente, também por tempo limitado.

Isso faz com que o cliente saia da zona da procrastinação já que se não aproveitar naquele momento específico, pode perder a chance.

Antecipação

Esse tipo de gatilho mental é utilizado, principalmente, antes de iniciar uma nova promoção ou mostrar novos produtos.

Você pode enviar um e-mail marketing para seus clientes informando que em determinado dia uma nova coleção entrará no seu negócio.

Nos dias posteriores, mande mais e-mails informando que a data está se aproximando cada vez mais e, além disso, ofereça ao cliente a possibilidade de ver o que há de novo em primeira mão.

Isso fará com que ele se sinta importante e também saia na frente dos outros clientes, fazendo com que as chances de compra aumentem.

Conclusão sobre os gatilhos mentais

Conseguiu entender quais são alguns dos principais gatilhos mentais e como você pode fazer para utilizar no seu negócio? Esperamos que sim!

Caso queira acompanhar mais dicas para aplicar na sua unidade franqueada, então não deixe de acompanhar o nosso blog!

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