Embora seja algo mais difícil, a ruptura de estoque acontece, também, nas unidades franqueadas.
Isso, principalmente, quando falamos de redes que comercializam produtos.
Caso você não saiba do que se trata, não se desespere. Nesse texto nós trouxemos todas as informações que você precisa conhecer.
O que é ruptura de estoque
Antes de mais nada, é necessário que você entenda o que realmente é ruptura de estoque. Basicamente, trata-se do fenômeno do esgotamento de determinado produto.
Para que fique mais fácil, vamos utilizar um exemplo prático. Imagine que você foi até um super mercado em busca do produto X, no entanto, quando chega até lá, percebe que ele não está disponível.
Isso significa que o supermercado em questão está passando por uma ruptura de estoque.
O que faz com que uma ruptura de estoque aconteça?
Existem diversos motivos que podem ocasionar uma ruptura de estoque, os principais, no entanto, são:
Planejamento incorreto
Em locais que trabalham com estoque, é fundamental contar com um profissional para administrar o mesmo.
Entre outras coisas, esse profissional é responsável por realizar pedidos com certa antecedência, para evitar uma ruptura.
Pouco controle do estoque
Esse problema pode afetar diretamente o planejamento que mencionamos no tópico anterior. É fundamental que haja o registro de tudo aquilo que entra e sai do estoque.
Quando isso não acontece, fica muito difícil que o comprador saiba o que e quando comprar.
Falta de alguma matéria prima
Um outro motivo para a ruptura de estoque, mas que nesse caso independe do profissional de estoque e da loja, é a falta de matéria prima.
Esse é um fenômeno que pôde ser observado durante a pandemia, já que, com a parada de alguns setores, outras produções precisaram ser interrompidas.
O que a ruptura de estoque causa no seu negócio?
Esse tipo de problema pode trazer consequências sérias para a saúde da sua unidade franqueada. Veja quais são os mais comuns.
- Desistência: a maioria das compras é feita no momento da emoção. Ou seja, algo fez com que o cliente despertasse o interesse em determinado produto. Por isso, caso ele procure e não ache, é muito provável que ele desista da compra, já que terá tempo para dar voz à razão.
- Concorrência: caso os seus clientes não desistam da compra, é provável que eles procurem pelo mesmo na concorrência, e caso isso aconteça, em um próximo momento, ele pode nem sequer considerar a sua loja.
- Credibilidade: como você já deve saber, a melhor propaganda é aquela feita boca a boca, mas quem indicaria você sabendo que talvez o produto não esteja disponível?
Por esses e outros motivos a ruptura de estoque é muito prejudicial para o seu negócio.
Como evitar esse problema?
Agora que você já sabe o que causa a ruptura de estoque, vamos te apresentar 2 medidas simples que podem te ajudar a evitar esse tipo de problema.
A primeira dica, é que você conheça muito bem o seu público. Isso é fundamental para que você possa prever o seu comportamento de compra e, dessa forma, otimizar o seu estoque.
Além disso, você deve contar com uma ferramenta de controle e monitoramento, isso faz com que o trabalho do profissional de estoque fique mais fácil.
Conclusão sobre a ruptura de estoque
Como pudemos observar com as considerações feitas aqui, a ruptura de estoque pode ser muito prejudicial para o seu negócio, mas no entanto, é possível evitá-la através de medidas simples.
Além disso, no caso das franquias esse tipo de problema se torna mais raro, já que os fornecedores homologados possuem um maior compromisso para com a marca.
Por isso, se quer investir com menores riscos, conheça o Mercadão dos Óculos. Além de contarmos com fornecedores homologados, ainda contamos com produtos de fabricação própria.
Se quiser saber mais, entre em contato com a gente.
Aproveite também para ficar de olho no nosso blog, postamos novos conteúdos a cada dois dias!