Você já ouviu falar em ticket médio? Esse é o nome de uma métrica muito importante dentro dos negócios.
Embora tenha surgido com base no comércio eletrônico, ela pode ajudar, inclusive, na sua loja física.
Se quiser conhecer um pouco mais sobre esse assunto, acompanhe a leitura do texto!
O que é ticket médio?
O ticket médio diz respeito ao valor que você vende por cliente, com base no valor total.
Por exemplo, vamos supor que no período de um mês, o seu negócio tenha vendido o equivalente a R$500.000,00. No mesmo mês, você atendeu o equivalente a 2000 clientes.
Sendo assim, devemos fazer a seguinte conta:
500000 / 2000 = 250
Com isso, o ticket médio do seu negócio é de R$250, ou seja, esse é o valor que cada cliente gasta, em média.
Como aumentar o ticket médio
Como você já deve ter percebido, quanto maior o ticket médio, melhor!
Por isso, se você não está satisfeito com o ticket médio do seu negócio, nós trouxemos algumas dicas para te ajudar!
Utilize as técnicas de cross-selling e up-selling
Essas técnicas são muito utilizadas quando o assunto é aumentar o ticket médio de qualquer tipo de loja.
Elas consistem, basicamente, em:
- Cross-Sell: trata-se de oferecer um produto complementar ao que já foi comprado pelo cliente. Por exemplo, se ele comprou um óculos de grau, você pode, e deve, oferecer também um modelo de óculos de sol.
- Up-Sell: nesse caso, o produto oferecido ao cliente deve ser uma otimização do produto já comprado. Se o cliente está adquirindo um óculos de grau com lentes tradicionais, por exemplo, você deve oferecer uma versão com proteção a luz azul, por exemplo.
Nesses dois casos, caso o cliente realize a compra do produto recomendado, você já terá aumentado o valor da compra dele.
Ofereça descontos na compra de um segundo produto
Essa é outra técnica que pode ajudar, e muito, a aumentar o ticket médio de um negócio.
Isso porque, o cliente se sente mais inclinado a comprar quando recebe algo em troca por isso.
Isso é o que conhecemos como gatilhos mentais, nesse caso, de reciprocidade. Os gatilhos mentais são estratégias utilizadas para gerar a necessidade de realizar uma ação.
Ofereça uma boa variedade de produtos
Quanto mais produtos você disponibiliza aos clientes, maiores são as chances de que ele se interesse.
Sendo assim, uma boa gama de produtos pode ajudar, e muito, a aumentar o valor médio gasto por cada cliente no seu negócio.
Além disso, lembre-se de orientar a sua equipe a conhecer e apresentar todas as vantagens de cada produto! Afinal, não basta apenas que o cliente veja, ele deve sentir que precisa daquilo.
O que você achou das dicas apresentadas aqui? Esperamos que elas possam te ajudar a aumentar o ticket médio do seu negócio e, consequentemente, o seu faturamento!
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