5 passos importantes para ser franqueado

Escrito por: Mercadão dos Óculos. Última atualização: 08/08/2022. Mercadão dos óculos

O mercado de franquias oferece diversas comodidades para aqueles que investem no setor. Justamente por isso, muitas pessoas têm interesse em se tornarem franqueados.

Contudo, ao contrário do que muitos pensam, o mercado não é para qualquer um.

Isso porque, para ter sucesso no mercado, é muito importante que você se encaixe no perfil de franqueado estipulado pela franqueadora.

Se você se interessa pelo mercado de franquias mas não sabe se está ou não pronto para se tornar franqueado, não se desespere!

Nesse texto iremos apresentar 5 passos para saber se você está pronto para ser um franqueado. Acompanhe a leitura e descubra.

1. Você tem tempo disponível

Um erro muito comum das pessoas que não conhecem direito o mercado de franquias, é acreditar que franqueados trabalham pouco. Na verdade, assim como em qualquer outro empreendimento, você terá que se dedicar.

Contudo, existe uma alternativa para aqueles que não têm tanto tempo disponível mas ainda assim querem investir no setor: um sócio operador!

Esse tipo de sócio, é o responsável por acompanhar de perto todos os processos e operações de uma unidade franqueada, enquanto o outro sócio entra com o aporte financeiro para o investimento.

2. Você tem o valor de investimento

Esse é outro ponto muito importante, afinal, para se tornar um franqueado é necessário investir!

Sendo assim, faça um levantamento financeiro e verifique se você dispõe do valor necessário para começar a fazer parte da rede!

No entanto, caso você não conte com o valor necessário, existem algumas opções, como por exemplo:

  • Financiamento de franquias: algumas instituições financeiras disponibilizam linhas de crédito para aqueles que querem investir em uma franquia mas não têm o valor necessário;
  • Sócio investidor: aqui o caminho é inverso ao apresentado no passo anterior. Ou seja, seu sócio investe, e você fica responsável pelas operações.

3. Você é capaz de lidar com regras

Ao fazer parte de uma franquia, é necessário ter em mente que existem algumas regras que devem ser seguidas. Por isso, se você não lida muito bem com esse tipo de coisa, as franquias podem não ser uma boa ideia.

As regras existem para garantir a padronização e qualidade dos serviços oferecidos por uma mesma marca. Isso é muito importante para que o cliente se sinta igualmente confortável e satisfeito em qualquer unidade.

Além disso, a franqueadora, durante sua existência, já aprendeu qual é a melhor forma de lidar com a sua cartela de clientes, e repassando aos novos investidores, erros são evitados.

4. Você consegue lidar com pessoas

Outra coisa que você deve ter em mente antes de se tornar um franqueado é que você deverá lidar com pessoas!

Por mais que você não fale diretamente com os clientes, deverá, pelo menos, manter um contato saudável com sua equipe de colaboradores.

Isso porque, além de você, o sucesso da sua unidade franqueada também dependerá de outras pessoas, portanto manter o diálogo é fundamental.

5. Você não desiste no primeiro tropeço

O último dos 5 passos, é a persistência! Assim como qualquer outro tipo de negócio, o período inicial da sua unidade franqueada pode não ser o mais satisfatório.

Por isso, é muito importante que você, ao invés de desistir, procure entender por quais motivos isso aconteceu e trace estratégias para mudar esse cenário.

Conclusão sobre os 5 passos para ser franqueado

E aí, você se encaixou nos 5 passos apresentados? Se sim, não perca mais tempo! Preencha o nosso formulário e torne-se um franqueado do Mercadão dos Óculos!