O setor de negócio de franquias, embora tenha começado por volta de 1850, só ganhou maior notoriedade no Brasil poucos anos atrás.
No entanto, apesar do aparecimento um tanto quanto tardio desse tipo de negócios em terra nacional (1950), trata-se de um mercado de muito sucesso.
Alguns dos principais motivos para isso são:
- Suporte completo por parte da franqueadora;
- Menor chances de fechamento;
- Negócios já testados;
- Marcas conhecidas;
- etc.
Apesar disso, muitas pessoas ainda hesitam em fazer parte do mundo das franquias. Os motivos para isso, são muitos, e em sua maioria, não são verdadeiros.
Isso porque, existem diversos mitos espalhados sobre o negócio de franquias.
Acompanhe a leitura do texto e se sua hesitação for causada por um desses motivos, não perca mais tempo e entre agora nessa empreitada de sucesso que é o franchising.
O investimento em um negócio de franquias é muito alto
Esse é um ponto que faz com que muitas pessoas optem por não fazer parte do mercado de franquias. No entanto, é importante ressaltar que ele não é verdadeiro.
Antes de mais nada, é necessário que você tenha em mente que, ao abrir um negócio do zero, precisará estar preparado para todos os problemas que podem aparecer.
E acredite, eles vão aparecer. Isso porque, para que uma marca se consolide, ela deve otimizar todos os seus processos e isso, além de levar tempo, fará com que você erre algumas vezes.
No caso das franquias, foi a franqueadora quem precisou dispor de tempo, errar e acertar para que o processo chegasse ao ponto que está.
Com a transferência de know-how feita no fechamento de contrato, você será ensinado por quem já sabe. Isso evita os famosos erros de principiante.
No mais, é importante que você saiba que, testar novas formas de atendimento e vendas, além de tempo demanda dinheiro.
Ou seja, no caso do negócio próprio, após investir, você ainda deverá ser capaz de financiar testes e, muitas vezes, erros.
Além disso, ao começar a fazer parte de um negócio de franquias, você terá uma estimativa sobre prazo de retorno financeiro e margem de lucros.
Apenas a franqueadora obtém lucro
Isso é comumente dito quando o assunto é um negócio de franquias. No entanto, devemos dizer que não, isso não é verdade.
Uma rede de franquias só funciona se todos os envolvidos trabalharem em conjunto para os melhores resultados.
Caso os franqueados não estivessem obtendo lucro, você acha mesmo que eles continuariam se esforçando?
Você pode, inclusive, ver a história de algumas pessoas que tiveram suas vidas mudadas pela franquia Mercadão dos Óculos clicando aqui.
Você trabalhará sozinho para pagar a franqueadora
Esse é outro mito comumente ouvido sobre as franquias, mas a verdade é justamente o contrário.
Além de receber treinamento completo no momento em que entra para a franquia, durante as operações você poderá contar com suporte completo por parte da franqueadora.
Além disso, aqui no Mercadão dos Óculos, por exemplo, nós disponibilizamos a todos os nossos franqueados acesso à UCM Mercadão dos Óculos.
UCM é a sigla para Universidade Corporativa Mercadão dos Óculos. Trata-se de uma plataforma com todos os cursos oferecidos aos franqueados, onde você pode tirar dúvidas sempre que quiser.
Conclusão
O que você achou desse texto? Esperamos que ele tenha servido para te convencer de uma vez por todas que sim, vale a pena investir no negócio de franquias!
Caso queira acompanhar outros conteúdos importantes sobre esse tipo de negócio, não deixe de acompanhar nosso blog!