Dia das mães: o que essa data representa para a economia?

Escrito por: Mercadão dos Óculos. Última atualização: 04/05/2022. Mercadão dos óculos

Que o dia das mães é uma data onde homenageamos àquelas que nos deram a luz e as que cuidam ou cuidaram de nós, você provavelmente já sabe.

Mas além da sociedade, essa é uma data muito importante para o comércio. Isso porque, quando falamos em volume de vendas, o dia das mães só fica atrás do Natal.

Quer entender um pouco melhor o significado que essa data tem para os comerciantes e para a economia? Então acompanhe a leitura do texto.

Como o dia das mães foi instituído

O dia das mães é uma comemoração que, assim como muitas outras, foi “copiada” da cultura estadunidense.

Tudo começou quando a norte-americana Anna Maria Jarvis perdeu sua mãe, no ano de 1905.

Diante de profunda tristeza, ela começou a militar para instituir um dia que homenageasse o amor materno.

No Brasil essa tradição foi decretada por Getúlio Vargas, em 1932, mas foi apenas entre 1964 e 1985, durante o período ditatorial, que ela foi consolidada.

Agora que você já sabe como a data surgiu, veja mais sobre sua importância econômica.

Dados dos dias das mães nos últimos anos

No ano de 2019, período anterior à pandemia no Brasil, a data representou um faturamento de incríveis R$12,34 bilhões para o comércio.

Já no ano de 2020, a economia foi seriamente afetada pela crise sanitária no país. Por isso houve uma queda no faturamento, que foi para R$8,26 bilhões.

No ano de 2021, com a maioria dos idosos vacinados, os resultados começaram a melhorar!

Para se ter uma ideia, apenas no e-commerce o faturamento atingiu 6,4 bilhões. Valor que quase alcança o total do ano anterior.

No ano de 2022, a expectativa é que a diferença seja ainda mais notada, já que a expectativa é de uma movimentação de R$28 bilhões.

Como criar campanhas para o dia das mães

Com as informações passadas, tenho certeza que você está se perguntando: Como eu posso me planejar para o dia das mães em minha unidade?

A verdade é que a melhor forma de aumentar o público da sua loja é criando campanhas e promoções específicas para a data.

Isso porque, a concorrência nesse período se torna ainda maior. Sendo assim, é necessário que você seja capaz de encantar os consumidores. Isso pode ser feito através dos gatilhos mentais.

Alguns exemplos de campanhas e promoções que despertam gatilhos mentais:

  • “Porque sua mãe merece esse cuidado”: aqui você estará despertando um poderoso gatilho mental nos seus clientes, o da razão. Isso porque, a maior parte das pessoas acredita que suas mães merecem total cuidado.
  • “Comprando o óculos da sua mãe você ganha um de sol”: nesse caso você estará despertando o gatilho da reciprocidade.
  • “Compre o presente da sua mãe com a marca que já está há mais de 10 anos no mercado”: gatilho mental de confiança.

Conclusão

Com base nos conteúdos apresentados nesse texto fica fácil entender a importância do dia das mães para o comércio no geral, certo?

Quer ficar por dentro de outros assuntos e curiosidades sobre o mundo das franquias e do comércio? Acompanhe o nosso blog.