Você já se perguntou se existe diferença entre os termos franchising e franquia? Se sim, fique tranquilo, você não é o único.
Acontece que algumas pessoas imaginam que são dois termos diferentes com um mesmo significado, mas não é bem assim.
Acompanhe o texto e entenda melhor qual é a diferença entre essas duas coisas.
Franchising x franquia o que significa cada um
Apesar de pouco conhecida, a diferença entre franquia e franchising é bem simples:
- franquia: é uma unidade de uma franqueadora. Ela é administrada por alguém com licenciamento para a utilização da marca.
- franchising: é o modelo de negócios do qual as franquias fazem parte. Esse tipo de negócio consiste em concessões do uso de determinada marca.
Como tudo começou
O franchising, modelo de negócio que deu origem às franquias, surgiu ainda no ano de 1850, quando a empresa americana Singer, decidiu expandir os negócios.
Ao invés de investir na abertura de novas unidades, eles buscaram por uma forma mais economica de fazer isso.
Foi então que surgiu a idéia de eleger representantes que poderiam revender e prestar assistência aos produtos da marca, especializada em máquinas de costura.
A ideia deu tão certo, que até hoje, mais de 170 anos depois, a empresa ainda domina o ramo.
Além disso, a Singer inspirou outras empresas a fazerem o mesmo, como Coca-Cola, Euro Motors, e etc.
Como fazer parte do mundo do franchising
Para se tornar um investidor no mundo do franchising, antes de mais nada, é importante que você escolha uma marca com a qual se identifica.
Dentro do mercado existem marcas de todos os segmentos imagináveis, ou seja, você provavelmente vai se identificar com alguma.
É importante, no entanto, que você também leve em conta dados como o faturamento de cada setor, por exemplo, afim de que não invista seu dinheiro em algo que não dará retorno.
Além disso, alguns outros pontos nos quais você deve se atentar antes de se tornar um franqueado são:
- Valor necessário para o investimento;
- tempo que precisará dispor para o negócio;
- direitos e deveres de todas as partes do contrato;
- história da marca;
- etc.
Invista com segurança no Mercadão dos Óculos
O Mercadão dos Óculos é uma rede de franquias óticas que surgiu no ano de 2012 em São José do Rio Preto, cidade do interior do Estado de São Paulo.
Desde o início, nossa missão tem sido democratizar o acesso à saúde ocular para todas as camadas da sociedade.
Para isso, comercilizamos uma linha de produtos de fabricação própria, garantindo maior qualidade e menor preço.
Quer saber um pouco mais sobre a nossa rede e porque investir aqui? Então leia este texto!
Aproveite também para acompanhar o Mercadão dos Óculos em todas as redes sociais e ficar de olho nos novos conteúdos do nosso Blog!