O mercado de franquias está cada vez mais em alta. Com isso, é comum que cada vez mais pessoas passem a ter interesse no setor.
Afinal de contas, trata-se de um tipo de negócio muito mais seguro do que as pequenas empresas, por exemplo.
Inclusive, isso pode ser reafirmado através de dados, de acordo com o SEBRAE, enquanto 80% das pequenas empresas fecham as portas nos primeiros cinco anos, nas franquias isso cai para 15%.
Além disso, ao optar por uma franquia, você já recebe um negócio estruturado e conhecido no mercado, o que faz toda diferença.
Outro ponto que atrai muitas pessoas para as franquias, é a transferência do know-how.
Em suma, trata-se do conhecimento que a franqueadora adquiriu ao decorrer dos anos e passa aos franqueados, evitando velhos erros.
Apesar de ser algo que traz consigo diversas vantagens, um dos principais empecilhos é a falta de capital para investir. Para isso, no entanto, você pode contar com um sócio investidor.
Pensando em te ajudar a escolher o melhor sócio possível, elaboramos esse texto, onde iremos apontar alguns pontos que você deve levar em conta, leia.
O que é o sócio investidor
Chamamos de sócio investidor aquela pessoa que, por acreditar no seu negócio, disponibiliza um aporte de capital. Em troca, o sócio recebe parte do faturamento do negócio.
Essa sociedade pode trazer vantagens para as duas partes. Para o sócio investidor, o ganho com base nos lucros da empresa, e para o franqueado, a disponibilização do capital necessário para fechar negócio.
Contudo, caso o investidor não seja escolhido com cautela, alguns problemas podem aparecer.
Dicas para escolher
A primeira coisa que você deve levar em conta ao escolher um sócio para o seu negócio, é a compatibilidade de valores, pensamentos e objetivos.
Isso pois, por mais que vocês terão papéis diferentes dentro do negócio, ainda estarão em sociedade. Por isso, a fim de evitar conflitos, alinhe todas as expectativas.
Outro ponto muito importante, é escolher alguém responsável. Isso pois, além de ser o responsável por injetar capital na empresa, o sócio investidor deverá assumir certos compromissos na gestão do negócio.
Além disso, é importante que tanto você quanto o investidor contem com um bom network. Dessa forma, será mais fácil realizar ações para alavancar o crescimento do negócio.
Formalize a parceria com o seu sócio
Depois de escolher com cautela o seu sócio investidor, é fundamental que vocês regularizem a parceria em cartório.
Dessa forma, além de ter garantia de que as duas partes cumprirão com as sua obrigações, você terá respaldo caso haja algum problema.
Nesse contrato, é importante que constem quais são os direitos e deveres das partes, de modo que sempre que surgir alguma dúvida o contrato possa ser consultado.
Conclusão sobre o sócio investidor
Com base no texto, podemos dizer que desde que seja escolhido com cautela, o sócio investidor pode ser muito útil e trazer diversos benefícios para o seu negócio.
Sendo assim, coloque as dicas apresentadas aqui em prática e escolha da melhor forma possível.
Quer ficar por dentro de todos os assuntos relacionados às franquias? Acompanhe as atualizações aqui em nosso blog.