A decisão de fazer ou não parte de uma rede de franquias é algo que demanda atenção, informação e estudo. Para te ajudar com isso, elaboramos esse guia prático.
Por isso, se você é novo no mundo das franquias, não deixe de acompanhar a leitura e ficar por dentro das dicas mais importantes sobre o ramo.
1. Escolha o segmento
Esse é o primeiro passo antes de investir em uma rede de franquias. Isso porque, é fundamental que você se identifique com o negócio onde está embarcando.
Sendo assim, lembre-se de dar preferência para aquelas áreas que você gosta e já se imaginou trabalhando.
Além disso, é muito importante também que você verifique o ranking de lucratividade por segmento. Você pode encontrar informações sobre isso através dos dos relatórios da Associação Brasileira de Franquias
Atualmente, o maior faturamento no mercado de franquias é de Saúde, Beleza e Bem estar, segmento do qual nós, do Mercadão dos Óculos, temos a honra de fazer parte.
2. Comece a pesquisar algumas redes
Tendo decidido qual segmento faz mais sentido para você, é hora de começar a ficar de olho em algumas marcas.
Avalie quais são as tendências na sua região e, além disso, qual é o valor de investimento necessário para fazer parte da rede.
Dessa forma, você terá maior facilidade para escolher uma marca para investir.
3. Converse com a franqueadora
Após definir uma marca que seja do seu interesse e condiga com o orçamento que você tem disponível, é hora de fazer o primeiro contato!
É muito importante que você tenha em mente todas as perguntas que quer fazer nesse primeiro contato e, além disso, caso no momento surjam outras, não deixe de fazê-las também!
Outra dica fundamental é que você converse com franqueados da rede, mas nesse momento, é importante ter discernimento e saber filtrar as informações recebidas.
4. Estude a fundo os documentos disponibilizados pela rede
Antes mesmo de assinar o contrato com a rede de franquia, você terá acesso a Circular de Oferta de Franquia (COF). Esse é um documento onde estarão descritas todas as principais informações sobre o negócio.
Trata-se de um documento garantido por lei, que você deve receber com pelo menos 10 dias de antecedência a assinatura do contrato.
Caso durante a leitura encontre alguma dúvida ou ponto que cause confusão, portanto, não deixe de entrar em contato com a franqueadora.
5. Hora de investir
Agora que você já conheceu a rede e, além disso, leu com calma os documentos recebidos, é hora de investir definitivamente!
Caso você tenha se interessado por uma rede cujo valor ultrapassa as suas economias, você pode verificar a possibilidade de adquirir uma linha de crédito.
Para isso, converse com a franqueadora e verifique a possibilidade de fazê-lo.
É muito importante, além disso, que você aproveite ao máximo os treinamentos dados pela franqueadora e aplique o que aprendeu no dia a dia do negócio.
Conclusão
Conseguiu entender os principais passos para se tornar franqueado? Ficamos felizes que nosso guia prático possa ter te ajudado!
Caso queira saber mais sobre o mercado de franquias, então não deixe de acompanhar o nosso blog!