Investir em uma franquia é algo que ainda gera muitas dúvidas. Como receberei? Terei autonomia? Como escolher o ponto comercial da franquia?
Como a missão do blog do Mercadão dos Óculos é te ajudar enquanto franqueado, trouxemos esse texto, onde explicaremos um pouco melhor como é feita a escolha do ponto comercial da franquia.
O ponto da franquia nada mais é do que o espaço físico onde a unidade de franquia será instaurada. Ele pode ser em um quiosque, shopping, calçadão, etc.
Acompanhe a leitura e saiba mais sobre esse processo.
Escolhendo o ponto comercial da franquia: conheça o público alvo
Conhecer seu público é algo que irá influenciar em muitas escolhas relacionadas a franquia. No caso do ponto comercial, não é diferente.
Você deve se perguntar, por exemplo:
- “Meus clientes compram pela emoção, ao visualizarem um produto?”: se sim, você deve escolher um ponto com espaço para boa exposição de produtos e com alto fluxo de pessoas;
- “Onde a maior parte do meu público está?”: é fundamental que você esteja em um local frequentado pelos seus clientes. No caso de clientes de muitas partes da cidade, um local na área central pode ser a solução.
- “Os clientes conseguirão acessar o meu ponto?”: você provavelmente já deixou de ir a algum lugar pela dificuldade que chegar até lá implica, certo? Seus clientes também podem fazer isso, então fique atento.
Fazendo isso, você poderá escolher um ponto que seja funcional para os seus clientes, mesmo que ele não seja como você sempre imaginou.
Verifique o manual de instalação para escolher o ponto comercial da franquia
Esse é um dos pontos principais para se atentar. Isso porque, a franqueadora estabelece uma série de requisitos que devem ser cumpridos pelo ponto comercial.
Ou seja, caso o ponto comercial seja do seu agrado, mas não condiga com os pontos solicitados pela franqueadora, ele não será aprovado.
Sendo assim é muito importante que você encontre o equilíbrio entre o que gosta e o que a franqueadora pede.
Isso ocorre pois para se tornar uma franqueadora, a empresa realizou diversos estudos, sendo assim, sabe que tipo de ponto pode trazer melhores resultados.
Fique de olho nos valores
O valor do ponto da franquia deve ser condizente com o seu plano de negócios a longo prazo. Além disso, é importante que você fique de olho em outros custos além do aluguel, como por exemplo:
- IPTU;
- média da conta de energia;
- média da conta de água;
- melhorias estruturais necessárias;
- etc.
Para isso, converse com o proprietário do negócio, e procure um profissional de confiança para investigar vazamentos, problemas nas instalações elétricas, entre outras coisas.
Conclusão
Esses são só alguns dos principais pontos a serem considerados no momento de escolher o ponto da franquia!
É fundamental que você mantenha-se em contato com a franqueadora, afinal, a escolha do ponto irá depender tanto deles quanto de você.
Invista no Mercadão dos Óculos
Quer fazer parte de uma franquia com mais de 10 anos de experiência e que faz sucesso por onde passa?
Então conheça o Mercadão dos Óculos! Preencha o nosso formulário e aguarde o contato de um dos nossos especialistas!