Decidir investir em uma franquia é algo que causa algumas dúvidas. Isso porque, esse tipo de negócio envolve coisas como:
- cumprimento de regras;
- prestação de contas;
- pagamentos de taxas; e
- etc.
Uma das principais dúvidas, inclusive, é sobre o pagamento da taxa de publicidade, ou taxa de marketing.
Para que você entenda porque essa taxa é cobrada, no entanto, é necessário entender antes qual a importancia das ações de marketing dentro de uma franquia.
Por isso, se você quer entender um pouco melhor esse mercado, acompanhe a leitura desse texto!
Marketing nas franquias
A primeira coisa que você deve ter em mente quando o assunto é marketing para franquias, é que ele é de responsabilidade da franqueadora.
Ou seja, é de responsabilidade deles criar campanhas que sejam capazes de beneficiar não somente a marca mas também os franqueados.
Justamente por isso, existe a taxa de publicidade, afinal, esse tipo de serviço, principalmente quando bem feito, não é barato.
O franqueado não pode ficar responsável pela divulgação da sua unidade?
O franqueado pode sim trabalhar na divulgação de algumas ações simples dentro da sua unidade franqueada, contudo, a maior parte do marketing fica por conta da franqueadora. Os motivos para isso são, por exemplo:
- Padronização de campanhas;
- Direcionamento correto do tráfego;
- Maior economia ao direcionar o trabalho de todas as unidades para uma única equipe de publicidade;
Além disso tudo, acompanhar a criação de campanhas e aprovar as mesmas é algo que demanda tempo, dedicação e conhecimento.
Sabendo que nem todos os franqueados contam com esses pontos, a franqueadora destina alguém para a função, facilitando o trabalho dos franqueados e melhorando os resultados como um todo.
No caso das campanhas que são de responsabilidade do franqueado, é muito importante se certificar de seguir o que está descrito no manual de marketing da franquia.
Esse documento, assim como todos os outros que são importantes para a rede, serão entregues logo após a assinatura do contrato de franquia.
Qual o valor cobrado pela taxa de marketing?
Assim como cada rede de franquias conta com um valor de investimento inicial diferente, com as taxas cobradas não é diferente.
Contudo, você deverá receber essa informação no contrato de franquia, assim como os valores de todas as outras taxas referentes ao exercício da unidade franqueada.
Qual é a importância do marketing para as franquias?
Assim como qualquer outro tipo de negócio, as franquias precisam atrair não só investidores, mas também clientes para as unidades.
Sendo assim, é fundamental que sejam traçadas estratégias capazes de aumentar a visibilidade da marca, de forma que mais pessoas passem a frequentar as unidades.
Para que o benefício não fique para uma única unidade, no entanto, são utilizadas estratégias de geolocalização, que direcionaram o cliente para a unidade que está dentro ou mais próxima da sua área.
Conclusão
Conseguiu entender qual é a importância do marketing dentro das franquias? Esperamos que sim!
Caso queira ficar por dentro de outras informações importantes sobre esse ramo, não deixe de acompanhar o nosso blog!