Responsabilidade sobre a franquia: cabe a quem?

Escrito por: Mercadão dos Óculos. Última atualização: 05/08/2022. Mercadão dos óculos

Como você já deve saber, as franquias são um tipo de negócio onde a franqueadora cede ao franqueado o direito de uso da marca. Mas nesse caso, de quem é a responsabilidade pela franquia?

É exatamente sobre esse assunto que falaremos nesse texto! Portanto, se você quer saber um pouco mais sobre isso, acompanhe a leitura.

A responsabilidade é dividida

Antes de mais nada, é importante que você entenda que a responsabilidade sobre a franquia é dividida entre franqueadora e franqueado.

Por isso, é fundamental que você saiba o que cabe ou não a você enquanto franqueado. Veja mais detalhadamente qual é a responsabilidade de cada um!

Responsabilidade da franqueadora

As responsabilidades da franqueadora envolvem questões mais tecnincas, como por exemplo, as que citaremos a seguir.

Aprovar o ponto escolhido pelo franqueado

O franqueado deve receber da franqueadora um documento onde constam todas as especificações que o mesmo deve seguir para a escolha do ponto comercial.

Além disso, após o futuro franqueado escolher um ponto que o agrade com base nos requisitos, a franqueadora deve aprovar a escolha.

Capacitar o franqueado para o exercício das atividades

Uma característica marcante do mercado de franquias, é a disponibilização de cursos e treinamentos para que o franqueado esteja pronto para desempenhar o seu papel.

Essa parte também entra como responsabilidade da franqueadora, que deve passar para o franqueado todo o know-how adquirido ao longo dos anos de atividade.

Acompanhar o desempenho das unidades

Outra coisa importante que é de responsabilidade da franqueadora, é o monitoramento dos resultados das unidades franqueadas.

Isso porque, para garantir o sucesso da rede, é necessário que todas as unidades tenham bons rendimentos.

Oferecer suporte ao franqueado

O suporte é outra característica importante do mercado de franquias. Inclusive, esse é um dos motivos que levam os investidores a investir nesse tipo de negócio.

Portanto, a franqueadora deve garantir que o franqueado receba suporte completo e de qualidade. De modo que sua dúvida ou problema seja solucionado.

Elaborar ações de marketing institucional

No mundo das franquias, as ações de marketing envolvendo a marca são de responsabilidade da franqueadora.

Sendo assim, a mesma deve garantir que sejam feitas campanhas criativas e eficientes.

Responsabilidade do franqueado

Agora que você já sabe quais são as principais responsabilidades da franqueadora, vamos falar um pouco sobre o que diz respeito aos franqueados.

Ler atentamente os documentos recebidos da franqueadora

Ao passar pela seleção de franqueados, a franqueadora envia ao candidato uma série de documentos, como por exemplo:

  • Circular de Oferta de Franquia;
  • Contrato de franquia;
  • Manual de operação;
  • Manual de implantação;
  • etc.

É fundamental que o franqueado leia atentamente todos esses documetos! Afinal de contas, neles estão descritas todas as principais informações sobre a rede.

Respeitar o contrato

Além de ler e compreender os documentos recebidos, é responsabilidade do franqueador, também, fazer com que todas as clausulas do contrato sejam respeitadas.

Isso porque, tudo o que está especificado neste documento vêm de estudos economicos, portanto são pontos importantes para o sucesso da unidade e da rede.

Coordenar a equipe de colaboradores

Outra responsabilidade dos franqueados, é escolher e coordenar os colaboradores que farão parte da sua unidade.

Por isso, procure entender melhor como funciona a gestão de pessoas e busque criar um ambiente de trabalho saudável. Isso fará total diferença nos seus resultados.

Aproveitar os treinamentos

É fundamental que o franqueado absorva todas as principais informações e técnicas passadas nos treinamentos.

Dessa forma, a operação da unidade franqueada se tornará mais fácil e correta.

Prestar contas

O franqueado deve prestar contas a franqueadora sobre os resultados obtidos em sua unidade.

Ainda no contrato de franquia você pode encontrar maiores informações sobre que contas são essas e, além disso, de quanto em quanto tempo você deve realizar a prestação das mesmas.

Conclusão

Conseguiu entender qual é a responsabilidade de cada parte envolvida em uma franquia? Esperamos que sim!

Caso queira ficar por dentro de outros assuntos e dicas importantes, então não deixe de acompanhar o blog da franquia Mercadão dos Óculos!