Ao optar por investir em uma franquia, você poderá contar com diversas facilidades que o mercado oferece. Entre elas, nós temos o manual de operação.
Esse e os outros manuais disponibilizados pela franqueadora, como o de marketing, são muito úteis para guiar o novo franqueado e ajudá-lo com possíveis dúvidas.
Por isso, neste texto, nós falaremos um pouco mais sobre o manual de operação de franquia. Acompanhe a leitura e fique por dentro.
Franquia: recapitulando esse modelo de negócios
As franquias são um modelo de negócio pautado no sistema de venda de licenças. Ou seja, o responsável legal pela marca (franqueadora), permite que outras pessoas também possam utilizá-la (franqueados).
Alguns exemplos de franquias famosas são, por exemplo, a rede Mc Donald’s e Subway, muito comuns no Brasil.
É importante que você saiba, que dentro das franquias, uma das principais características é a padronização. Justamente por isso, as franqueadoras disponibilizam os manuais.
Agora que já relembramos rapidamente do que se trata, vamos ao manual de operação!
Manual de operação: pontos importantes
O manual é disponibilizado ao franqueado com o objetivo de que ele possa consultar esse documento rapidamente sempre que for necessário.
Afinal de contas, é impossível que a franqueadora designe um funcionário para cada unidade franqueada a fim de atestar os padrões.
Sendo assim, alguns pontos que devem estar presentes no manual de operação de franquia são:
Gestão de funcionários
Uma parte fundamental para o sucesso de qualquer negócio é saber gerenciar a sua equipe.
É muito importante que haja acompanhamento e diálogo constante para com a sua equipe, visando alcançar os melhores padrões de atendimento.
Mesmo no caso das franquias de grandes marcas, é indispensável que o cliente seja bem tratado e tenha suas dores solucionadas. Caso contrário, ele corre grandes chances de não voltar a fazer negócio com a marca.
Vendas
O franqueado, em alguns casos, deve ser capaz de realizar vendas e persuadir os clientes.
Caso julgue melhor, é possível ainda designar um colaborador para essa função, contudo, é indispensável contar com alguém que conheça sobre gatilhos de vendas.
Por isso, esse é um dos pontos tratados no manual de franquia.
Como elabora-se o manual de operação
Assim como os outros manuais disponibilizados pela franqueadora, o manual de operação é feito com base nas experiências da mesma.
Afinal, a franqueadora é quem detém as principais informações sobre a marca, já que dedicou tempo e estudo para desenvolver a melhor operação.
Justamente por isso, as franqueadora disponibilizam também os treinamentos de capacitação e atualização, além de suporte total.
Ao receber o manual, estude-o
Como mencionamos acima, o manual reúne todas as principais informações e dicas para melhor gerir o seu negócio.
Por isso, é fundamental que você o estude atentamente e repasse os conhecimentos adquiridos para sua equipe de colaboradores.
Conclusão
E aí, você conseguiu entender um pouco mais sobre o manual de operação de franquias? Espero que sim!
Caso queira ficar por dentro de outros assuntos relacionados a esse modelo de negócios, acompanhe o blog do Mercadão dos Óculos!